Partilhar

Pastor-do-cáucaso

Atualizado: 22 outubro 2020
Pastor-do-cáucaso

Corajosos e fortes, esses cachorros protegeram os rebanhos das montanhas russas durante séculos, e esta é uma raça canina muito antiga. Por isso, os Pastores-do-cáucaso eram muito apreciados pelos camponeses russos com quem viviam. Além disso, você sabia que ele é um dos cães com a mordida mais forte e poderosa de todos? Eles eram os favoritos para proteger os rebanhos de possíveis predadores.

O pastor-do-cáucaso pertence ao grupo dos cães Molossos, caracterizado por ter uma aparência robusta, mais ou menos grande e uma mandíbula com grande força. Você quer saber mais? Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre a raça de cachorro Pastor-do-cáucaso e explicaremos tudo o que você precisa saber, sua origem, características físicas e principais cuidados.

Origem
  • Europa
  • Rússia
Classificação FCI
  • Grupo II
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Pastor-do-cáucaso

Tradicionalmente, o cachorro Pator-do-cáucaso, cujo nome original é kavkazkaïa ovtcharka, era usado para guardar os rebanhos nas montanhas e as casas dos camponeses e pastores. Este cachorro do tipo Molosso aparece em documentos que datam do século I a.C., portanto, existente desde antes dessa época. A raça que conhecemos hoje é fruto da seleção feita por camponeses russos durante muitos anos, que queriam os exemplares mais fortes e bravos para proteger seus rebanhos dos predadores.

Existem várias raças provenientes da área do Cáucaso, por esta razão, os Pastores-do-cáucaso precisam ser distinguidos do Pastor-da-rússia-meridional, do Pastor-da-ásia-central e do Pastor-das-estepes-do-cáucaso, embora este último ainda não tenha sido reconhecido pela FCI.

Características físicas do Pastor-do-cáucaso

Os Pastores-do-cáucaso são cachorros grandes, com os machos pesando pelo menos 50 kg e as fêmeas um pouco menos, cerca de 45 kg, no mínimo. Sua altura na cernelha também varia de acordo com o sexo, nas fêmeas é de pelo menos 64 cm, sendo o usual entre 67-70 cm, e nos machos o mínimo é de 68 cm, sendo os parâmetros mais frequentes situados entre 72 e 75 cm. Ou seja, o Pastor-do-cáucaso pode ser considerado o um cachorro gigante.

Continuando com as características do Pastor-do-cáucaso, vemos que seu corpo é harmonioso e de proporções equilibradas, com um peito largo e pernas musculosas, retas e muito equilibradas. A cauda tem inserção alta e forma de foice, e se eleva quando o cachorro está alerta. A cabeça é tão grande quanto o corpo em geral, mantendo as proporções, com bochechas marcadas e focinho um focinho largo com trufa preta. Os olhos são de formato médio e oval, com cores em tons castanhos e de expressão atenta. As orelhas são médias, grossas e de formato triangular, pendendo para os lados. Embora antigamente o costume fosse amputar as orelhas, hoje essa prática cruel é proibida.

O pelo do Pastor-do-cáucaso tem cerca de 5 cm de comprimento, apresentando uma subcamada lanosa, que não deve ultrapassar esse comprimento. Esta camada fornece um bom isolamento contra as intempéries das montanhas do Cáucaso. Todas as cores são aceitas no Pastor-do-cáucaso, com padrões sólidos, malhados ou pintados.

Filhote de Pastor-do-cáucaso

Identificar um filhote de Pastor-do-cáucaso geralmente não é complicado, já que eles são bem grandes desde novinhos. Além disso, têm formato arredondado e apresentam uma pelagem frondosa que lhes dá a aparência de um filhote de urso.

Personalidade do Pastor-do-cáucaso

Famoso pela sua coragem, o Pastor-do-cáucaso não tem medo de nada, enfrentando quem se atreve a entrar em sua terra ou fazer mal à sua família. Isso pode fazer com que pareça territorial e dominante, mas você deve fornecer a ele o treinamento adequado para evitar isso, pois é um cachorro muito desconfiado com estranhos.

Por outro lado, o Pastor-do-cáucaso é muito atencioso e amoroso, um fiel companheiro que não hesitará em mostrar sua devoção e adoração aos seus humanos. Da mesma forma, eles tendem a ter grande respeito por seus semelhantes e tendem a se dar muito bem com crianças e outros animais.

