Partilhar

7 animais que brilham no escuro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 20 novembro 2017
7 animais que brilham no escuro

O que é a bioluminescência? Por definição, é quando certos organismos vivos emitem luz visível. De todas as espécies de criaturas bioluminescentes descobertas no mundo, 80% habitam as profundezas dos oceanos do Planeta Terra.

DE fato, devido principalmente à escuridão, quase todas as criaturas que vivem muito abaixo da superfície brilham. No entanto, outras são mesmo uma luz ou parecem que carregam uma lâmpada consigo. Estas criaturas são assombrosas, tanto que as que vivem na água como as que vivem em terra... são um fenômeno da natureza.

Se gosta da vida no escuro, continue lendo este artigo do Perito Animal onde lhe falamos sobre os animais que brilha no escuro. Certamente que se irá surpreender.

Também lhe pode interessar: Porque olho de gato brilha no escuro

1. Água-viva

A água-viva é a primeira da nossa lista, uma vez que é uma das mais conhecidas e populares dentro deste grupo luminoso, além de ser também uma das mais espetaculares. Com o seu corpo, a água-viva, pode criar um cenário cheio de luz resplandecente.

Isto pode ser feito porque o seu organismo contém a proteína fluorescente, foto-proteínas e outras proteínas bioluminescentes. A água-viva irradia luz brilhante à noite quando se sente um pouco irritada ou como método para atrair as suas presas que certamente ficam hipnotizadas com a sua beleza.

7 animais que brilham no escuro - 1. Água-viva

2. Escorpião

Os escorpiões não brilham no escuro, mas brilham sob a luz ultravioleta, quando são expostos a certos comprimentos de onda, emitindo uma fluorecência azul-esverdeada brilhante. DE fato se a luz da lua for muito intensa podem brilhar um pouco nessas condições.

Embora os peritos tenham estudado este fenômeno nos escorpiões por vários anos, ainda não se sabe com exatidão a razão desta reação. No entanto, comentam que é provável que utilizam este mecanismo para medir os níveis da luz na noite e assim determinar se é adequado sair para caçar. Também pode ser usado para se reconhecerem uns aos outros.

7 animais que brilham no escuro - 2. Escorpião

3. Vaga-lume

O vaga-lume é aquele pequeno inseto que ilumina jardins e florestas. Habitam em ambientes temperados e tropicais e já se descobriram mais de 2000 espécies deles. Os vaga-lumes brilham devido aos processos químicos que ocorrem no seu organismo causados pelo consumo de oxigênio. Este processo liberta energia e que posteriormente a transforma em luz fria, esta luz é emitida pelos órgãos em baixo do seu abdômen e pode ter diversas cores como: amarelo, verde e vermelho.

7 animais que brilham no escuro - 3. Vaga-lume

4. Lula Vaga-lume

E falando dos animais marinhos que brilham no escuro temos que falar da lula vaga-lume. Todos os anos, na costa do japão, especificamente na baia de Toyama durante os meses de março e maio, que é a sua época de acasalamento, observam-se as lulas vaga-lume e o seu fascinante espétaculo natural da bioluminescência, que se produz quando a luz da lua realiza uma reação químida com as suas membranas externas.

7 animais que brilham no escuro - 4. Lula Vaga-lume
Imagem: animalesfantasticosysuscaracteristicas.files.wordpress.com

5. Krill antártico

Esta criatura marinha, um crustáceo cujo comprimento varia entre os 8 e os 70 mm encontra-se entre os animais mais importantes da cadeia alimentar antártica, uma vez que constitui uma grande fonte de alimento para muitos outros animais predadores como focas, pinguins e aves. O krill tem numerosos órgãos que podem desprender uma luz amarela-esverdeada durante uns 3 segundos de cada vez. Diz-se que este crustáceo ilumina-se para evitar os predadores das profundezas, confundindo-se e misturando-se assim com o brilho do céu e o gelo sobre a superfície.

7 animais que brilham no escuro - 5. Krill antártico

6. Peixe-lanterna

Este animal foi a inspiração de um dos vilões do famoso filme Procurando Nemo. E não é de surpreender, as suas grandes mandíbulas e dentes atemorizam qualquer um. Este pobre peixe, que brilha no escuro, está catalogado como um dos animais mais feios do mundo, mas no Perito Animal, simplesmente o consideramos muito interessante. Este peixe tem na sua cabeça uma espécie de lanterna com a qual ilumina o fundo escuro do oceano e que atrai tanto as suas presas como os seus parceiros sexuais.

7 animais que brilham no escuro - 6. Peixe-lanterna

7. Água-viva-de-pente

Embora pouco conhecidas, este tipo de águas-vivas, são muito abundantes nos mares de todo o mundo, constituindo uma grande proporção da biomassa de plâncton. São muito estanhas, e embora umas tenham a forma de água-viva (e por isso se agrupam nesta família) outras parecem uns vermes achatados. Ao contrário de outras águas-vivas, estas não picam e produzem bioluminescência como um mecanismo de defesa. Muitas águas-vivas-de-pente têm um só par de tentáculos que deixam uma espécie de veia luminosa a passar.

Agora que já conhece estes animais que brilham no escuro, veja também os 7 animais marinhos mais raros do mundo.

7 animais que brilham no escuro - 7. Água-viva-de-pente

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 animais que brilham no escuro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 7 animais que brilham no escuro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rachel
Ontem eu encontrei esse bichinho que também brilha no escuro. Vocês sabem qual é?
A sua avaliação:
joao paulo rodrigues
gostei adorei e amei

7 animais que brilham no escuro
Imagem: animalesfantasticosysuscaracteristicas.files.wordpress.com
1 de 8
7 animais que brilham no escuro

Voltar ao topo da página