Alimentos proibidos para as tartarugas de terra

Alimentos proibidos para as tartarugas de terra

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dieta da tartaruga de terra, ou jabuti no Brasil, não pode ser composta por apenas um tipo de alimento. Sabemos que estes répteis requerem uma alimentação equilibrada e variada para crescerem fortes e saudáveis. Afinal de contas, o que se sabe é que os animais domésticos podem viver entre 10 e 80 anos, e a alimentação exerce papel fundamental nisso.

No entanto, há uma série de ingredientes que não devem fazer parte da dieta de um jabuti, visto que alguns são prejudiciais a eles. É por isso que este artigo do PeritoAnimal apresenta os alimentos proibidos para tartarugas de terra.

Alimentação adequada para tartarugas de terra

Os animais quelônios pertencem à ordem Testudines. E usualmente, o termo Testudines é usado para todas as espécies de tartaruga, entre elas os cágados e jabutis. Vale destacar que, no Brasil, as tartarugas de terra são conhecidas como jabutis.

A alimentação adequada da tartaruga dependerá muito da espécie a que pertence. Entre os jabutis, existem diferentes variedades com muitas exigências nutricionais, daí a importância em conversar com um veterinário sobre isso. Ainda assim, existem certas recomendações gerais sobre uma dieta adequada para eles.

Oferecer refeições mistas, com diferentes tipos de verduras, pequenas porções de fruta e alguns complementos extra é o ideal, não só para cobrir todas as necessidades alimentares, como também para que o jabuti não se acostume a um só sabor e depois se negue a experimentar coisas diferentes, algo que acaba sendo contraproducente para o seu desenvolvimento saudável. Neste artigo você pode descobrir, inclusive, quantos anos vive uma tartaruga.

Em seguida apresentamos uma lista com certos alimentos que estão proibidos para as tartarugas de terra ou jabutis, que devem ser apenas oferecidos em pequenas quantidades e com pouca frequência.

Leguminosas e grãos

Todos as leguminosas e grãos estão proibidos para os jabutis, como por exemplo o feijão, vagem, o milho, o arroz, as favas, as lentilhas, as ervilhas entre outros. Não devem ser dados a ele de modo nenhum, nem o grão natural e nem em forma de biscoitos ou outros alimentos que o contenham.

Hortaliças, vegetais e verduras

Estes grupos alimentares devem constituir 90% da dieta do jabuti. No entanto, nem todas as hortaliças e vegetais são adequados para eles. Nesse sentido, a recomendação é evitar:

  • Beterraba
  • Cenoura
  • Abobrinha
  • Pimentão
  • Pimentas
  • Aspargos

O consumo da maiorias destes alimentos pode originar obesidade, deficiências nutricionais e inclusive doenças no fígado. A alface, embora não seja nociva, é preferível ser dada de forma esporádica, e preferir em vez dela ervas silvestres e diversos tipos de flores. O excesso de alface pode causar diarreia.

Frutas

Embora a fruta deva fazer parte da dieta habitual das tartarugas de terra, recomenda-se acrescentar apenas 10% delas em cada porção de comida. Da mesma forma, existem algumas que não são recomendadas:

  • Banana
  • Tâmaras
  • Uva
  • Pêssego
  • Kiwi
  • Romã
  • Damasco

 

Fungos

Um pratinho preparado com cogumelos costuma ser muito tentador para os seres humanos, mas será fatal para um jabuti. Você não deve dar cogumelos nem nenhum fungo de outros tipo. Não só são difíceis de digerir, como também poderá encontrar-se com algum que seja venenoso.

Açúcares

Sob nenhum aspecto você deve dar ao jabuti alimentos que contenham grandes quantidades de açúcar. Isto inclui não só reduzir ao mínimo as porções de fruta, tema que já foi mencionado, como também remover da dieta destes répteis qualquer tipo de guloseima humana.

Por quê? As bactérias do estômago das tartarugas só são capazes de digerir quantidades reduzidas de açúcar, por isso a ingestão excessiva acabaria com todas elas, provocando uma intoxicação que poderia matar o animal.

Alimento para cachorros ou gatos

Muitas pessoas recomendam dar alimentos para cachorro para complementar a nutrição das tartarugas e jabutis. No entanto, isso é um erro, visto que as vitaminas e minerais deste tipo de comida foram exclusivamente formuladas para cachorros e não para tartarugas, por isso trazem suplementos que a longo prazo podem ser prejudiciais para estes répteis e pode propiciar o aparecimento de carências ou excessos nutricionais.

Produtos de origem animal

As tartarugas de terra mediterrâneas não devem consumir nenhum tipo de produto animal, enquanto que os jabutis que vivem em zonas tropicais, como o Brasil, sempre precisam deste tipo de alimento na sua dieta, mas em forma de caracóis, larvas e insetos. Além disso, a porção deve ser muito pequena e representar apenas 5% da dieta total.

Principais problemas de alimentação

A ração formulada especialmente para tartarugas não deve ser o alimento principal da dieta das tartarugas, visto que não contém todos os nutrientes necessários. O ideal é administrar uma dieta caseira e natural, e oferecer o alimento para as tartarugas apenas de forma esporádica.

A sobrealimentação costuma ser o principal problema das tartarugas em cativeiro. Dar mais alimento do que elas precisam traduz-se em animais obesos, com problemas graves de saúde e deformações na carapaça. Peça conselhos ao seu veterinário com frequência, sobre a quantidade de alimento que a tartaruga precisa, de acordo com a idade e a espécie a que pertença.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para as tartarugas de terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • ATLAS VIRTUAL DAS TARTARUGAS AVPH. Alimentos e Nutrição para Tartarugas e Jabutis entre outros quelônios em geral. Disponível em: <http://www.tartarugas.avph.com.br/alimentos.php>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
  • RONCHI, Beatriz Claas. Pneumonia associada à hipovitaminose a e síndrome ósseo-metabólica em jabutipiranga: relato de caso. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203062/Monografia%20-%20Beatriz%20Claas.pdf?sequence=1>. Acesso em 30 de outubro de 2020.