Partilhar

Shorkie

Atualizado: 18 junho 2020
Shorkie

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre uma raça fascinante de cachorro, cujo recente aparecimento justifica que ainda não seja tão popular quanto deveria. Estamos falando do cachorro Shorkie, esse nome te soa familiar? Você pode pensar que parece "yorkie", e não é sem razão, porque essa é uma raça mestiça que surgiu do cruzamento entre um Shih-tzu e um Yorkshire Terrier, resultando em um filhote de cachorro de tamanho toy com uma personalidade que é tudo, menos pequena. Quer conhecer melhor esta nova e curiosa raça? Leia e descubra todos as características do Shorkie.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Shorkie

Os Shorkies surgiram no início do século XXI nos Estados Unidos da América, onde criadores decidiram fazer cruzamentos controlados entre duas raças icônicas, o Yorkshire Terrier e o Shih-tzu. Embora seja uma raça muito recente, certamente há muito o que falar, pois possui características incríveis, algumas ainda a serem descobertas, uma vez que não aparecem de maneira concreta até se passarem algumas gerações.

Desta forma, o Shorkie provém de duas raças bem conhecidas, ambas consideradas raças toy, como evidenciado por seu padrão oficial estabelecido pelo American Kennel Club (AKC), e famosas também por sua inteligência, sua personalidade aberta e amigável e seu porte incrível. Esses cachorros mestiços recebem outros nomes, como: Shorkie-tzu, Yorkie-tzu ou Shih-tzu-yorkie mix.

Características do Shorkie

O Shorkie é um cachorro pequeno, sendo classificado como uma raça toy. De fato, quando são filhotes, mal atingem um quilo de peso, enquanto um Shorkie adulto está na faixa de peso entre 3 e 6 kg, e sua altura varia de 15 a 35 centímetros na cernelha. Isso mostra que há bastante variabilidade, principalmente devido às diferentes cargas genéticas de cada indivíduo, podendo ser predominante o Yorkshire ou o Shih-tzu. Sua expectativa de vida varia entre 11 e 16 anos.

Esses cachorrinhos têm uma morfologia um tanto diferente entre um exemplar e outro, pois geralmente apresentam uma imagem corporal resultante da mistura dos Shih-tzu e dos Yorkshires em diferentes proporções. Em geral, possuem corpo compacto, musculatura moderadamente desenvolvida, cauda fina e curvada. Quanto à sua cabeça, alguns exemplares são braquicefálicos, característica compartilhada com o Shih-tzu, enquanto outros se parecem mais com Yorkshires e não têm essa morfologia. De qualquer forma, seu focinho é fino e aparado, com orelhas triangulares dobradas para a frente e trufa escura.

O pelo do Shorkie é médio longo ou pronunciado, apresentando um toque extremamente sedoso e muito delicado. Em alguns exemplares, a estrutura típica de duas camadas do Shih-tzu é herdada, com uma subcamada lanosa e uma camada superior menos densa. Nesses cachorros, o isolamento térmico é logicamente melhor do que naqueles com apenas uma camada de pelo, principalmente no frio.

Cores do Shorkie

Como no tamanho, há uma variabilidade considerável na cor da pelagem do Shorkie. Os mais frequentes são: preto, leonado, marrom, azul, vermelho e branco, em como todas as suas combinações.

O filhote do Shorkie

O filhote de Shorkie tem um tamanho muito reduzido, porque com 10 semanas de idade é muito raro que alcance um quilo de peso. Esses pequeninos precisam de muita atenção, principalmente em relação à companhia, pois são muito sensíveis, desde tenra idade, à solidão, exigindo altas doses de amor e dedicação. Especialmente quando são pequenos, é importante prestar atenção à sua educação mais básica, tentando fazer com que se adaptem progressivamente aos costumes e horários de sua casa, sua moradia e seus possíveis companheiros, humanos ou animais.

Nesta raça híbrida, é vital garantir uma boa hidratação e alimentação pois, devido ao baixo percentual de gordura corporal, elas tendem a desenvolver hipoglicemia, algo que pode ser evitado se forem bem alimentados, sem excessos, mas sem escassez. Também é essencial garantir descanso suficiente, uma vez que eles crescem e precisam reabastecer sua energia para desenvolver adequadamente seu pequeno organismo, de modo que os cochilos são muito importantes, pois precisam dormir a maior parte do dia para estarem saudáveis.

Personalidade do Shorkie

A personalidade que os exemplares de Shorkie costumam apresentar é realmente impressionante. Eles parecem não estar cientes de seu tamanho pequeno, pois têm uma personalidade poderosa. São tremendamente impulsivos e não tendem a pensar muito sobre o que fazem, o que pode facilmente causar problemas, pois não percebem os perigos a tempo.

Em geral, eles se destacam por serem muito enérgicos, sempre procurando brincar com tudo o que veem em movimento e querendo atenção de sua família humana. Eles são muito carinhosos e adoram as sessões de mimos e as atenções recebidas.

Continuando com a personalidade dos cachorros Shorkie, às vezes eles podem latir muito, assim como os Yorkshires, principalmente quando confrontados com barulho, visitas ou estranhos, pois são um pouco desconfiados desses últimos. No entanto, quando as pessoas o conhecem, certamente criam laços maravilhosos com o Shorkie, embora ele sempre tenda a manter um laço especial com quem considera sua pessoa de referência.

