Curiosidades do mundo animal

Animais com fecundação externa

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 18 janeiro 2023
Animais com fecundação externa

A reprodução é um processo fundamental em todas as espécies que habitam no planeta, já que esse processo é o que garante sua permanência. O evento reprodutivo não é igual no mundo animal, pelo contrário, dentro de cada grupo existem variantes que se desenvolveram em função das características da espécie e o meio onde habita devido a este ser um fator fundamental.

Dentro da reprodução, encontramos dois tipos de fecundação: interna e externa, cada um com aspectos particulares e criados em diferentes grupos de animais. Neste artigo do PeritoAnimal, queremos te apresentar informações sobre os animais com fecundação externa, exemplos, como ocorre e muito mais. Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Reprodução em animais

Índice

  1. O que é a fecundação externa?
  2. Vertebrados com fecundação externa
  3. Invertebrados com fecundação externa
  4. Por que a maioria dos animais aquáticos apresenta fecundação externa?

O que é a fecundação externa?

Neste artigo vamos detalhar a fecundação em animais. A fecundação é a união entre o gameta feminino e o masculino, também conhecidos como óvulos e espermatozóides, dos quais se originará o zigoto e, posteriormente o embrião. Este processo de fusão entre ambas as células pode ocorrer dentro do corpo da fêmea ou fora dele e, dependendo disso, se denomina fecundação interna e externa. Assim, a fecundação externa é o processo de união dos gametas fora do corpo da fêmea, de modo que ocorre no meio em que se encontram ambos os animais. Assim, nos indica que as condições do lugar onde acontece a fecundação externa devem ser apropriadas, porque do contrário se limitaria ou impediria o processo.

Com relação a este tipo de fecundação podemos fazer alusão aos animais ovíparos, ou seja, aqueles que produzem ovos, os quais se desenvolvem fora do corpo da mãe. Dentro das espécies que possuem este tipo de reprodução, existem algumas com fecundação interna, como é o caso das aves, mas também existem ovíparos com fecundação externa, como certos peixes, entre outros. Agora, as características do ovo variam dependendo do tipo de fecundação do animal:

  • As espécies ovíporas com fecundação interna têm ovos duros, com coberturas ou cascas resistentes à dessecação, por isso podem permanecer fora da água.
  • Os animais ovíparos com fecundação externa produzem ovos sem esta proteção, têm membranas mais finas, de forma que requerem geralmente do meio aquático ou um ambiente úmido para seu desenvolvimento.

Esta diferença na cobertura entre uns e outros também nos sugere que, no caso dos primeiros, como o ovo sai já fecundado, está pronto para seu desenvolvimento, enquanto que no segundo ainda deve ocorrer a fusão entre os gametas, necessitando de uma cobertura menor que permita o processo de fertilização.

Continue lendo para conhecer exemplos de fecundação externa.

Animais com fecundação externa - O que é a fecundação externa?

Vertebrados com fecundação externa

Embora em muitos vertebrados seja comum a fecundação interna, também existem diversas espécies de vertebrados com fecundação externa, nas quais podemos encontrar em certas espécies de peixes e anfíbios. A seguir, conheceremos exemplos de fecundação externa:

Peixes com fecundação externa

Os peixes são animais aquáticos que habitam tanto em meios de água doce como salgada. São um grupo diverso, não somente do ponto de vista taxonômico, mas também quanto às características que apresentam. A respeito da fecundação, várias espécies realizam o processo de maneira externa, no entanto, isso é uma façanha, já que vários fatores jogam contra.

Por um lado, o próprio meio aquático pode atuar como um dispersante tanto do óvulo como do espermatozoide. Por outro, os gametas possuem pouco tempo de vida, de forma que a fecundação deve ocorrer o quanto antes, além disso, o espermatozoide diminuto tem um alcance limitado para chegar ao gameta feminino. Adicionalmente, devemos mencionar que diversas espécies se alimentam dos ovos liberados pelas fêmeas, mas apesar do mencionado, a vida deste grupo de animais segue seu caminho e conseguem se reproduzir de forma efetiva.

Para resolver o exposto anteriormente, as espécies aquáticas com fecundação externa possuem algo que se conhece como fator quimiotático, que consiste em uma atração química liberada pelos óvulos para atrair os gametas masculinos. Estes compostos são específicos para cada espécie. Também é comum que se a desova seja em massa para tentar aumentar as probabilidades de que alguns consigam se desenvolver.

