Curiosidades do mundo animal

Grilo morde?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 29 março 2024
Grilo morde?

Os grilos são insetos amplamente distribuídos no mundo, que possuem o característico som produzido pelos machos para atrair fêmeas e se reproduzir, ou para persuadir e afastar outros machos, dependendo do tipo de som que produzem através do processo de estridulação. Há uma diversidade importante de tipos de grilos, que podem variar em tamanho, cor e na presença ou desenvolvimento das asas, entre outros aspectos mais específicos.

Existem insetos que podem representar perigo para pessoas ou animais domésticos devido às suas picadas, mas será que o grilo é um deles? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir se grilo morde ou não. Confira!

Também lhe pode interessar: Grilos são venenosos?

Índice

  1. Os grilos picam ou mordem?
  2. Por que grilos mordem?
  3. Como os grilos mordem?

Os grilos picam ou mordem?

Os insetos podem apresentar diferenças anatômicas em suas bocas, de modo que, de acordo com o grupo, podem ser mastigadores, perfuradores, sugadores, entre outros.

Os grilos, por exemplo, pertencem ao grupo de insetos mastigadores, devido ao tipo de sistema bucal que possuem. Portanto, os grilos mordem e não picam. Além disso, eles não possuem ferrões como no caso das abelhas ou vespas, então também não podem picar com uma estrutura desse tipo.

Agora, o que os grilos fazem às pessoas? Os grilos não são animais agressivos que buscam morder as pessoas de forma recorrente. Na verdade, eles procuram se manter escondidos em diferentes locais, dependendo do tipo de grilo. Isso ocorre porque alguns se refugiam em plantas, fendas, entulhos, pedras ou vivem sob a terra.

No entanto, ocasionalmente, alguns grilos podem morder as pessoas de forma acidental. Um exemplo disso é o Paragryllacris combusta, que foi relatado como capaz de causar mordidas um tanto dolorosas em pessoas. Entretanto, destacamos novamente que isso é algo pouco comum.

Por outro lado, os grilos podem ser animais onívoros ou herbívoros, dependendo do tipo. No caso daqueles que se alimentam apenas de plantas, podem mordê-las sem problemas. Na verdade, algumas espécies de grilos podem ser pragas importantes em cultivos. Um exemplo disso é o grilo-ralo (Gryllotalpa gryllotalpa), devido à sua capacidade de morder as plantas para se alimentar delas. Da mesma forma, os grilos que entram em nossas casas também podem morder algumas de nossas roupas.

Agora que você já sabe que os grilos mordem e não picam, confira mais informações sobre eles em "Animais de sangue frio - Exemplos, características e curiosidades".

Grilo morde? - Os grilos picam ou mordem?

Por que grilos mordem?

Como mencionado anteriormente, os grilos mordem e não picam, porém não é comum que os grilos mordam as pessoas. Nos casos em que isso ocorre, provavelmente é porque o grilo se sente ameaçado por um encontro incomum com uma pessoa, e essa é uma forma de defesa, algo comum em algumas espécies. Como pode ser observado, a pergunta "o que os grilos fazem às pessoas?" ainda não possui uma explicação abrangente.

Por outro lado, sabemos que os grilos machos podem enfrentar-se para defender seus territórios e se reproduzir com as fêmeas. Assim, podem recorrer a combates violentos para se defenderem. Entre os mecanismos de luta, podem ampliar suas mandíbulas e buscar morder o oponente.

Além disso, os grilos mordem naturalmente para se alimentarem, cortando e triturando o alimento para processá-lo e digeri-lo. Desse modo, eles morderão frutas, flores, folhas, brotos, larvas ou ovos para se alimentarem. Você pode encontrar mais informações sobre "Animais que se alimentam de plantas (herbívoros)" no próximo artigo do PeritoAnimal.

Como os grilos mordem?

Os grilos, por ser insetos mastigadores, respondem à anatomia geral do grupo. Nesse sentido, sua estrutura bucal fica localizada abaixo da cabeça e tem uma direção para baixo. Da mesma forma, possuem duas mandíbulas, uma de cada lado da cabeça, que são grandes, bem desenvolvidas e adaptadas para a mastigação.

Os grilos conseguem morder graças aos movimentos realizados por estruturas musculares que fazem parte das mandíbulas. Além disso, são constituídas por placas fortes, cujas bordas mordem ou rasgam o alimento. Alguns músculos ajudam a abrir as mandíbulas, enquanto outros as fecham, movimento este realizado para se alimentarem, mas também em momentos de luta. Algumas espécies até cavam suas tocas no solo ou madeira apodrecida usando esse movimento.

A estrutura bucal dos grilos também é composta pelas maxilas, que possuem estruturas chamadas de palpos, que auxiliam no sentido de:

  • Tato e paladar;
  • Inspeção do alimento;
  • Manipulação do alimento para posterior mastigação.

Também há um lábio na parte inferior da boca que é usado para movimentar o alimento durante a mastigação.

Como o mundo animal é cheio de curiosidades, um estudo[1] revelou a identificação, há alguns anos, de uma nova espécie de grilo denominada Glomeremus orquídeaphilus. Esta é, até o momento, a única espécie de grilo que não se alimenta apenas de néctar, mas também é o único ortóptero confirmado como polinizador, neste caso, da espécie de orquídea Angraecum cadetii.

O estudo mostrou que, embora possua a estrutura mastigadora típica dos grilos, quando se alimenta, não movimenta as mandíbulas como os outros, mas sim absorve o líquido por capilaridade. Isso, sem dúvida, é uma peculiaridade entre os grilos, pois até o momento todos os relatos indicavam que tinham uma dieta herbívora ou onívora. Em todos os casos, recorriam à mordida e à mastigação para processar o alimento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Grilo morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Harald W. Krenn, Jacques Fournel, Julia A-S. Bauder, Sylvain Hugel (2016). Mouthparts and nectar feeding of the flower visiting cricket Glomeremus orchidophilus (Gryllacrididae). Arthropod Structure & Development, Volume 45, Issue 3, Pages 221-229. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.asd.2016.03.002.
Bibliografia
  • Aguirre, A. y Barranco, P. (2015). Orden Orthoptera. Disponible en: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_46.pdf
  • Hickman, C.; Roberts, L.; Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Grilo morde?