Cuidados do Shorkie

Em geral, considera-se que cachorros da raça Shorkie exigem que certos cuidados para estarem em boas condições, portanto, não são os mais adequados para pessoas que não têm tempo ou que não desejam uma raça muito exigente em certos aspectos. Por exemplo, por serem cachorros ativos, eles precisam se exercitar diariamente para liberar sua transbordante energia, de modo que exigem passeios e horas de brincadeiras. Além disso, isso é vital para manterem um peso adequado, já que os Shorkies tendem a ganhar muito peso porque são bastante gulosos e ansiosos com a comida. Assim, se não se mexem, eles tendem a ganhar peso facilmente, o que afeta negativamente sua saúde cardiovascular.

Quanto à pelagem, ela geralmente requer atenção, e precisa ser escovada regularmente para permanecer saudável e brilhante. Especificamente, recomenda-se escová-la uma vez por dia, e essa é a melhor maneira de manter sua pelagem livre de emaranhados e sujeira ambiental. Finalmente, devemos destacar a importância do enriquecimento ambiental, porque são cachorros enérgicos e brincalhões. Portanto, fornecer ao Shorkie brinquedos variados e jogos de inteligência é mais do que aconselhado.

Educação do Shorkie

O Shorkie herda sua grande personalidade das raças progenitoras, o que pode fazer com que de mostre teimoso e ansioso para se safar. Contudo, embora isso possa te fazer perder a paciência com seu treinamento, é possível ensiná-lo, você só precisa saber quais técnicas são as mais produtivas. Por exemplo, considerando sua gula, os especialistas comentam que, nesse caso, os prêmios como guloseimas ou comida geralmente funcionam muito bem. O mesmo acontece na maioria dos casos com brinquedos ou jogos, pois essa raça é muito brincalhona. Em geral, o mais importante é evitar os castigos e a agressividade a todo custo, porque além de serem algo bastante desagradável para todos, não produzem os resultados desejados, apenas fazendo o animal se mostrar mais obstinado e se recursar a obedecer.

Algumas recomendações para o Shorkie são: realizar sessões frequentes, mas curtas, de menos de meia hora, assim eles ficam mais receptivos; cansá-los um pouco antes com jogos ou caminhadas para acalmar os nervos; encontrar um lugar tranquilo, livre de distrações como sons ou movimentos; e basear toda a sessão em carinho e respeito. Como em todos os cachorros, o reforço positivo é sempre a melhor maneira de treinar um Shorkie.

Saúde do Shorkie

O Yorkshires e os Shih-tzu geralmente apresentam uma série de doenças congênitas, isto é, hereditárias e ligadas à raça devido à sua genética. Por exemplo, neste artigo, podemos ler sobre as doenças mais frequentes do Yorkshire Terrier em detalhes, incluindo condições como as cataratas ou o colapso traqueal.

No entanto, por ser um cachorro híbrido, o Shorkie geralmente apresenta maior resistência a essas doenças, que podem afetá-lo, mas com uma incidência muito menor. Algumas das doenças que ocorrem em Shorkies são problemas orais e dentais, o glaucoma e a síndrome respiratória associada à braquicefalia, nos casos em que o exemplar possui essa morfologia mais semelhante à do Shih-tzu. Também é verdade que a raça ainda não tem uma longa história, portanto, tendências a sofrer com determinadas patologias ainda podem ser desconhecidas.

Em geral, o que você deve levar em consideração para preservar a saúde do Shorkie é a realização de exames veterinários regulares, nos quais sejam administradas vacinas, desparasitações e testes analíticos rigorosos. Isso serve para verificar se sua saúde está boa e detectar anormalidades o mais rápido possível, a fim de poder tratá-las precocemente.

Adotando um Shorkie

Os Shorkies são cachorros enérgicos e felizes, e se você quer que um deles faça parte da sua família, isso é algo que deve ter em mente o tempo todo. Por quê? Bem, porque isso implica que às vezes eles ficam muito nervosos, exigindo mimos, jogos e muita atenção, por isso você deve considerar se tem tempo e forças necessárias para atender a essas necessidades.

Tendo considerado seriamente a questão da adoção, tendo claras as demandas de ter um cachorro e as obrigações associadas ao seu bom cuidado, você pode começar a pensar sobre onde vai procurar o animal. Nós, do PeritoAnimal, recomendamos iniciar a pesquisa nas associações, abrigos e canis mais próximos de você, expandindo a taxa de pesquisa se não encontrar. Os Shorkies são mais frequentes do que você pensa nas entidades de adoção de cachorros, assim como quase a maioria dos cruzamentos híbridos. Se você não encontrar um disponível no momento, também pode ter paciência e esperar um pouco, para caso algum exemplar seja resgatado.

Fotos de Shorkie

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Shorkie

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Shorkie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Hellen
Eu tenho uma Shorkie o nome dela é Manu e ela tem 2kg e é bem saudável e bem agitada.

Shorkie
1 de 3
Shorkie

Voltar ao topo da página