Curiosidades do mundo animal

Onde a gaivota dorme?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 19 novembro 2024
Onde a gaivota dorme?

As gaivotas são um grupo de aves predominantemente marinhas, classificadas dentro da família Laridae, da qual já foram identificadas mais de 50 espécies. Elas apresentam comportamento social, boa capacidade de voo e uma notável adaptabilidade a mudanças nas condições de habitat. Por outro lado, os ciclos de sono são uma função biológica indispensável para todas as espécies, pois, através deste mecanismo, os animais podem se recuperar e manter as funções vitais essenciais para seu desenvolvimento. Neste artigo do PeritoAnimal, exploramos como e onde a gaivota dorme. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Tipos de gaivotas
Índice
  1. Onde a gaivota dorme?
  2. Como a gaivota dorme?
  3. De que forma a gaivota dorme?
  4. Por quantas horas a gaivota dorme?

Onde a gaivota dorme?

As gaivotas são flexíveis quanto aos locais que podem escolher para descansar, o que demonstra sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Assim, podem dormir tanto em terra quanto na água, dependendo da espécie. Muitas espécies de gaivotas preferem áreas litorâneas, penhascos ou ilhas desabitadas para descansar, locais onde podem se proteger de predadores enquanto dormem. Embora se adaptem a espaços modificados pelo ser humano, na hora de dormir, é sempre melhor um lugar distante de ruídos ou de qualquer risco.

A seguir, vamos explorar os principais locais onde as gaivota dorme:

  • Penhascos rochosos: costumam ser áreas de difícil acesso e, por isso, são escolhidos como locais de descanso pelas gaivotas, pois oferecem um refúgio seguro contra diversos predadores;
  • Ilhotas ou bancos de areia: quando as colônias de gaivotas são numerosas, podem escolher ilhotas, bancos de areia ou outros locais que permitam agrupar-se, o que aumenta a vigilância coletiva durante o descanso, reduzindo os riscos;
  • Flutuando na água: com menor frequência, também podem descansar na água. Esse comportamento reduz o risco de serem atacadas por predadores terrestres, embora as exponha aos predadores marinhos. Contudo, ao adotar essa prática, aproveitam as correntes marinhas para se deslocar sem gastar muita energia, o que é especialmente útil quando há poucos locais disponíveis para descansar em terra;
  • Construções humanas: graças à sua adaptabilidade, as gaivotas podem dormir em construções quando estão em áreas urbanas costeiras. Assim, aproveitam edifícios, cais ou qualquer outra estrutura elevada para descansar. Esses espaços lhes oferecem certa proteção e permitem que se mantenham alerta caso surja algum risco.
Onde a gaivota dorme? - Onde a gaivota dorme?

Como a gaivota dorme?

Quase todas as espécies de gaivotas são aves diurnas, realizando a maioria de suas atividades durante o dia. No entanto, ao perguntar se as gaivotas dormem à noite, a resposta é um pouco complexa, pois, assim como outras aves, elas adaptam seus padrões de sono às condições do ambiente e à necessidade de estarem alerta a possíveis riscos. Por isso, embora geralmente as gaivotas durmam à noite, seu ciclo de sono não é profundo nem contínuo, apresentando variações.

O ciclo biológico diário das gaivotas é influenciado pela duração do dia e da noite, que está relacionada às estações ou períodos do ano. Nesse sentido, nas áreas mais próximas aos polos, onde a luz solar dura mais no verão, as gaivotas precisam ajustar seu ciclo de sono para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e o tempo de descanso. No inverno, quando as noites são mais longas, as gaivotas dormem por mais tempo, adaptando-se às mudanças do ambiente.

Ritmo de sono das gaivotas

Assim como ocorre em outros animais, as gaivotas podem apresentar ritmos de sono fragmentados. Embora ainda faltem estudos aprofundados, foi documentado que as gaivotas possuem o que é conhecido como "ritmos de sono em ondas", pois parecem observar outras gaivotas próximas para saber se é seguro dormir, gerando "ondas" de sono nas colônias. Como acontece em outras aves, as gaivotas abrem e fecham os olhos constantemente enquanto descansam, e embora isso não ocorra da mesma forma que quando estão acordadas, conseguem se manter atentas ao que acontece ao seu redor enquanto dormem.

De que forma a gaivota dorme?

A forma como as gaivotas dormem é bastante interessante. Como em muitos outros animais, seu comportamento nesse sentido responde a adaptações fisiológicas e comportamentais, diferentes das dos seres humanos. Vejamos de que forma as gaivotas dormem:

  • Têm sono uni-hemisférico: trata-se de um tipo de sono em que uma metade do cérebro permanece em estado de alerta enquanto a outra parte descansa, permitindo que fiquem vigilantes e descansem ao mesmo tempo. Esse é um mecanismo comum em outras aves e animais, uma adaptação que lhes permite descansar em espaços abertos onde predadores são frequentes;
  • Podem dormir de pé: isso facilita uma decolagem rápida caso surja alguma ameaça. Quando estão em locais seguros e em colônias numerosas, essas aves costumam dormir no chão, apoiando todo o corpo sobre a superfície.
Onde a gaivota dorme? - De que forma a gaivota dorme?

Por quantas horas a gaivota dorme?

As horas de sono das gaivotas podem variar conforme a espécie, a época do ano e as condições do habitat. No entanto, o tempo de sono dessas aves varia geralmente entre 7 e 10 horas por dia, embora não durmam de forma contínua, mas sim em fragmentos durante seus períodos de descanso. Quando as gaivotas estão em locais remotos, onde se sentem seguras e em grupos, podem ter períodos de sono ininterruptos, o que costuma ocorrer durante a noite.

Outro aspecto que influencia o tempo de sono das gaivotas é o cuidado com seus filhotes, pois, nesses momentos, os pequenos exigem atenção constante, o que altera o tempo de descanso durante a fase de criação.

Agora que você sabe como e onde as gaivotas dormem, não deixe de aprender mais e confira estes outros artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde a gaivota dorme?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fuchs, R., Moore, F. R., & Moore, J. A. (2006). Sleep patterns in birds: Responses to light. Nature Reviews Neuroscience. Disponible en: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5206601/
  • Roof, J. 1999. "Rissa tridactyla". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Rissa_tridactyla/
  • Wagner, D. N., & Danchin, É. (2010). Gull behavior and ecology. Marine Ornithology. Disponible en: https://sora.unm.edu/sites/default/files/47_2_FrontCover.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Onde a gaivota dorme?