Partilhar

Como fazer papa para filhotes de canários

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 2 maio 2016
Como fazer papa para filhotes de canários

A papa constitui a base da alimentação para os filhotes de canários até que estes possam comer alpiste por si mesmos, pelo que é importante contar com uma papa de qualidade, equilibrada e nutricionalmente completa.

Para conseguir oferecer um alimento que reúna verdadeiramente estas caraterísticas é imprescindível prepará-la de forma caseira, sendo conscientes de todos os componentes que estamos utilizando, embora para isso precisemos de alguma preparação industrial como base.

Quer oferecer o melhor às suas pequenas aves? Então veio ao lugar certo, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você como fazer papa para filhotes de canários.

Também lhe pode interessar: Receitas para filhote de cachorro
Passos a seguir:
1

O primeiro passo será reunir os ingredientes que precisamos para fazer a papa para filhotes de canários, podemos dividi-los em dois grupos, os componentes básicos e os componentes adicionais.

Componentes básicos:

  • Pasta seca: Independentemente da marca do produto, todos os tipos de pasta seca especial para filhotes fazem-se seguindo a mesma fórmula.
  • Farinha de rosca: A sua principal função, além de ser utilizada como produto básico que deixa a papa mais econômica, é permitir o posterior enriquecimento com os componentes adicionais, como as proteínas ou vitaminas.
  • Farinha de trigo cozida de alta qualidade, que lhe dá uma grande capacidade para absorver água e, por isso é imprescindível para dar à papa para filhotes a consistência desejada. Se não tiver esta farinha de trigo, pode utilizar cuscuz, por ser um alimento de consumo humano, pode encontrá-lo mais facilmente.

Componentes adicionais:

  • Levedura de cerveja (pode usar aquela que se utiliza para consumo humano, mas recomenda-se a específica para aves).
  • Negrillo: Estas sementes são muito saborosas para as aves e ajudam a conseguir o sabor desejado para a papa.
  • Complexo vitamínico em pó: use um produto específico para aves.
  • Complexo mineral em pó: utilize um produto específico para aves.
  • Ômega 3 e ômega 6: vendem-se pequenos envelopes com um líquido que conta com estas propriedades, é um produto muito bom em pequenas doses que ajuda no crescimento da ave.
  • Ovo: Com a casca incluída e triturada oferece uma dose extra de cálcio, muito necessária para o desenvolvimento dos canários.
  • Mel: Este produto de origem natural é ideal sempre que adicionarmos pequenas doses.
  • Canola (colza) cozida e lavada.

Devemos referir que estes são os componentes adicionais para preparar uma papa para filhotes de canários adequada para qualquer época do ano, no entanto, podemos utilizar mais produtos de modo a fazer uma papa específica para cada época do ano.

É muito simples fazer uma papa para filhotes de canários, no entanto, devemos saber diferenciar claramente quatro etapas nesta preparação, nas quais vamos realizar 3 misturas diferentes a partir dos ingredientes citados anteriormente.

Vamos precisar de um recipiente limpo no qual vamos adicionar a papa para filhotes seca e em menor proporção a farinha de rosca. Por último, misturamos bem até que a mistura fique homogênea e de uma consistência compacta.

Na imagem podemos ver a papa para filhotes que podemos encontrar à venda em qualquer loja, lembre-se que existem dois tipos de papa para filhotes de canário, amarela e cobre.

Como fazer papa para filhotes de canários - Passo 1
2

O segundo passo da preparação da papa para filhotes de canários consiste em adicionar uma série de ingredientes à mistura anterior:

  • Levedura de cerveja
  • Negrillo
  • Ovo
  • Mel

Voltamos a misturar tudo muito bem até obtermos uma massa homogênea.

Como fazer papa para filhotes de canários - Passo 2
3

Para iniciar a terceira etapa da preparação precisamos de outro recipiente limpo, no qual vamos misturar os seguintes ingredientes:

  • Farinha de trigo cozida ou cuscuz
  • 3/4 partes de água

Esperamos até que a farinha de trigo ou o cuscuz tenha absorvida na totalidade a água e depois misturamos este preparado com a pasta que fizemos anteriormente, devemos mexer muito bem, pelo que será útil fazê-lo com as mãos.

A consistência final desta mistura deve ser esponjosa e suave, devemos perceber a massa úmida e sem grumos, não deve se pegar nas mãos, mas ficar completamente solta.

Uma vez que tenha conseguido, deverá dividir o produto obtido em embalagens de 1 quilo, deixe uma embalagem cá fora e conserve as restantes no congelador até precisar de um novo recipiente. Só depois é que vamos proceder à última etapa da preparação.

Na imagem poderá verificar a textura da farinha de trigo cozida.

Como fazer papa para filhotes de canários - Passo 3
4

No recipiente da papa para filhotes de canários deverá adicionar os seguintes ingredientes:

  • Uma colher de sopa do complexo vitamínico em pó
  • Uma colher de sopa do complexo mineral em pó
  • Um copo de colza cozida e lavada

Deve misturar tudo novamente até obter uma massa homogênea e deve ter presente que se deve realizar sempre esta última mistura quando tirar do congelador um novo recipiente.

Como fazer papa para filhotes de canários - Passo 4
5

Já pode começar a alimentar os seus filhotes de canários de forma regular com a saudável e completa papa que fez. Lembre-se que é importante consultar um profissional para se certificar que o seu canário não sofre de carências alimentares.

Como fazer papa para filhotes de canários - Passo 5

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer papa para filhotes de canários, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Como fazer papa para filhotes de canários

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eu
Uma papinha assim, até eu como!

Como fazer papa para filhotes de canários
1 de 6
Como fazer papa para filhotes de canários

Voltar ao topo da página