Curiosidades do mundo animal

Tipos de sabiás e tordos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 8 setembro 2025
Tipos de sabiás e tordos

Os sabiás são aves agrupadas no gênero Turdus, caracterizadas por seu tamanho médio e por terem uma alimentação baseada principalmente em insetos e frutas. Dentro do que se entende por sabiá se engloba uma grande variedade de espécies espalhadas por quase todo o mundo. Embora a maioria receba o nome de sabiá, algumas de plumagem negra intensa são chamadas de melros, e também existem espécies conhecidas como tordos, sendo o americano o mais conhecido. Presentes na Europa, Ásia, África e América, muitos sabiás chegaram até a ilhas remotas, e algumas espécies europeias foram introduzidas na Austrália e Nova Zelândia. Existem cerca de 87 espécies de sabiás e, neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações sobre alguns dos tipos de sabiás mais importantes.

Também lhe pode interessar: Passarinhos que cantam
Índice
  1. Tordo-comum (Turdus philomelos)
  2. Tordo-africano (Turdus pelios)
  3. Tordo-somali (Turdus ludoviciae)
  4. Tordo-unicolor (Turdus unicolor)
  5. Tordo-japonês (Turdus cardis)
  6. Tordo-austral (Turdus falcklandii)
  7. Tordo-de-naumann (Turdus naumanni)
  8. Tordo-castanho (Turdus rubrocanus)
  9. Turdus fuscater
  10. Tordo-montês-americano (Turdus plebejus)
  11. Otros tipos de tordos
Ver mais >>

1. Tordo-comum (Turdus philomelos)

O tordo-comum é originário do Paleártico ocidental e pode ser encontrado desde as Ilhas Britânicas e grande parte da Europa até a Rússia, assim como em regiões do norte da África e do Oriente Médio. É fácil de reconhecer por seu dorso marrom e seu peito claro com manchas escuras.

Seu canto é melódico, habita em florestas, parques e jardins, e no inverno muitas populações migram para climas mais amenos. Cria em ninhos em forma de taça, onde põe de três a cinco ovos azulados, e se alimenta de insetos, minhocas, frutos e caracóis. É classificado como de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 1. Tordo-comum (Turdus philomelos)

2. Tordo-africano (Turdus pelios)

O tordo-africano habita florestas e zonas arborizadas da África subsaariana, especialmente em países como Senegal, Gana, Nigéria, Camarões e Uganda. Não realiza migrações longas, por isso, costuma permanecer o ano todo nas mesmas áreas. Sua plumagem combina tons de cinza-oliva no dorso com um peito marrom-acinzentado e flancos de um suave laranja pálido, enquanto o ventre é branco. O bico, de cor amarelo-alaranjado, é um de seus traços mais distintivos.

Seu canto é prolongado e variado, e em voo pode emitir um gorjeio agudo. Seu estado de conservação é de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 2. Tordo-africano (Turdus pelios)

3. Tordo-somali (Turdus ludoviciae)

O tordo-somali, também chamado melro-somali, é uma ave exclusiva do norte da Somália, onde habita em florestas de zimbro de montanha e em áreas abertas, em altitudes entre 1.300 e 2.000 m.

Este tipo de sabiá apresenta um contraste marcante: cabeça e peito negros, bico amarelo brilhante, asas e costas marrons, e ventre cinza com laterais avermelhadas. Embora no passado tenha estado em grave risco pela perda de seu habitat, hoje sua situação é mais estável graças a iniciativas locais de conservação, sendo classificado como de "menor preocupação". Costuma ser visto em pequenos grupos, alimentando-se de frutos de zimbro, e se reproduz pondo dois ovos por ninho.

Tipos de sabiás e tordos - 3. Tordo-somali (Turdus ludoviciae)
Imagem: ebird.org

4. Tordo-unicolor (Turdus unicolor)

Este tipo de sabiá habita as florestas abertas da cordilheira do Himalaia e, com a chegada do inverno, migra para regiões mais quentes da Índia peninsular, Nepal e, ocasionalmente, Bangladesh. O macho apresenta uma plumagem cinza-azulada no dorso e ventre esbranquiçado, com bico e patas amarelas, enquanto as fêmeas e os jovens mostram tons mais marrons. Entre abril e junho constrói ninhos de grama seca.

Apesar de ser comum em sua área de distribuição, a perda de florestas pode estar reduzindo lentamente sua população. É incluído na categoria de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 4. Tordo-unicolor (Turdus unicolor)

5. Tordo-japonês (Turdus cardis)

Também chamado de sabiá-cinzento, é uma ave migratória que se reproduz no Japão e no centro da China, e passa o inverno no sul da China, Vietnã e Laos. De tamanho médio, tem um aspecto elegante e mostra um claro dimorfismo sexual. O macho é preto na cabeça, dorso, asas e cauda, com ventre branco e manchas escuras. Por sua vez, a fêmea apresenta tons marrons e flancos alaranjados. Prefere florestas decíduas ou mistas, embora também apareça em parques e jardins. Alimenta-se no solo de insetos, minhocas e frutas, e costuma reproduzir-se duas vezes por temporada, construindo ninhos com galhos, musgo e barro.