Cuidados do Pastor-do-cáucaso

O Pastor-do-cáucaso é um cachorro muito ativo e enérgico, por isso é necessário proporcionar a ele as horas de exercício de que precisa. Dessa forma, dentro dos cuidados do Pastor-do-cáucaso surge a necessidade de oferecer a ele atividades físicas que envolvam exercícios físicos como correr ou pular, e também estímulos mentais, como cheirar e rastrear. Se você não puder dar a ele esse nível de atividade, o Pastor-do-cáucaso provavelmente não é seu companheiro ideal.

Por outro lado, como o Pastor-do-cáucaso tende a desconfiar de estranhos, e é necessário socializá-lo para que aprenda a se relacionar corretamente com outras pessoas e animais. Caso contrário, as caminhadas não serão tão agradáveis ​​quanto deveriam, já que ele poderá latir para estranhos se se sentir ameaçado. Por esta razão, a socialização do filhote de Pastor-do-cáucaso é imprescindível, mesmo se você adotou um indivíduo adulto.

Continuando com os cuidados básicos, é importante não esquecer a escovação, já que estamos diante de uma raça com pelagem frondosa e moderadamente longa. Assim, o Pastor-do-cáucaso precisa receber pelo menos uma escovação semanal para manter uma pelagem desembaraçada e brilhante. Para favorecer sua pelagem, é aconselhável introduzir suplementos de ômega 3 ou alimentos ricos nesses ácidos graxos em sua dieta.

Por fim, se seu apartamento for muito pequeno e você achar que o animal não poderá mover-se com facilidade, não é recomendado considerar a opção de adotar um Pastor-do-cáucaso filhote ou adulto.

Educação do Pastor-do-cáucaso

Devido à sua natureza temperamental, para pessoas inexperientes ou iniciantes, o Pastor-do-cáucaso não é tão fácil de treinar como outras raças. Por esse motivo, recomendamos procurar um educador canino profissional, que estabeleça um plano de trabalho baseado em técnicas positivas e motivadoras para o animal.

Contudo, se você acha que pode realizar essa tarefa sem problemas, é importante saber que o Pastor-do-cáucaso tem instintos muito marcados, o que significa que sua educação precisa incluir muitos jogos e atividades que lhe permitam se manter devidamente estimulado e motivado. Da mesma forma, é muito importante ser constante e paciente, bem como usar reforço positivo e esquecer completamente de castigos, gritos e violência física. Todas as raças reagem negativamente à punição, mas o Pastor-do-cáucaso é uma das mais suscetíveis, pois não hesitará em se defender caso se sinta atacado ou ameaçado. Além disso, esses tipos de técnicas promovem estresse, ansiedade, frustração e medo no animal.

A educação do Pastor-do-cáucaso filhote ou adulto começa por sua socialização e por ensinar a ele onde se aliviar. Caso ainda não tenha sido vacinado, você terá que mostrar o local da casa no qual ele é permitido. Aos poucos, vá introduzindo ordens de treinamento básico e, à medida que ele vai crescendo, vá adicionando truques de educação avançada. Por outro lado, sendo um cachorro tão ativo, é altamente recomendável introduzi-lo em esportes caninos como agilidade.

Saúde do Pastor-do-cáucaso

Como os cachorros dessa raça são bastante longevos, podem desenvolver doenças associadas à idade, como insuficiência cardíaca, diabetes ou surdez. Famoso pela sua coragem, o Pastor-do-cáucaso não tem medo de nada, e enfrenta quem se atreve a entrar em suas terras ou fazer mal à sua família. Isso pode fazer com que ele pareça territorial e dominante, mas para evitar, é necessário treiná-lo adequadamente, já que ele é um cachorro muito desconfiado com estranhos.

Caso você adote um Pastor-de-cáucaso, será necessário desparasitá-lo e administrar as vacinas obrigatórias para protegê-lo contra as doenças mais comuns dos cachorros. Se você oferecer todos os cuidados dos quais ele precisa e visitar o especialista regularmente, a esperança de vida do Pastor-de-cáucaso é de cerca de 12 anos.

Fotos de Pastor-do-cáucaso

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor-do-cáucaso

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pastor-do-cáucaso
1 de 4
Pastor-do-cáucaso

Voltar ao topo da página