Educação básica

Clicker para cães - o que é e como funciona

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 30 junho 2016
Clicker para cães - o que é e como funciona
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

De certeza que já aconteceu mais de uma vez querer dizer ao seu pet que esse comportamento que acabou de ter foi do seu agrado. Desenvolver a comunicação entre o seu cachorro e você é um processo bonito e apaixonante, embora para alguns donos seja muito frustrante uma vez que não conseguem resultados.

A base de toda a comunicação é o carinho e a paciência, embora também seja útil para nós entender como o nosso pet pensa. No PeritoAnimal vamos explicar para você o uso de uma ferramenta muito interessante para melhorar a comunicação com o seu pet e, também reforçar o seu adestramento, o clicker.

Continue lendo este artigo e saiba o que é e como funciona o clicker para cães.

Também lhe pode interessar: O reforço positivo em cães

Índice

  1. O que é o clicker?
  2. Vantagens do adestramento com clicker
  3. Carregar o clicker
  4. Exemplo de adestramento com clicker
  5. Verdades e mentiras sobre o adestramento com clicker
  6. Uso incorreto do clicker
  7. E se não tiver clicker?

O que é o clicker?

O clicker é um pequena caixinha com um botão que emite um som cada vez que clica nele. Este instrumento é um reforçador de comportamento, assim cada vez que o cachorro ouvir o "click" vai perceber que fez algo de bem. É como se dissesse ao seu pet "muito bem feito" e ele entendesse.

Este reforçador de comportamento ajuda-nos em dois aspetos, por um lado é um substituto das guloseimas (a comida não deixa de ser um reforço positivo de comportamento) e por outro, podemos premiar um comportamento espontâneo do cachorro.

Imagine que está no parque com o seu cão. O seu cachorro está solto e a alguns metros de si. De repente, aparece um filhote que salta para cima do seu cachorro porque quer brincar. O seu cachorro senta-se e suporta com paciente o cachorro mais pequeno. Você vê esse comportamento e quer dizer ao seu cachorro "muito bem, esse comportamento é muito bom". Ao invés de ir correndo para dar uma guloseima ao seu cachorro, pois é provável que quando chegasse junto dele já fosse tarde, pode simplesmente clicar no botão do clicker para o premiar.

Com o clicker você também consegue se aproximar mais do seu pet e melhorar a vossa comunicação, este instrumento vai ajudar-vos a entenderem-se melhor. E não se esqueça que a melhor relação que pode ter com um cachorro é a baseada no carinho.

Clicker para cães - o que é e como funciona - O que é o clicker?

Vantagens do adestramento com clicker

O adestramento com clicker apresenta toda uma série de vantagens que deve ter em conta se ainda tiver dúvidas sobre o seu uso. Uma das mais notáveis é que através deste método o cachorro aprende para perseguir um propósito, não por hábito. Desta forma, a aprendizagem dura mais tempo porque o cão é consciente do comportamento e da ação que está realizando. Além desta, destacam-se os seguintes pontos:

  • Simples: O seu manuseio é muito fácil de perceber.
  • Criatividade: Ao facilitar a comunicação entre você e o seu cachorro, vai ser mais fácil para você ensinar-lhe muitos truques. Deixe a sua imaginação voar e passe ótimos momentos ensinando novas ordens ao seu pet.
  • Estímulo: Este tipo de aprendizagem faz com que o seu cachorro esteja mais motivado e interessado.
  • Concentração: A comida é um grande reforçador, mas por vezes o nosso cachorro está demasiado dependente dela e não presta atenção ao exercício. Com o clicker não existe esse problema.
  • Reforço a distância média: Pode recompensar ações que o seu cachorro estará sempre do seu lado.
Clicker para cães - o que é e como funciona - Vantagens do adestramento com clicker

Carregar o clicker

Carregar o clicker não é mais que o processo ou exercício que deve realizar o seu cachorro para que ele associe o som do click a um prêmio.

O exercício básico de carga é emitir o som "click" e logo depois dar uma guloseima ao seu cachorro. Para saber mais sobre este processo entre no nosso artigo sobre carregar o clicker do cachorro no adestramento. É importante que antes de continuar com o adestramento com o clicker se certifique que este passo foi corretamente realizado e o seu cachorro percebeu como funciona o clicker.

