menu
Partilhar

Setter inglês

Atualizado: 13 dezembro 2021
Setter inglês

O setter inglês é uma raça inglesa muito antiga que existe desde a Idade Média e que se destinava à caça de aves. Eles são cachorros enérgicos e sociáveis, que amam a companhia humana em todas as idades, bem como a companhia de outros animais, desde que não sejam presas potenciais, com as quais não possam conter seu instinto de caça.

São cachorros grandes, robustos e bem balanceados, com uma pelagem longa, macia, ondulada e mosqueada, muito característica. Sua educação deve ser firme e constante, pois, embora sejam muito inteligentes, perdem sua atenção muito rapidamente e são facilmente distraídos. Eles são fortes e saudáveis, mas parecem estar predispostos a uma série de doenças. Continue lendo esta ficha de raça do PeritoAnimal para conhecer as características do setter inglês, a origem da raça, a personalidade, educação, cuidado, saúde e onde adotar um setter inglês.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do setter inglês

O lindo setter inglês é um cachorro originário da Inglaterra, onde a raça foi definida. Sua origem começa na Idade Média, acredita-se que estes cachorros são descendentes do braco, o pointer francês e o pointer espanhol, mas também tem parte da raça spaniel em seu DNA. Este cachorro era anteriormente conhecido como o "spaniel setter".

No século XIX, o inglês Edward Laverack iniciou o programa de criação e seleção desta raça a partir de um casal que ele adquiriu em 1825. Desta forma, as características da raça setter inglês foram definidas aqui por mais de meio século. Após sua morte, seu amigo Richard Purcell Llewellyn misturou cachorros Laverack com setters de outros criadores e desenvolveu uma variante menor da raça chamada Llewelyn English Setter, especialmente para caça e trabalho de campo, em oposição ao Laverack English Setter, uma raça maior e mais notável para concursos de beleza canina..

Estes cachorros foram criados para caçar aves com redes por mais de cinco séculos. Graças ao seu incrível olfato, estes cachorros ficavam parados no chão quando detectavam suas presas, momento em que os caçadores sabiam que deveriam espalhar a rede para capturar as aves. Isto foi posteriormente mudado para uma posição quase sentada com o advento das armas de fogo para que os caçadores pudessem vê-las à distância.

Em 1890 foi fundado o English Setter Club e seu padrão foi aceito internacionalmente. Ao longo dos anos, estes cachorros se tornaram cada vez mais populares e são agora uma raça mundialmente famosa.

Características do setter inglês

O setter inglês é robusto e de tamanho médio a grande, com uma altura ao garrote de 55 a 68 cm e um peso de 25 a 30 kg. A essência desta raça reside em sua cabeça e em sua expressão suave e gentil, com seu focinho quadrado e crânio oval com osso occipital bem definido. As orelhas devem ser baixas com comprimento moderado e com pelos mais grossos na parte superior da orelha. Os olhos são castanhos escuros, grandes e expressivos e sempre alerta.

De acordo com as características do setter inglês, a mandíbula deste cachorro deve ter uma mordida completa e regular em tesoura, estando os dentes incisivos superiores em frente aos incisivos inferiores. O pescoço é esguio e bastante longo. O lombo cai ligeiramente na ponta e o peito é profundo. O rabo é forte e com franjas de pelos e de comprimento médio que não devem ultrapassar o jarrete. As patas são fortes e robustas para suportar muita atividade.

Cores do setter inglês

A pelagem do setter inglês é mais abundante nas orelhas, no peito e nas pernas. A pelagem é longa, ondulada, sedosa e malhada. O padrão de cor é devido à combinação do tom branco da pelagem com a cor das manchas ou malhagens, de modo que os seguintes tipos podem ser distinguidos:

  • Setter inglês blue belton: preto e branco
  • Setter inglês orange belton: branco e laranja
  • Setter inglês liver belton: branco e castanho-avermelhado
  • Setter inglês tricolor: branco, preto e laranja

Personalidade do setter inglês

O setter inglês é um cachorro muito simpático e amigável com todos os tipos de pessoas e animais, se dando muito bem com crianças e também sendo sociável com adultos e idosos. É um cachorro dependente que precisa de companhia humana para ser feliz, portanto não é uma raça de cachorro adequada para pessoas que tendem a passar muitas horas longe de casa. Da mesma forma, raramente apresentará comportamento agressivo.

Deve-se notar que, devido a seu grande instinto de caça, tende a perseguir qualquer presa potencial, portanto, se você tiver outro tipo de animal de estimação em casa, como pássaros ou pequenos roedores, eles podem estar em perigo.

Por outro lado, esta é uma raça de cachorro muito ativa e enérgica. No entanto, apesar de serem cachorros muito ativos que precisam estar em movimento diário, quando chegam em casa eles tendem a relaxar e se acalmar em poltronas ou camas, desde que tenham sido capazes de gastar a energia acumulada. Finalmente, é importante notar que esta raça de cachorro não suporta ser deixada sozinha em casa, portanto é aconselhável educar estes cachorros para que eles saibam como administrar a solidão de forma positiva.

Treinamento do setter inglês

O setter inglês é um cachorro muito inteligente, o que indicaria que é um cachorro fácil de treinar e educar, mas isto não é inteiramente verdade, pois é uma raça tão inteligente quanto distraída, por isso, facilmente se distrai. Por este motivo, deve ser realizado um treinamento constante e equilibrado, baseado no reforço positivo, recompensando os comportamentos desejados, sem punição ou retirada de alimentos ou jogos, pois isto só tornará o processo educacional mais estressante.

