Curiosidades do mundo animal

Tipos de grilo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 29 março 2024
Tipos de grilo

O termo "grilo" é comumente usado para se referir a um grupo de insetos da ordem Orthoptera, na qual também estão incluídos, entre outros, os gafanhotos. A taxonomia do grupo tem variado, e embora ainda se utilize o nome comum "grilo" para vários grupos, os verdadeiros atualmente são classificados dentro da família Gryllidae.

Esses insetos estão presentes em quase todo o mundo. Dependendo do tipo, podem ser arborícolas, viver dentro das casas ou ter hábitos subterrâneos, e alguns podem ser prejudiciais para as plantações. Em geral, caracterizam-se por ter antenas longas em forma de fio, dois apêndices finos no abdômen, três segmentos tarsais e cerdas sensoriais a nível abdominal e nas antenas. Além disso, as asas anteriores são rígidas e as posteriores membranosas. Os machos, para atrair as fêmeas, emitem um som audível para os humanos, o qual é característico do grupo. Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações sobre os tipos de grilo.

Também lhe pode interessar: Grilo morde?

Índice

  1. Grilos comuns ou do campo (subfamilia Gryllinae)
  2. Grilos asiáticos (subfamilia Itarinae)
  3. Grilos de casca (subfamília Landrevinae)
  4. Grilos de asas rígidas (subfamilia Sclerogryllinae)
  5. Grilos arbustivos (subfamilia Eneopterinae)
  6. Grilos das árvores (subfamília Oecanthinae)
  7. Outros tipos de grilo

Grilos comuns ou do campo (subfamilia Gryllinae)

Este grupo contém um número variado de gêneros e espécies de grilos, os quais têm uma distribuição muito ampla globalmente. De maneira geral, eles se caracterizam por ter tamanhos entre 15 e 25 mm, dependendo do tipo de grilo. A coloração varia entre preto, vermelho ou marrom. As fêmeas se diferenciam dos machos pela presença de uma estrutura ovopositiva alongada, além de não serem capazes de produzir o som característico que os machos podem fazer.

A dieta pode ser variada, já que consomem plantas, sementes, outros insetos, vivos ou mortos, ovos e até mesmo, às vezes, roubam comida de outros animais como aranhas.

Alguns exemplos deste tipo de grilos são:

  • Grilo de campo europeu (Gryllus campestris)
  • Grilo de duas manchas (Gryllus bimaculatus)
  • Grilo doméstico (Acheta domesticus)
  • Grilo doméstico tropical (Gryllodes sigillatus)
  • Grilo de campo negro (Teleogryllus commodus)
  • Grilo de campo de outono (Gryllus pennsylvanicus)
Tipos de grilo - Grilos comuns ou do campo (subfamilia Gryllinae)

Grilos asiáticos (subfamilia Itarinae)

Estes tipos de grilo são nativos da Ásia, sendo encontrados em países como China, Índia e Bornéu, entre outros. Eles se caracterizam por terem uma cabeça e protórax pequenos, um corpo fusiforme, uma coloração brilhante na parte anterior, olhos relativamente grandes, antenas finas, patas anteriores curtas mas robustas, asas anteriores largas e as posteriores alongadas.

Embora haja falta de estudos sobre uma caracterização mais específica de seus membros, alguns exemplos de tipos de grilos asiáticos são:

  • Itara sabahensis.
  • Itara indiae.
  • Itara maxima.
  • Parapentacentrus brevipennis.
  • Parapentacentrus formosanus.

Na fotografia, observamos a última espécie mencionada.

Tipos de grilo - Grilos asiáticos (subfamilia Itarinae)
Imagem: cshcfz.com

Grilos de casca (subfamília Landrevinae)

Entre outros tipos de verdadeiros grilos, encontramos esta subfamília comumente conhecida como grilos de casca. Eles têm uma dieta onívora e hábitos terrestres.

Dependendo da espécie, eles estão distribuídos pela América Central e do Sul, África, Ásia tropical, Coreia, Japão e Austrália, bem como em ilhas do Pacífico. Algumas das espécies são:

  • Copholandrevus australicus.
  • Duolandrevus gigans.
  • Duolandrevus minimus.
  • Kotama maai.
  • Otteana dilinhensis.
  • Repapa sapagaya.

Grilos de asas rígidas (subfamilia Sclerogryllinae)

Os grilos de asas rígidas são um grupo de poucas espécies identificadas na Ásia tropical, África, Japão e Coreia. Não há muitas informações adicionais sobre a descrição do grupo, sendo distintos apenas pela presença de esporões em suas tíbias posteriores.

Dois gêneros são identificados: Sclerogryllus e Rhabdotogryllus. A espécie tipo é Sclerogryllus coriaceus.

