menu
Partilhar

Gato skookum

Atualizado: 25 fevereiro 2021
Gato skookum

A raça de gato skookum surge como resultado do cruzamento entre gatos da raça Munchkin, conhecidos por suas pernas curtas, e os gatos LaPerm, felinos de pelo cacheado, resultando em um gato de pernas curtas e pelo cacheado. Os gatos Skookum são companheiros afetuosos, leais, sociáveis ​​e amorosos, mas também muito ativos e brincalhões que buscam saltar e brincar apesar do curto comprimento de seus membros.

São gatos muito pequenos, considerados inclusive como uma das raças de gatos anões. No entanto, apesar de seu tamanho reduzido, são gatos fortes e musculosos. Sua origem é estadunidense e é uma raça muito recente, já que o primeiro exemplar surgiu em 1990. Se quiser saber mais, continue lendo esta ficha do PeritoAnimal para conhecer todas as características do gato skookum, sua origem, seus cuidados, sua saúde e onde adotar um.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Tipo de pelo

Origem do gato skookum

A raça de gatos Skookum vem dos Estados Unidos e foi criada por Roy Galusha em 1990. Galusha era fascinado pelos gatos Munchkin e LaPerm, por isso ele decidiu cruzá-los. A partir daí, outros criadores fizeram o mesmo na Nova Zelândia, Austrália e Europa.

Ainda não é uma raça consolidada nas grandes associações de gatos, sendo considerada experimental na Associação de Gatos Anões, no registro de gatos da Nova Zelândia e em registros europeus independentes de gatos, bem como pela TICA (The International Cat Association), mas seu nome ainda não foi aprovado. Por ser uma raça experimental de gatos, o skookum pode ser visto em algumas exposições felinas na Austrália, sendo o primeiro campeão "Little Miss Moppet", criada por Twink McCabe; contudo, não pode participar de competições.

Por outro lado, o nome skookum se refere à sua aparência e vem da língua Chinook, que pertence a uma tribo Ameríndia do noroeste dos Estados Unidos, e significa "poderoso ou grandioso", porque apesar de sua aparência reduzida, são gatos fortes . A palavra skookum também era usada para se referir à boa saúde ou bons espíritos e para mostrar que algo é do agrado de uma pessoa.

Características do gato skookum

Como já mencionamos, o gato skookum tem tamanho pequeno e ossos mais curtos do que outras raças de gatos. Além disso, eles pesam menos. Mais especificamente, os machos pesam entre 2 e 3 kg e as fêmeas entre 1,5 e 2 kg, o que representa praticamente 50% do peso de um gato adulto padrão. Entre suas características físicas, podemos destacar as seguintes:

  • Corpo musculoso, baixo e robusto.
  • Pernas curtas, as traseiras mais longas que as dianteiras.
  • Cabeça pequena em forma de cunha arredondada.
  • Pés compactos e arredondados.
  • Pescoço e peito arredondado.
  • Olhos grandes, em forma de noz, com grande expressividade.
  • Sobrancelhas e bigodes cacheados e proeminentes.
  • Orelhas grandes e pontiagudas.
  • Cauda longa, peluda e arredondada no final.
  • Pelo macio, cacheado, curto ou médio. O pelo dos machos costuma ser mais cacheado que o das fêmeas.

Cores do gato skookum

Gatos da raça Skookum podem apresentar diversas cores e padrões, tais como:

  • Sólido
  • Tabby ou tigrado
  • Colorpoint
  • Bicolor
  • Preto
  • Branco
  • Marrom

Personalidade do gato skookum

Talvez pelo seu tamanho, esta raça de felino possa nos fazer pensar que é muito delicada, com pouca energia e assustadiça, mas na realidade é o contrário. O gato Skookum combina as características das duas raças que lhe deram origem, por isso são gatos ativos, inteligentes, carinhosos, atléticos, doces e confiantes.

Os gatos skookum são sociáveis ​​e tendem a se dar bem com outros animais de estimação. Além disso, são ideais para famílias com crianças. São também gatos que demonstram e exigem muito carinho, por isso não é aconselhável deixá-los sozinhos por muito tempo. Por outro lado, os gatos Skookum gostam muito de brincar e são capazes de aprender a passear com guia.

