Curiosidades do mundo animal

Tipos de lagartas venenosas

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 27 junho 2023
Tipos de lagartas venenosas

As lagartas são fascinantes criaturas que habitam diversos ecossistemas ao redor do mundo. No entanto, algumas espécies possuem uma arma surpreendente: o veneno. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explorar os diferentes tipos de lagartas venenosas, suas características distintas e os perigos associados a cada uma delas. Descubra como identificá-las, compreender seus mecanismos de defesa e aprender a se proteger, assim como seu cachorro, caso se depare com essas pequenas e potencialmente perigosas criaturas.

É importante ressaltar que apenas a fase larval das mariposas é capaz de produzir efeitos no organismo. As demais fases (pupa, ovo e adulto) e as larvas de borboletas são inofensivas. No entanto, há uma exceção: a mariposa fêmea adulta do gênero Hylesia, que apresenta cerdas urticantes no abdômen.

Também lhe pode interessar: Lagartos venenosos - Tipos e fotos

Índice

  1. Lagartas venenosas mais perigosas do Brasil
  2. Lagarta-de-fogo (Megalopyge lanata)
  3. Taturana-oblíqua (Lonomia obliqua)
  4. Lagarta da mariposa-flanela (Megalopyge opercularis)
  5. Lagarta de sela (Acharia Stimulea)
  6. Thaumetopoea processionea
  7. Hemileuca maia
  8. Outras lagartas venenosas
  9. Sintomas de queimadura de lagarta
  10. Tratamento para queimaduras de lagartas
  11. Como prevenir queimaduras de lagartas
Ver mais >>

Lagartas venenosas mais perigosas do Brasil

As lagartas venenosas do gênero Lonomia são as mais relevantes em termos de saúde pública, pois podem causar acidentes graves ou até mesmo levar à morte, devido à inoculação de veneno no organismo por meio do contato com suas cerdas urticantes. No Brasil, destacam-se duas famílias de lagartas responsáveis pela maioria dos acidentes em pessoas ou animais:

  • Família Megalopygidae (lagartas "cabeludas"): essas lagartas geralmente são solitárias e não-agressivas, possuem de 1 a 8 cm de comprimento. Elas apresentam "pelos" dorsais inofensivos longos e sedosos, com cores variadas (castanho, branco, negro, rosa), que camuflam suas verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes, que contêm glândulas de veneno.
  • Família Saturniidae (lagartas "espinhudas"): estudos aponstam que existem ao menos 1528 espécies conhecidas, sendo 382 destas no Brasil. Essas lagartas vivem em grupos e possuem cerdas urticantes semelhantes a pequenos pinheiros verdes, distribuídas pelo dorso da lagarta. Ao contrário das lagartas "cabeludas", elas não possuem pelos sedosos. Esses "espinhos" muitas vezes mimetizam as plantas em que as lagartas habitam. Nessa família, inclui-se o gênero Lonomia, amplamente distribuído em todo o país e responsável por acidentes hemorrágicos.

A seguir listaremos alguns exemplos destas lagartas venenosas.

Lagarta-de-fogo (Megalopyge lanata)

Também conhecida como taturana, a lagarta-de-fogo possui pelos urticantes que liberam uma substância tóxica ao entrar em contato com a pele. O veneno é capaz de causar uma dor extremamente intensa, comparada a uma queimadura de fogo, daí o nome popular. No Brasil, existem registros de que a lagarta-de-fogo provoca, além da dor, inchaço, vermelhidão, sonolência e até bradicardia em pessoas.

Tipos de lagartas venenosas - Lagarta-de-fogo (Megalopyge lanata)

Taturana-oblíqua (Lonomia obliqua)

Este é um exemplo de uma lagarta venenosa peludo, que se transformará em uma mariposa da ordem Lepidoptera. Na forma larval ou de lagarta, esse animal possui uma série de cerdas ou pelos urticantes que, ao serem tocados, injetam um veneno potente. Pode causar a morte de uma pessoa devido à coagulação que provoca, entre outros efeitos. O tamanho varia de 4,5 a 5,5 cm, com cores que vão do verde ao marrom, o que ajuda a camuflá-la bem na vegetação. A espécie é nativa do Brasil e de outros países da América do Sul.