Tipos de grilo - Grilos de asas rígidas (subfamilia Sclerogryllinae)
Imagem: mexico.inaturalist.org

Grilos arbustivos (subfamilia Eneopterinae)

Entre os tipos de grilos grandes, encontramos a subfamília Eneopterinae, que agrupa cerca de 500 espécies. Distribuem-se principalmente em regiões tropicais úmidas e caracterizam-se por terem tamanhos médios a grandes. A coloração é principalmente marrom ou cinza. O órgão estridulador dos machos pode ser muito variado, assim como os sons que emitem e seu comportamento. A dieta consiste principalmente em folhas, frutos e flores; algumas espécies podem causar danos nas plantações.

Aqui estão alguns exemplos desses tipos de grilo:

  • Xenogryllus eneopteroides.
  • Hemigryllus amazonicus.
  • Cardiodactylus minuta.
  • Cardiodactylus nigris.
  • Eurepella mjobergi.

Na imagem observamos a espécie Cardiodactylus nigris.

Tipos de grilo - Grilos arbustivos (subfamilia Eneopterinae)
Imagem: ecuador.inaturalist.org

Grilos das árvores (subfamília Oecanthinae)

Estes tipos de grilo se distribuem por todo o mundo, com exceção da Antártida. Eles apresentam duas características asas dianteiras, perto da cabeça, que são coriáceas e endurecidas. Em seguida, localizam-se as asas traseiras, de textura membranosa, que são usadas para voar. Quando esses insetos não estão voando, as asas dianteiras se dobram e cobrem as traseiras. O corpo é delgado e alongado, com uma coloração normalmente esverdeada, que os ajuda a se camuflar na vegetação. Aqui você encontrará mais "8 animais que se camuflam na natureza". Por outro lado, as pernas são longas e fortes, o que lhes permite dar grandes saltos. Com suas finas antenas, eles percebem odores e também as usam de forma tátil.

Vamos conhecer algumas das espécies que fazem parte deste grupo de grilos:

  • Grilo arbóreo italiano (Oecanthus pellucens).
  • Grilo arbóreo silencioso (Tafalisca lurida).
  • Grilo arbustivo enganador de O'ahu (Leptogryllus deceptor).
  • Grilo arbóreo de duas manchas (Neoxabea bipunctata).
  • Grilo endémico da ilha de Nihoa (Thaumatogryllus conanti).

Na imagem, vemos o grilo arbóreo italiano.

Tipos de grilo - Grilos das árvores (subfamília Oecanthinae)

Outros tipos de grilo

Dentro da família Gryllidae, também estão incluídas as subfamílias Gryllomorphinae e Podoscirtinae, sendo as primeiros distribuídas entre o norte da África e o Paleártico, enquanto as segundas estão na Ásia, África, Austrália e ilhas do Pacífico.

Agora, neste ponto, devemos mencionar também outros insetos que não são agrupados na família dos grilos verdadeiros, mas que comumente são chamados dessa maneira, e que até em algum momento foram agrupados com os outros tipos de grilos:

  • Grilos-toupeira (familia Gryllotalpidae): são de hábitos fossoriais, medem de 3 a 5 cm, as extremidades anteriores são adaptadas para escavar, podem voar e os machos emitem sons estridentes que sempre produzem debaixo da terra. Alguns exemplos são o grilo-toupeira fulvo (Neoscapteriscus vicinus), o grilo-toupeira europeu (Gryllotalpa gryllotalpa) e o grilo-toupeira africano (Gryllotalpa africana). Se você se interessa, aqui você pode ler mais informações sobre "Animais que vivem em cavernas e tocas".
  • Grilos-formiga (familia Myrmecophilidae): também são conhecidos como grilos amantes das formigas. São diminutos, semelhantes às ninfas das baratas (baratas filhotes). Possuem coloração negra, amarela ou marrom. Não têm asas, também não produzem sons e têm hábitos parasitários das formigas. Duas das espécies mais conhecidas são Myrmecophilus acervorum e Myrmecophilus americanus.

Conta pra gente, você conhecia todos esses tipos de grilos grandes, médios e pequenos?

Tipos de grilo - Outros tipos de grilo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de grilo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aguirre, A.; Barranco, P. (2015). Orden Orthoptera. Disponible en: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_46.pdf
  • Orthoptera Species File (2024). Disponible en http://orthoptera.archive.speciesfile.org/Common/entry/Login.aspx?Logo=1
  • ITIS (2024). Grylidae. Disponible en: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=102281#null
  • Richard D. Alexander; Daniel Otte. (2009). In Encyclopedia of Insects (Second Edition).
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cshcfz.com
Imagem: mexico.inaturalist.org
Imagem: ecuador.inaturalist.org
1 de 7
Tipos de grilo