Partilhar

Pastor Bergamasco

Atualizado: 23 setembro 2019
Pastor Bergamasco

O Pastor Bergamasco é um cachorro de porte médio, de aspecto rústico, de pelagem comprida e abundante que forma umas mechas muito particulares. Por essa característica, esse animal ganhou o divertido apelido de cachorro com dreads. O Pastor Bergamasco tem uma personalidade excepcional e é um ótimo cachorro para ajudar no pastoreio ou para fazer companhia para você e toda sua família.

Se você está pensando em adotar um bichinho de estimação dócil e companheiro, não deixe de ler essa ficha do PeritoAnimal sobre o Pastor Bergamasco, uma raça de cachorro que, ao contrário do que muitos podem pensar, não precisa de nenhum cuidado especial para a pelagem que possui, já que as mechas do cão são formadas naturalmente, e só é necessário dar banhos quando o animal estiver muito sujo. Além disso, a personalidade calma e dócil faz com que o Pastor Bergamasco seja ótimo na convivência com crianças e outros animais de estimação.

Origem
  • Europa
  • Itália
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Pastor Bergamasco: origem

A origem do Pastor Bergamasco é desconhecida, já que a mesma é muito antiga. No entanto, sabe-se que essa raça de cachorro foi descoberta pela primeira vez nos Alpes italianos e que ela era muito numerosa nos vales dos arredores de Bergamo, capital da região da Lombardia e de onde provém o nome do animal. Mesmo que não seja uma raça de cachorro muito popular em todo o mundo, o Pastor Bergamasco se difundiu pela Europa e por alguns países do continente americano.

Pastor Bergamasco: características

A altura ideal dos machos do Pastor Bergamasco é de 60 cm da cernelha ao chão, enquanto das fêmeas, de 56 cm. Já o peso dos cachorros dessa raça costuma estar entre os 32 e 38 kgs para os machos e entre os 26 e 32 kgs para as fêmeas. O perfil do corpo desse cachorro é quadrado, já que a distância entre os ombros até as nádegas é igual à altura da cernelha ao chão. O peito do animal é amplo e profundo, enquanto o ventre em si é mais retraído.

A cabeça do Bergamasco é grande e, devido à pelagem que a recobre, parece ainda maior, porém está em proporção com o restante do corpo. Os olhos, grandes e de um tom marrom escuro, têm uma expressão doce, gentil e atenta mesmo que seja difícil vê-los por detrás de tanto pelo. As orelhas são semi-caídas e de pontas arrendondadas. A cauda dessa raça de cachorro é grossa e forte na base, mas se estreita até chegar na ponta.

A pelagem do Pastor Bergamasco, uma das principais características desse tipo de cão, é muito abundante, comprida e de diferentes texturas por todo o corpo. Na parte do tronco do animal o pelo é áspero, semelhante com o pelo de uma cabra. Já na cabeça, a pelagem é menos áspera e cai cobrindo os olhos. No resto do corpo o pelo forma as peculiares mechas, que fazem com que esse Pastor seja chamado também de cachorro de dreads.

A pelagem costuma ser acinzentada com manchas de diferentes tons de cinza ou até preto. O pelo dessa raça de cachorro também pode ser completamente preto, mas desde que a cor seja opaca. Além disso, manchas brancas são aceitas por entidades internacionais, como a Federação Cinológica Internacional (FCI), mas apenas quando não superam um quinto da superfície total do pelo do cão.

Pastor Bergamasco: personalidade

O Pastor Bergamasco é uma raça de cachorro inteligente, atenta e paciente. Ele é dono de um temperamento estável e de uma grande concentração, o que faz com que esse tipo de cachorro seja excelente para várias funções, especialmente relacionadas ao pastoreio, como conduzir e tomar conta de rebanhos.

O Bergamasco é um cachorro dócil que não costuma demonstrar qualquer tipo de agressão. No entanto, esses animais são mais reservados com estranhos e, por isso, podem ser bons cães de guarda. Esses cachorros tendem a se dar bem com as pessoas que os criam, inclusive com crianças. Também são bastante amigáveis com outros cães e têm uma certa facilidade para socializar com outros bichos de estimação.

Mas é importante ressaltar que, para se ter um Pastor Bergamasco equilibrado, é necessário que este seja socializado desde filhote. Sendo assim, um Pastor Bergamasco filhote deve receber uma socialização um treinamento completos para que, no futuro, tenha um bom comportamento não apenas com a família que o acolheu, mas também com os demais.

Essa raça de cachorro costuma desenvolver alguns problemas de comportamento sempre que não tenha espaço suficiente para se exercitar e que não receba atenção adequada. Esses cães podem ser excelentes bichinhos de estimação para famílias com crianças, contudo, é necessário tomar cuidado para que o animal não seja maltratado sem querer pelos pequenos. Como qualquer outra raça, não é recomendado que um cachorro e uma criança muito pequena fiquem sozinhos sem a supervisão de um adulto.

Pastor Bergamasco: cuidados

Diferente de outras raças de cachorro, o Pastor Bergamasco praticamente não precisa de cuidados com a pelagem. As mechas do animal se formam naturalmente, mesmo que algumas vezes seja preciso separá-las manualmente. Além disso, só é necessário dar banho nesses cachorros quando estes estão sujos. Especialmente os cachorros que vivem ao ar livre devem receber banhos com pouca frequência, apenas 2 ou 3 vezes por ano para evitar que o pelo perca a resistência natural. Esses animais demoram para ficar com o pelo seco depois de lavado.

O Bergamasco precisa de muito exercício e não é um cachorro adequado para viver em apartamentos pequenos. O ideal para essa raça de cachorro é viver em granjas ou fazendas nas quais o animal pode ajudar na condução do rebanho. Quando esses cães vivem em uma casa, necessitam de um longo passeio diário, além de algum tempo reservado a brincadeiras e jogos. Os esportes caninos e outras atividades com cachorro, como o herding (pastoreio, em inglês), podem ajudar a canalizar parte da energia que esses animais têm.

Pastor Bergamasco: educação

Pela sua grande inteligência, o Pastor Bergamasco responde bem ao adestramento canino. Essa raça de cachorro pode ser treinada com diferentes técnicas de adestramento. No entanto, deve-se levar em conta que os melhores resultados são alcançados quando esses cachorros recebem o treinamento para conduzir rebanhos. Além disso, o adestramento positivo costuma dar melhores resultados sempre que realizado de maneira correta.

Pastor Bergamasco: saúde

O Pastor Bergamasco tende a ser saudável e a não contar com doenças comuns e próprias da raça. Mesmo assim, como qualquer outro tipo de cachorro, o Bergamasco pode desenvolver qualquer patologia canina existente. Por isso, é essencial que essa raça de cachorro receba todos os cuidados de saúde que merece e precisa, como ter em dia os calendários de vacinação e de desparasitação (interna e externa) e ser levado ao veterinário, pelo menos, uma vez por ano para realizar consultas e exames de rotina.

Bibliografia
  • Imagem 8: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Pastor Bergamasco

Vídeos de Pastor Bergamasco

1 de 3
Vídeos de Pastor Bergamasco
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Bergamasco

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Bergamasco

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pastor Bergamasco
1 de 8
Pastor Bergamasco

Voltar ao topo da página