Conheça os diferentes tipos de mariposas.

Tipos de lagartas venenosas - Taturana-oblíqua (Lonomia obliqua)

Lagarta da mariposa-flanela (Megalopyge opercularis)

Esta espécie também é um tipo de lepidóptero, nativa da América do Norte e do Sul. Na fase larval, esta mariposa é uma lagarta muito perigosa, pois as protuberâncias em seu corpo possuem um veneno potente que causa uma dor intensa, resultando em um desequilíbrio generalizado no organismo. Ela também pode ser um verme venenoso para cães e outros animais domésticos em geral. Possui uma coloração variável, podendo ser acinzentada, marrom em combinação com uma linha alaranjada.

Tipos de lagartas venenosas - Lagarta da mariposa-flanela (Megalopyge opercularis)

Lagarta de sela (Acharia Stimulea)

Esta é a larva de uma mariposa presente do México até a Colômbia. No último estágio da fase larval, é um animal chamativo e, sem dúvidas, bonito, com uma combinação de marrom, verde e branco. Essas cores incríveis do verme venenoso indicam sua periculosidade, pois está coberto por estruturas chamadas de pelos urticantes, embora não sejam pelos de verdade, que causam uma forte irritação e até mesmo náuseas.

Tipos de lagartas venenosas - Lagarta de sela (Acharia Stimulea)

Thaumetopoea processionea

Este é considerado outro exemplo de lagarta venenosa peluda. Está bem distribuída em florestas de carvalhos na Europa. Seus pelos são tóxicos, causando uma forte urticária e até mesmo asma em pessoas.

Tipos de lagartas venenosas - Thaumetopoea processionea

Hemileuca maia

A última das espécies de lagartas venenosas em nosso artigo é encontrada na América do Norte. Como em outros exemplos, o corpo está coberto por estruturas ocas que se conectam a bolsas de veneno que produzem uma substância tóxica defensiva. Quando essa substância entra em contato com a pele de um indivíduo, causa dor, urticária e náuseas.

Tipos de lagartas venenosas - Hemileuca maia

Outras lagartas venenosas

Além dos exemplos anteriores, gostaríamos de mencionar outras lagartas venenosas:

  • Lagarta-aranha (Phobetron pithecium);
  • Lonomia achelous
  • Lonomia beneluzi
  • Lonomia camox
  • Lonomia columbiana
  • Lonomia descimoni
  • Lonomia diabolus
  • Lonomia electra
  • Lonomia francescae
  • Lonomia frankae
  • Lonomia pseudobliqua
  • Lonomia rufescens
  • Lonomia serranoi
  • Lonomia venezuelensis
  • Nogueira-do-mato (Lophocampa caryae);
  • Tyria jacobaeae;
  • Thaumetopoea pityocampa.
Tipos de lagartas venenosas - Outras lagartas venenosas
Imagem: Lagarta-aranha

Sintomas de queimadura de lagarta

Os acidentes relacionados a queimaduras por lagartas geralmente ocorrem quando uma pessoa entra em contato com esses animais, ou tocando-os em troncos de árvores ou ao manusear vegetação. O veneno presente nas cerdas pontiagudas é injetado na pessoa, causando uma dor intensa que se propaga para diferentes partes do corpo. No caso de queimaduras de lagartas do gênero Lonomia, podem ocorrer manifestações tanto localizadas quanto sistêmicas:

  • Manifestações localizadas: a dor é imediata e acompanhada de sensação de queimação, que se espalha para a área do contato, causando vermelhidão e inchaço. Pontos vermelhos podem ser observados nos locais em que as cerdas penetraram na pele, juntamente com uma sensibilidade dolorosa nos gânglios linfáticos regionais. A formação de bolhas e necrose superficial da pele é bastante incomum. Geralmente, os sintomas diminuem em 24 horas, sem complicações significativas.
  • Manifestações sistêmicas: essas manifestações surgem algumas horas após o contato, mesmo após a regressão dos sintomas locais. A pessoa pode apresentar sintomas como dor de cabeça, mal-estar, náuseas e dor abdominal, que muitas vezes estão associados ou precedem manifestações hemorrágicas, como sangramento nas gengivas, equimoses espontâneas ou resultantes de trauma, e sangramento nasal. A presença de hematúria, hematemese (vômito com sangue) e hemoptise (tosse com sangue) pode indicar uma gravidade maior. Em casos fatais há registros de problemas renais e hemorragia intracraniana.

Tratamento para queimaduras de lagartas

Existem diferentes abordagens para tratar os sintomas causados por acidentes com lagartas, dependendo da espécie envolvida. Em geral, medidas como o uso de compressas frias ou geladas podem ajudar a aliviar a dor. No caso de suspeita de um acidente com uma lagarta do gênero Lonomia, é crucial encaminhar o paciente ao serviço de saúde mais próximo, onde um profissional de saúde poderá avaliar a necessidade de administrar o soro antilonômico (SALon).

Vale ressaltar que o Brasil é o único país do mundo que produz o Soro Antilonômico (SALon), um tratamento utilizado para combater envenenamentos moderados e graves causados por lagartas do gênero Lonomia. Esse soro desempenha um papel fundamental no cuidado médico e no manejo dessas situações delicadas.

Neste outro artigo listamos algumas dos tipos de borboletas venenosas.

Como prevenir queimaduras de lagartas

Ao colher frutas no pé, realizar atividades de jardinagem e paisagismo ou qualquer outra tarefa em ambientes silvestres, é essencial observar cuidadosamente o local, os troncos, as folhas e os gravetos antes de tocá-los. É recomendado o uso de luvas como medida de precaução para evitar acidentes.

A ocorrência frequente de acidentes com lagartas-de-fogo e outras espécies está relacionada ao desmatamento, queimadas, eliminação de predadores naturais, loteamentos sem planejamento adequado e sem considerar o impacto ecológico resultante. Essas ações forçam essas espécies a procurar outros ambientes para sobreviver, o que aumenta o contato com os seres humanos. É importante estar ciente desses fatores e tomar as devidas precauções para evitar encontros indesejados e garantir a segurança durante as atividades em ambientes naturais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de lagartas venenosas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • G1. Contato com lagarta pode causar hemorragia e até matar? E não há soro contra o veneno? Veja o que é verdade e o que não é!. Disponível em: <https://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/contato-com-lagarta-pode-causar-hemorragia-e-ate-matar-e-nao-ha-soro-contra-o-veneno-veja-o-que-e-verdade-e-o-que-nao-e.ghtml>. Acesso em 26 de junho de 2023.
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: https://animaldiversity.org/
  • Bleidorn, C. (2017). El veneno de los gusanos: toxinas que pueden curar. Disponível em: https://www.mncn.csic.es/sites/default/files/2021-04/nm14_05_anelidos.pdf
  • Silva, Juliana Junqueira de Almeida. ACIDENTE HUMANO POR Megalopyge lanata
  • (LEPIDOPTERA: MEGALOPYGIDAE) EM ÁREA URBANA
  • DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL. Disponível em: <file:///C:/Users/testi/Downloads/admin,+05_relato_caso_01.pdf>. Acesso em 26 de junho de 2023.
  • Ministério da Saúde. Acidentes por lagartas. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/acidentes-por-lagartas>. Acesso em 26 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Lagarta-aranha
1 de 8
Tipos de lagartas venenosas