Partilhar

Gato Korat

Atualizado: 9 julho 2019
Gato Korat

Ironicamente, uma das raças de gato mais antigas do mundo demorou séculos para chegar em grandes cidades e capitais da Europa e dos Estados Unidos. O gato Korat, originário da Tailândia, é considerado símbolo de boa sorte. Aqui, no PeritoAnimal, te contaremos tudo sobre o gato Korat, dono de um olhar penetrante, de uma personalidade dócil e de aspecto adorável.

Origem
  • Ásia
  • Tailândia
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Korat: origem

O gato Korat é originário da província tailandesa do Planalto de Khorat, da qual roubou o nome e de onde se diz que a cor do seu pelo é a mais azul possível. Na Tailândia, essa raça de gato existe desde antes do século XIV, concretamente desde 1350, de quando são os primeiros manuscritos que descrevem esse tipo de gato.

Como curiosidade, o gato Korat também recebe outros nomes, como Si-sawat ou gato da sorte, já que em tailandês esse nome pode se traduzir como "amuleto da sorte" ou "cor da prosperidade". Seguindo com a história do gato Korat, não foi até o século XIX que a raça de gato chegou ao Ocidente. No Estados Unidos, os Korat só chegaram em 1959, uma década antes de terem sido encontrados pela primeira vez na Europa. Portanto, mesmo sendo muito antiga, essa raça de gato se tornou popular há poucos anos. Tanto é assim que o gato Korat foi reconhecido como uma raça de gato pela CFA (Cat Fanciers Association) em 1969 e pela FIFE (Fédération Internationale Féline), em 1972.

Gato Korat: características

O gato Korat é um felino de tamanho pequeno ou mediano, sendo considerado até como uma das 5 menores raças de gato do mundo. Seu peso normalmente varia entre 3 e 4,5 quilos e as fêmeas costumam ser mais leves que os machos. O corpo desses felinos é esbelto e gracioso, mas não deixa de ser musculoso e forte. As costas do gato Korat são arqueadas e as patas posteriores são mais compridas que as anteriores. A cauda dessa raça de gato tem uma longitude e grossura médias, mas é mais grossa na base do que na ponta, que é arredondada.

A cara dos Korat tem formato de coração, tem o queixo fino e a testa larga e plana, na qual se destacam as sobrancelhas arqueadas, que dão a essa raça de gato um olhar tão característico. Os olhos do gato Korat são grandes e redondos e geralmente de um intenso verde, mesmo que já se tenham visto exemplares com olhos azuis. As orelhas desse animal são grandes e altas e o nariz é bem pronunciado, mas não pontiagudo.

Sem dúvidas, dentro das características do gato Korat, a mais particular de todas é a sua pelagem, que varia de curta a semi-comprida, mas que em todos os casos é de um azul-prateado inconfundível, sem manchas ou outras tonalidades.

Gato Korat: cuidados

Por ter uma pelagem não muito comprida, não é necessário escovar o pelo do seu gato Korat mais de uma vez por semana. Além disso, já que essa raça de gato é bem forte, os cuidados que os Korat terão que receber são relacionados mais à alimentação, que deve ser balanceada, ao exercício, já que é recomendado que se divirtam com ratos de brinquedo ou outras atividade para que eles não fiquem impacientes, e ao carinho, vital para todo o tipo de bichinho de estimação.

É indispensável que o gato Korat aproveite de um enriquecimento ambiental adequado, com brincadeiras e jogos variados, raspadores com alturas diferentes e até prateleiras exclusivas para ele, já que esse felino ama as alturas. Também preste atenção no estado dos olhos observando se estão irritados ou se há ramelas, as orelhas que devem estar limpas e dos dentes que devem ser escovados com regularidade.

Gato Korat: personalidade

O gato Korat é muito carinhoso e tranquilo, gosta muito da companhia dos tutores. Se ele for conviver com outro animal ou com uma criança, a sociabilização deverá ser treinada com mais atenção, já que muitas vezes esse gatinho pode se mostrar reticente em compartilhar seu lar com outros. Mesmo assim, nada que uma boa educação social não resolva.

Nesse sentido, também se deve destacar que o adestramento não será algo difícil de conseguir pela grande inteligência dessa raça de gato. O gato Korat é capaz de assimilar novos truques com grande facilidade. O felino também se adapta a diferentes ambientes, não importando se ele vai viver em um apartamento de uma cidade grande ou em uma casa no campo, costuma ser feliz se todas as suas necessidades forem cobertas.

Além disso, essa raça de gato é famosa pelo carinho e afeto em relação às pessoas, assim como pela paixão por brincadeiras e jogos, principalmente os de encontrar ou perseguir objetos escondidos. O gato Korat também é muito comunicativo, tanto visual com auditivamente, e por isso, você sempre saberá se seu bichinho de estimação está bem ou não. Os miados desse felino são responsáveis por transmitir os sentimentos. Assim, a personalidade dos Korat é totalmente transparente e direta.

Gato Korat: saúde

O gato Korat geralmente é uma raça de gato bastante saudável e tem uma idade média de 16 anos, no entanto, isso não quer dizer que ele não pode ficar doente. Uma das patologias que podem afetar os Korat é a gangliosidose, que atinge o sistema neuromuscular, mas que pode ser descoberta e diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida do gato. Já doenças congênitas graves não devem ser a maior preocupação dos tutores do gato Korat em relação à saúde.

O mais importante é, igualmente a outras raças de gato, estar atento ao calendário de vacinas e de desparasitação do animal assim como consultas ao veterinário frequentes para que seu gato sempre esteja com a melhor saúde possível.

Bibliografia
  • The Cat Financers Association. About the Korat. Disponível em: http://cfa.org/breeds/breedskthrur/korat.aspx;
  • Fédération Internationale Féline. Korat. Disponível em: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/KOR.pdf

Fotos de Gato Korat

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Korat

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Korat

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Korat
1 de 6
Gato Korat

Voltar ao topo da página