Deve-se ter especial cuidado em seu treinamento com sua tendência a latir e seu grande instinto de caça. Por esta última razão, é essencial realizar uma socialização correta desde o início, quer adotemos um filhote ou um setter inglês adulto. Este processo é essencial, especialmente se houver outros animais em casa, como coelhos ou porquinhos-da-índia. Para fazer isso, recomendamos que você leia estes artigos:

Cuidados com o setter inglês

Devido ao seu alto grau de energia e vitalidade, estes cachorros precisam de muito exercício todos os dias, especialmente quando estão crescendo. É um cachorro perfeito para os tutores que têm muito tempo livre e que gostam de longas caminhadas, explorar ou correr muito. Também é importante proporcionar um bom enriquecimento ambiental com uma variedade de brinquedos.

Outro aspecto importante dos cuidados com cachorros setter ingleses é a higiene do pelo. Sua pelagem longa e sedosa deve ser escovada pelo menos uma ou duas vezes por semana para evitar nós e emaranhados. A higiene dos ouvidos também é importante, pois suas longas orelhas podem ser predispostas ao acúmulo de cera e secreções que promovem infecções. Os dentes também devem ser limpos diariamente para manter a boa saúde dental e prevenir danos e doenças nas gengivas e dentes.

Estes cachorros têm a tendência a engordar, especialmente aqueles que não fazem o exercício diário de que necessitam. Por esta razão, sua dieta deve ser adequadamente racionalizada para não exagerar ou colocar muito pouca ração, utilizando um alimento completo e equilibrado destinado às espécies caninas e alimentando duas a três vezes ao dia. A água também deve estar disponível o tempo todo.

Dado que estamos lidando com cachorros dependentes que não toleram bem a solidão, este fato deve ser levado em conta em seus cuidados, pois eles não podem ser deixados sozinhos por longas horas ou podem se tornar cachorros destruidores.

Para prevenir doenças infecciosas, deve ser realizado um cronograma de vacinação correto e completo, e para evitar parasitas e as doenças que eles podem transmitir, os setters ingleses devem ser desparasitados rotineiramente.

Saúde do setter inglês

A expectativa de vida do setter inglês é entre 10 e 14 anos. Em geral, eles são cachorros bastante saudáveis, mas há alguns problemas dos quais eles são propensos a sofrer. Estes problemas são:

  • Displasia de quadril e cotovelo: parecem ter uma predisposição hereditária à incongruência entre os ossos que formam as articulações do quadril e do cotovelo. Isto causa instabilidade na articulação que progressivamente a danificará e enfraquecerá, desenvolvendo osteoartrite, dor, manqueira e fraqueza muscular ou atrofia.
  • Fratura na cauda: devido ao grande entusiasmo do setter inglês, estes cachorros podem bater seu rabo em superfícies duras e quebrar alguns de seus ossos da cauda ou coccígea.
  • Otite: como mencionado acima, as longas orelhas desses cachorros predispõem ao acúmulo de secreções que promovem infecções e inflamações do pinhão e do canal auditivo, fazendo-os desenvolver otite infecciosa ou parasitária que emite um mau cheiro e causa muita dor e coceira nos cachorros afetados.
  • Surdez: possivelmente associada com a cor branca, alguns cachorros podem nascer surdos ou parcialmente surdos em um ou mais ouvidos.
  • Dilatação gástrica: por serem tão vorazes e terem um apetite e vitalidade tão vorazes, eles podem comer alimentos vorazmente, especialmente após intenso exercício, fazendo com que o estômago se expanda e se encha de ar. Isto os predispõe à rotação e bloqueio do fornecimento de sangue e pode causar sinais clínicos como sialorréia, depressão, vômitos não produtivos, anorexia, palidez das mucosas, dor, desmaios e choque.
  • Alergias cutâneas: estes cachorros têm pele sensível, o que os predispõe a alergias de pele ou podem ser secundários à genética, ao estado nutricional e ao meio ambiente. Os colonizadores ingleses são particularmente sensíveis aos ácaros e ao pelo humano e, em menor grau, aos fungos, pólen e picadas de pulgas.

Onde adotar um setter inglês?

Adotar um setter inglês não deve ser muito difícil, pois, infelizmente, devido ao fato de serem cachorros com tendência a latir e de não tolerarem ficar sozinhos por muito tempo, muitas pessoas decidem abandoná-los ou levá-los a abrigos para animais. Desta forma, ao perguntar em abrigos e refúgios para animais, você pode encontrar um cachorro ou eles podem lhe dizer onde você pode adotar um. Outra opção é procurar associações de resgate de setter na internet, onde haverá vários cachorros setter para adoção.

É preciso ressaltar que todos os cachorros merecem adoção, eles são igualmente maravilhosos mesmo que não sejam um setter inglês ou tenham outro tipo de pedigree ou raça. Portanto, encorajamos você a adotar um cachorro desde que você possa atender a todas as suas necessidades, independentemente de serem de raça pura ou sem raça definida (SRD).

Fotos de Setter inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Setter inglês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Setter inglês
1 de 8
Setter inglês

Voltar ao topo da página