Entre os peixes que fazem fecundação externa, podemos mencionar:

  • Perca europeia (Perca fluviatilis)
  • Salmão do Atlântico (Salmo salar)
  • Bacalhau-do-Atlântico (Gadus morhua)
  • Truta (Salvelinus fontinalis)
  • Salmão rosado (Oncorhynchus gorbuscha)

Anfíbios com fecundação externa

Dentro dos anfíbios existem vários exemplos de animais com fecundação externa, embora não seja uma regra absoluta porque existem também espécies deste tipo que realizam outro tipo de fertilização.

Entre as espécies de anfíbios com fecundação externa, encontramos:

  • Sapo comum (Bufo bufo)
  • Sirena menor (Siren intermedia)
  • Rã-comun (Rana temporaria)
  • Salamandra-gigante-da-China (Andrias davidianus)
  • Salamandra-com-garras-de-Fischer (Onychodactylus fischeri)
Animais com fecundação externa - Vertebrados com fecundação externa

Invertebrados com fecundação externa

Nos invertebrados também encontramos diversos grupos de animais com fecundação externa, de fato, é bastante comum neste tipo de animais que habitam meios aquáticos. Ainda podem existir certos aspectos particulares em cada grupo, já que alguns tem vida séssil e outros não, o processo é em geral é similar: os animais devem liberar seus gametas na água para que se fundam e ocorra a fecundação, logo, ocorrerão uma série de transformações para originar a forma embrionária.

As espécies de invertebrados com fecundação externa também estão submetidos às influências do meio, que podem limitar ou impedir que ocorra o processo, mas estes também conseguem em muitos casos superar e alcançar com sucesso sua reprodução. Exemplos de invertebrados com fecundação externa são:

Moluscos com fecundação externa

É comum que espécies de moluscos aquáticos tenham fecundação externa e alguns dos exemplos mais representativos são:

  • Almêijoa (Mercenaria mercenaria)
  • Ostra-do-Pacífico (Magallana gigas)
  • Concha-de-presa-comum (Antalis vulgaris)

Equinodermos com fecundação externa

No caso dos equinodermos que se fertilizam fora do corpo da fêmea, podemos mencionar os seguintes exemplos:

Artrópodes com fecundação externa

Dentro do grupo dos artrópodes marinhos encontramos certos exemplos deste tipo de fecundação, entre os quais destacamos:

  • Aranha-marinha (Pycnogonum littorale)
  • Límulo (Limulus Polyphemus)

Anêmonas do mar e corais com fecundação externa

Neste grupo de animais com hábitos exclusivamente aquáticos, é comum a fertilização externa, por isso que podemos mencionar:

  • Anêmona-magnífica (Heteractis magnifica)
  • Diploria clivosa (Pseudodiploria clivosa)
  • Acropora palmata (Acropora palmate)

Poliquetas com fecundação externa

Os poliquetas são vermes segmentados do filo dos Anelídeos. Correspondem à classe dos poliquetas mais diversos, estando a maioria no ambiente marinho. A fecundação de todo o grupo é externa.

Animais com fecundação externa - Invertebrados com fecundação externa

Por que a maioria dos animais aquáticos apresenta fecundação externa?

Os animais, sem dúvida, através de seus processos evolutivos e de adaptação desenvolvem diferentes mecanismos ou estratégias que resultem em benefício para sua vida. O meio aquático oferece uma possibilidade de movimentação dos gametas para que ocorra a fecundação, algo que não ocorre no meio terrestre, por isso que dentro da água a fecundação é possível sem que os animais tenham que se tocar.

Por outro lado, depois da fusão entre óvulos e espermatozoides, o meio aquático oferece também em alguns casos outra vantagem, a possibilidade de dispersão do zigoto recém formado. Como já mencionado, estes animais liberam grandes quantidades de ovos na água, de forma que se garante a sobrevivência da espécie tanto pela quantidade como pela dispersão que o meio oferece. Muitas espécies ao desenvolver-se neste tipo de habitat com essas possibilidades para se fecundar aproveitam para seu benefício, por isso que a evolução permitiu a eles esse tipo de desenvolvimento.

Agora que você já conhece diversos animais com fecundação externa e viu seus nomes e exemplos, não perca este outro artigo sobre a reprodução assexuada em animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com fecundação externa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 5 de janeiro de 2023.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • IUCN (2022). La lista roja de especies amenazadas de la UICN. Versión 2021-3. Disponível em: < https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 5 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Animais com fecundação externa