Além disso, os gatos da raça skookum são muito confiantes e seguros de si mesmos e, apesar de suas pernas curtas, não hesitam em saltar e escalar. Eles gostam de esconder e até mesmo extraviar coisas. Fortes e enérgicos, adoram se divertir em qualquer atividade e não hesitarão em acompanhar os seus tutores na realização das suas tarefas ou passatempos pela casa.

Cuidados do gato skookum

Os cuidados destes gatos não diferem, em geral, dos que qualquer outro gato deve ter: uma alimentação variada e balanceada, com todos os aminoácidos essenciais, rica em proteína e de boa qualidade, adequando as calorias ao seu estado fisiológico e físico. É preciso lembrar que as mudanças alimentares devem ser feitas gradualmente, para não provocar alterações digestivas, e não dê comida demais, porque esses gatos têm tendência à obesidade. Assim como todos os outros gatos, costumam gostar mais da da água em movimento, por isso as fontes para gatos são uma boa opção.

No que diz respeito à escovação, como é uma raça de pelo cacheado é importante escovar com frequência e várias vezes por semana, o que também ajudará a criar um bom vínculo cuidador-gato, que ele vai adorar. Você também deve monitorar o estado da pelagem, a presença de parasitas ou infecções e verificar periodicamente os ouvidos, procurando infecções ou parasitas.

Saúde do gato skookum

As pernas curtinhas do gato skookum podem lhe trazer problemas na coluna ou nos ossos, uma vez que, na realidade, o tamanho das pernas se deve a um tipo de nanismo denominado acondroplasia. Essa displasia óssea é genética e consiste em uma mudança no material genético (DNA) que cria alterações no receptor do fator de crescimento 3 dos fibroblastos e, portanto, gera anormalidades na formação da cartilagem, com a consequente alteração no crescimento dos ossos. Por isso, o gatinho precisa se manter ativo e você deve garantir que ele se exercite para manter a musculatura forte, bem como fazer exames veterinários para verificar se está correndo tudo bem com seu corpo. Embora atualmente o surgimento de problemas não pareça muito frequente, é questionável criar uma raça com esta mutação que pode condicionar a qualidade e expectativa de vida de um gato. É muito importante, especialmente para esses gatos, não engordarem até ficar com sobrepeso ou obesos, pois os problemas podem piorar.

Além do que já foi exposto, ainda é uma raça nova e experimental e não houve tempo para associá-la a doenças específicas, contudo, acredita-se que o hipotireoidismo e os problemas renais possam estar ligados à acondroplasia. O conhecido "Grumpy Cat", que morreu em 2019 aos 6 anos de idade tinha acondroplasia e prognatismo (dentes inferiores na frente dos superiores devido a uma deformação genética da mandíbula) e acabou morrendo por complicações de uma infecção renal.

Embora a expectativa de vida dos gatos skookum ainda não tenha sido estabelecida, acredita-se que se a acondroplasia não causar dor ou consequências, a expectativa de vida seria o padrão de qualquer gato cuidado e tratado corretamente.

Onde adotar um gato skookum?

Adotar um gato skookum é realmente difícil, porque é uma raça muito recente. Se você está interessado ​​nesta raça, pode ir a abrigos, associações ou protetores de animais e perguntar. Na maior parte das vezes, se houver um, não será um filhote e provavelmente será mestiço. Se não, podem te oferecer um Munchkin ou Laperm, se houver, devido à sua semelhança.

Recorde-se que um gatinho desta raça, apesar de sua agradável personalidade, tem uma série de cuidados e condições de saúde um tanto diferenciadas, por isso é preciso mais cuidado para que não ganhe peso, bem como assegurar que ele se exercita e é ativo. Se você não tem certeza de que pode lidar com isso e dar a ele a melhor vida possível, é melhor pensar em outra raça ou simplesmente não adotar. Os gatos e outros animais de estimação não são brinquedos, são seres que sentem e sofrem como os outros e não merecem que nossos caprichos tenham um impacto negativo sobre eles.

Fotos de Gato skookum

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato skookum

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato skookum
Gato skookum

Voltar ao topo da página