Clicker para cães - o que é e como funciona - Carregar o clicker

Exemplo de adestramento com clicker

Imagine que quer ensinar ao seu cachorro fingir que chora ou que está triste, ou seja, que coloque a pata na cara.

Para isso siga estes passos:

  1. Escolha uma palavra para dar essa ordem. Lembre-se que deve ser uma palavra que o seu cachorro não ouça normalmente, caso contrário corre o risco de ele confundir e não conseguir que o adestramento funcione.
  2. Coloque no focinho do cachorro algo que o chame à atenção. Por exemplo, um post-it.
  3. Quando vir que ele coloca a pata para querer tirá-lo diga a palavra escolhida "triste", por exemplo.
  4. Logo depois clique no clicker.
  5. Quando estiver ensinando uma nova ordem ao cachorro pode usar pequenas guloseimas para além do clicker, assim de certeza que não se esquecerá e aprenderá mais rapidamente.

Como vê, trata-se de um exercício muito rápido. Fazê-lo apenas com guloseimas pode se tornar mais difícil do seu cachorro aprender.

Clicker para cães - o que é e como funciona - Exemplo de adestramento com clicker

Verdades e mentiras sobre o adestramento com clicker

Pode ensinar um exercício ao cachorro sem sequer tocar nele: verdade.

Com o adestramento com clicker pode ensinar-lhe exercícios sem a necessidade de tocar nele ou de lhe colocar uma coleira.

Pode conseguir que o seu cachorro esteja perfeitamente treinado sem nunca lhe ter colocado uma trela ou coleira: mentira.

Apesar de puder ensinar os exercícios sem a necessidade de colocar ao seu cachorro uma trela, vai precisar de uma coleira e trela para a aprendizagem. Isto é necessário quando começar a praticar os exercícios em locais onde haja muitas distrações, como a rua ou num parque.

De qualquer forma, a coleira e a trela utilizam-se apenas como medidas de segurança para evitar que o seu cachorro caminhe ou carro em zonas perigosas, como uma estrada. Não se utilizam como métodos corretivos ou de castigo.

Terá de recompensar o seu cachorro para sempre com comida: mentira.

Poderá eliminar gradualmente as recompensas de comida com um programa de reforço variável e diversificando os reforçadores. Ou, melhor ainda, usando reforçadores da vida cotidiana.

Um cachorro de idade pode aprender novos truques com o adestramento com clicker: verdade.

Não importa a idade do seu cachorro. Tanto os cães mais velhos como os filhotes podem aprender com esta técnica. O único requisito é que o seu cão tenha as forças necessárias para seguir um programa de adestramento.

Uso incorreto do clicker

Alguns treinadores têm a ideia de que o clicker é uma espécie de caixa mágica que funciona sem a necessidade de lhe dar comida ou proporcionar jogos ao cachorro. Estes treinadores têm o hábito de fazer click várias vezes sem dar nenhum reforçador. Então, nas suas sessões de adestramento ouve-se muito "click-click-click-click-click", mas não se vê muito reforçamento.

Ao fazer isto, os treinadores anulam o valor que o clicker tem, uma vez que não serve para reforçar os comportamentos do cachorro. No melhor dos casos, este é um procedimento inútil que incomoda mas não prejudica o adestramento. No pior dos casos, o adestrador concentra-se mais na ferramenta que no adestramento e não progride.

Clicker para cães - o que é e como funciona - Uso incorreto do clicker

E se não tiver clicker?

O clicker é muito útil, no entanto não é imprescindível. Se não tiver um clicker, pode substituí-lo fazendo click com a sua língua ou usando uma palavra curta.

Lembre-se que deve usar uma palavra curta e que não usa com frequência para não confundir o cachorro. O som que usar no lugar do click deve ser diferente das ordens de obediência canina.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Clicker para cães - o que é e como funciona, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Pressione apenas uma vez o clicker por cada ação.
  • Nunca use o clicker para chamar a sua atenção, poderia perder o seu significado de reforço positivo.
  • O tempo que passa entre a ação positiva e o som deve ser muito curto, caso contrário o seu pet não entenderá.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Clicker para cães - o que é e como funciona