menu
Partilhar

Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Atualizado: 31 agosto 2021
Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

O vizsla oubraco-húngaro-de-pelo-curto é um cachorro que se destacou durante anos na caça. Felizmente, hoje se destaca em todos os tipos de atividades e exercícios. Seu olfato apurado e grande interesse pela água fazem deste cão um excelente companheiro para pessoas dinâmicas e ativas.

Nesta ficha da raça vizsla, explicaremos tudo o que você precisa saber se estiver pensando em adotar um. Detalharemos juntos suas principais características, bem como seu temperamento e os cuidados de que precisa. Este é um cão muito ativo, que precisará de uma família com qualidades semelhantes.

Continue lendo e descubra se o vizsla é o cão perfeito para você.

Origem
  • Europa
  • Hungria
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Os ancestrais do braco-húngaro-de-pelo-curto eram cães que acompanhavam as tribos nômades dos magiares, que ocupavam a Europa central. Existem documentos do século XIV que fazem referência a cães muito semelhantes ao vizsla, mas foi somente no século XVIII que este se tornou importante como cão de caça e especialmente como cão de aponte.

A raça permaneceu saudável na Hungria por muito tempo, até ser afetada pela Segunda Guerra Mundial. Depois dessa guerra, a população de bracos-húngaros quase desapareceu. Posteriormente, um grupo de criadores húngaros recuperou a raça, e somente em 1936 ela foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional como braco-húngaro-de-pelo-curto.

O nome em húngaro é rövidszöru magyar vizsla, mas fora da Hungria a raça é conhecida simplesmente como vizsla. Essa palavra na verdade significa apenas "apontador" ou "pointer", mas se tornou popular para se referir à raça fora de seu país de origem. O mesmo não aconteceu com sua raça irmã, o braco-húngaro-de-pelo-duro.

Características do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

O vizsla é um cão de porte médio e elegante. De acordo com o padrão aceito pela Federação Cinológica Internacional (FCI), possui pelo curto, com uma coloração de semente amarelada. Ele é um cão leve e esbelto, mas musculoso e forte ao mesmo tempo.

Seu corpo é um pouco mais longo do que alto, dando a este cão um perfil ligeiramente retangular. O dorso é firme, reto e musculoso. O lombo é curto e largo. A garupa é larga e também um tanto longa. O peito é largo e profundo. A linha inferior forma uma curva elegante ao nível da barriga, onde é ligeiramente recolhida.

A cabeça do vizsla é seca e aristocrática. O crânio é largo e ligeiramente abobadado. Possui um sulco delicado que vai do osso occipital à depressão naso-frontal (stop), que é moderado. O nariz, largo e bem desenvolvido, deve ser um pouco mais escuro que a pelagem, em harmonia com o pelo. O focinho é rombudo e reto. Os olhos são ovais, de tamanho médio e de aspecto vivo. São marrons e de preferência escuros, embora olhos âmbar ou amarelos sejam comuns nesta raça de cão. As orelhas são finas e caem nas laterais das bochechas. A cauda apresenta inserção baixa e é grossa na base. É longa o suficiente para atingir o jarrete. Quando o cão está ativo, pode levantá-la horizontalmente.

A pelagem do braco-húngaro é curta, densa e dura. Cobre todo o corpo e não apresenta uma subcamada. Pode ser qualquer tom de amarelo semente, mas são permitidas pequenas manchas brancas nos dedos e uma pequena mancha branca no peito (embora não sejam desejáveis por criadores da raça).

A altura na cernelha, de acordo com o padrão da FCI, deve ficar entre 58 e 64 centímetros para os machos e entre 54 e 60 centímetros para as fêmeas. Este padrão não indica um peso ideal, mas os machos costumam pesar entre 20 e 27 quilos, enquanto as fêmeas costumam pesar entre 18 e 25 quilos.