Gostaria de descobrir mais tipos de aves que migram? Não perca este artigo: "Aves migratórias: características e exemplos".

Tipos de sabiás e tordos - 5. Tordo-japonês (Turdus cardis)

6. Tordo-austral (Turdus falcklandii)

O tordo-austral é uma ave de tamanho médio, nativa da América do Sul, com populações na Argentina, Chile e nas Ilhas Malvinas. Apresenta três subespécies:

  • O zorzal de Magallanes, menor e de tons oliva.
  • O zorzal malvinense, com o ventre mais ocre.
  • O zorzal pembertoni, presente em Neuquén e Rio Negro.

Seu aspecto é similar ao do melro, com patas e bico amarelos, dorso marrom-escuro e peito mais claro com a garganta estriada. Adapta-se com facilidade a diferentes ambientes, desde florestas austrais e pradarias até pomares e jardins, alimentando-se de insetos, minhocas e frutos, conforme a temporada. É classificado como de "menor preocupação".

Confira nosso artigo sobre "Passarinhos que cantam".

Tipos de sabiás e tordos - 6. Tordo-austral (Turdus falcklandii)

7. Tordo-de-naumann (Turdus naumanni)

Esta espécie de sabiá é uma ave robusta que se reproduz nas zonas abertas da Rússia e, durante o inverno, migra para o sul, chegando até o sudeste asiático, incluindo China, Coreia e Japão. Costuma formar pequenos grupos enquanto se alimenta de insetos, minhocas e bagas. Sua plumagem é marrom-clara, com tons avermelhados na face e no peito. Constrói ninhos em árvores e põe de três a cinco ovos. Visita ocasionalmente a Europa ocidental, embora raramente se reproduza fora de sua zona natural. Seu estado de conservação é de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 7. Tordo-de-naumann (Turdus naumanni)

8. Tordo-castanho (Turdus rubrocanus)

É uma ave que se encontra principalmente nas florestas temperadas do Himalaia ocidental e do centro-sudoeste da China, estendendo-se no inverno para o leste, até o Himalaia oriental e o norte do sudeste asiático. Embora costume formar casais monogâmicos, não é raro que alguns indivíduos tenham várias parceiras.

Machos e fêmeas apresentam diferenças leves na cor de sua plumagem. Esta espécie está presente em países como Índia, Nepal, Paquistão, Butão, China e Tailândia, adaptando-se bem ao seu ambiente montanhoso. Assim como muitos sabiás, é classificada como de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 8. Tordo-castanho (Turdus rubrocanus)

9. Turdus fuscater

É o maior sabiá da América do Sul. Encontra-se principalmente nos Andes, desde a Venezuela e Colômbia até o Equador, Peru e Bolívia, em altitudes que vão de 1.800 a 4.000 m. Sua plumagem é marrom-escura quase negra, com bico e patas alaranjados, e um anel amarelo ao redor do olho que o torna fácil de reconhecer. Vive em florestas montanhosas úmidas, matagais e também se adapta a zonas urbanas. Alimenta-se principalmente de frutas e bagas, embora também possa comer insetos e até ovos de outras aves. Durante a época de reprodução torna-se territorial, mas fora dela pode ser avistado em grupos grandes. É incluído na categoria de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 9. Turdus fuscater

10. Tordo-montês-americano (Turdus plebejus)

É uma ave grande que habita as terras altas da América Central, desde o sul do México até o Panamá. Sua plumagem é marrom-oliva uniforme, com pequenas listras brancas na garganta, e tanto o bico quanto as patas são escuras. Vive em florestas altas, especialmente em áreas com carvalhos cobertos de musgo e epífitas. Alimenta-se em grupos, buscando frutos, insetos e aranhas tanto nos galhos quanto no solo. Seu estado de conservação é de "menor preocupação".

Tipos de sabiás e tordos - 10. Tordo-montês-americano (Turdus plebejus)

Otros tipos de tordos

Como mencionamos, a lista de espécies de sabiás supera as 80. Para que você possa conhecer mais tipos, a seguir, apresentamos outros:

  • Sabiá-enegrecido (Turdus infuscatus);
  • Caraxué-de-bico-preto (Turdus ignobilis);
  • Sabiá-andino (Turdus serranus);
  • Tordo-do-iémen (Turdus menachensis);
  • Sabiá-de-ventre-ruivo (Turdus fulviventris);
  • Sabiá-ferreiro (Turdus nigriceps);
  • Sabiá-de-cabeça-preta (Turdus olivater);
  • Sabiá-de-pescoço-ruivo (Turdus rufitorques);
  • Tordo-de-lunetas (Turdus tephronotus);
  • Sabiá-poca (Turdus amaurochalinus);
  • Turdus niveiceps;
  • Turdus plumbeus.
Tipos de sabiás e tordos - Otros tipos de tordos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de sabiás e tordos, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Myers, P., R. Espinosa, C. S. Parr, T. Jones, G. S. Hammond, and T. A. Dewey. (2025). The Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org.
  • UICN (2025). Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2025-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org>
Artigos relacionados
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ebird.org
1 de 12
Tipos de sabiás e tordos