Temperamento do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Os vizslas são cães que formam um vínculo muito próximo com suas famílias humanas. Eles tendem a seguir uma pessoa da família o tempo todo. Também são cães muito inteligentes, curiosos e dinâmicos.

Naturalmente, eles são grandes caçadores e estão sempre dispostos a procurar e apontar pequenos animais, principalmente aves. Uma de suas qualidades comportamentais mais notáveis ​​é seu fascínio pela água. Esses cães gostam muito de pular na água e nadar. Outra qualidade é que eles geralmente não costumam latir muito.

Os bracos-húngaros-de-pelo-curto não são bons animais de estimação para indivíduos sedentários e famílias que preferem passar as tardes de sábado assistindo filmes, porque esses cães têm energia de sobra. Em vez disso, são excelentes animais de estimação para famílias ou pessoas que gostam de praticar esportes com cães e atividades ao ar livre.

Cuidados do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Por ter o comprimento curto, o cuidado da pelagem é muito fácil, e uma escovação ocasional costuma ser suficiente para mantê-la em boas condições. Estes cães perdem pelo regularmente, mas uma característica interessante é que não têm um odor forte, mesmo quando molhados. Não precisam tomar banho com muita frequência, sendo melhor banhá-los apenas quando estiverem sujos.

As necessidades de exercício e companhia desta raça são muito altas. Para ter um vizsla, é necessário garantir a ele suficiente prática de exercícios, tanto físicos como mentais. Os jogos de inteligência, por exemplo, são muito apropriados para esta raça.

Devido ao seu temperamento dinâmico, esses cães não se adaptam muito bem à vida em apartamentos se isso implicar em poucos passeios ou significar que não conseguirão realizar atividades físicas. A melhor coisa é que tenham um jardim cercado, onde possam correr livremente. Isso não elimina a necessidade dos passeios, mas garante uma melhor qualidade de vida ao braco-húngaro.

Educação do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Seu temperamento é muito amigável com pessoas próximas, mas tendem a ser muito protetores de seus territórios e família. Por isso, é muito importante socializar estes cães desde filhotes. Quando bem socializados, eles podem se dar bem com adultos, crianças, cães e outros animais de estimação. É muito importante trabalhar este aspecto para desfrutar de um cão adulto sociável, sem medos e nada agressivo. Se bem educado, o vizsla é um cão excelente.

Apesar de serem muito corajosos na caça e bastante protetores de suas famílias, os vizslas são cães muito sensíveis e não toleram punições. Por esse motivo, é melhor evitar os estilos de adestramento tradicional e focar em estilos de adestramento positivo. Quando o adestramento é feito de maneira positiva, como o adestramento com clicker, estes cães aprendem muito rapidamente e obtém excelentes resultados.

O problema de comportamento mais comum desta raça é a destrutividade. Estes cães são muito dinâmicos e precisam de muito exercício e companhia. Quando ficam sozinhos por muito tempo e não têm nada para fazer, eles ficam frustrados e destroem tudo o que encontram pelo caminho. Por isso, o uso do kong é altamente recomendado, uma vez que os tranquiliza e pode ajudar com a ansiedade por separação.

Longas caminhadas diárias e bastante tempo brincando ajudam a evitar que os vizslas se tornem destrutivos. A prática de esportes caninos como o agility também pode ajudar a canalizar as energias desses cães.

Saúde do vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Esta raça não é especialmente suscetível a doenças, mas algumas linhagens podem apresentar com maior frequência algumas patologias hereditárias como as seguintes: distrofia progressiva da retina, osteopatia craniomandibular, hemofilia A, displasia de quadril, alergias de pele e epilepsia.

Com uma visita veterinária regular a cada 6 meses e um rigoroso acompanhamento do calendário de vacinação e desparasitação, podemos desfrutar de um cão saudável e feliz por muito tempo.

Fotos de Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto
1 de 5
Vizsla ou braco-húngaro-de-pelo-curto

Voltar ao topo da página