Cachorros

Cachorro pila argentino

Atualizado: 19 setembro 2022
Cachorro pila argentino

O cachorro pila argentino é uma raça de pequeno porte originária da Argentina, como seu próprio nome já identifica. Sua característica mais chamativa é a ausência de pelos, de fato, a palavra pila significa "nu" na língua quechua. Os exemplares desta raça são amigáveis, afetuosos e brincalhões, o que os converte em excelentes animais de companhia, embora sejam pouco conhecidos fora da Argentina.

Quer saber mais sobre o cachorro pila argentino? Se é assim, nos acompanhe nesta ficha do PeritoAnimal em que falaremos sobre as principais características desta raça canina.

Origem
  • América
  • Argentina
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Índice

  1. Origem do cachorro pila argentino
  2. Características do cachorro pila argentino
  3. Personalidade do cachorro pila argentino
  4. Cuidados do cachorro pila argentino
  5. Educação do cachorro pila argentino
  6. Saúde do pila argentino
  7. Onde adotar um cachorro pila argentino

Origem do cachorro pila argentino

O cachorro pila é um cachorro sem pelos originário da Argentina, reconhecido como raça nativa deste país. Existem diversas teorias sobre a origem destes cães, embora tudo parece apontar que procedem do cão-pelado-peruano. Dizem que estes cães eram utilizados pelos incas como presentes para as populações vizinhas. Assim, estes cães sem pelos puderam chegar ao noroeste da Argentina, especificamente na província de Salta, do Peru.

As evidências arqueológicas sugerem que a raça começou a se moldar a partir da conquista espanhola no século XV, como consequência do isolamento destes exemplares caninos na Argentina. No entanto, somente no princípio do século XX que esta raça começou a ganhar popularidade na Argentina. Em suas origens, o cachorro pila foi utilizado como "cachorro medicinal" para acompanhar os enfermos acamados, já que por não terem pelos, sua temperatura se transmitia com facilidade e permitia aquecer as pessoas que acompanhavam.

Características do cachorro pila argentino

O pila argentino é uma raça reconhecida pela Associação Canina Argentina, no entanto, até o momento não foi registrado como raça pela Federação Cinológica Internacional (FCI). A Associação Canina Argentina reconhece duas variedades de cachorro pila:

  • Cachorro pila pequeno: aqueles com menos de 35 cm de altura na cernelha.
  • Cachorro pila mediano: aqueles com uma cernelha de 35 a 45 cm.

Sua característica mais evidente é a ausência de pelo, o que o faz ser um cachorro especialmente sensível ao frio que adora ficar no sol para se aquecer. Por não terem pelos, é importante protegê-los do sol com protetores solares. É característico desta raça se bronzear no verão para se proteger do sol, recuperando uma cor de pele mais rosada no inverno.

A seguir, elencamos alguns dos traços mais importantes do seu padrão racial:

  • São cachorros pequenos: com um peso que oscila entre os 6,5 e 8 kg. Apesar de serem magros, possuem um corpo forte e bem proporcional.
  • A cabeça é mais longa do que larga: além disso, tem um stop moderado. O nariz é pequeno e de qualquer cor.
  • Os olhos podem ser de qualquer cor: exceto azuis. Geralmente os cachorros de pele escura tem olhos quase negros, enquanto que os de pele mais clara tem olhos mais amarelados. O olhar é brilhante e tem uma expressão alegre e viva.
  • As orelhas são moderadamente grandes e muito móveis: quando estão em alerta as mantêm retas, mas em repouso podem estar alongadas para trás.
  • O pescoço é moderadamente longo: fino e ligeiramente arqueado, acoplando-se ao dorso com uma curva suave.
  • A cauda tem uma implantação alta: é longa, fina e curva. Em movimento, a leva arqueada para trás, enquanto que em repouso fica baixa e arqueada para trás, nunca fica próxima ao ventre.
  • A pele é fina e lisa: quente ao tato e completamente sem pelos no corpo. Alguns exemplares têm uma pequena quantidade de pelo na cabeça, nas orelhas, na parte inferior da cauda e no final das extremidades. No entanto, estes pelos não formam um verdadeiro manto, mas sim uma pelagem rala, com textura de cerdas quando estão curtos e um pouco mais sedosos quando estão mais longos.

Cores do cachorro pila argentino

O padrão racial descrito pela Associação Canina Argentina estabelece que tanto a pele, como o pelo naqueles exemplares que o tenham, podem apresentar qualquer cor ou combinação de cores.

Personalidade do cachorro pila argentino

O pila argentino é um cachorro doce, afetuoso e brincalhão, o que o converte em um excelente animal de companhia. Trata-se de uma raça fiel aos seus tutores, bom para crianças e amigável com outros animais domésticos. No entanto, tende a se mostrar desconfiado diante de estranhos.

Embora seja um bom cachorro de guarda, quase nunca tem reações agressivas. Tampouco pode apresentar problemas de comportamento, mesmo que seja um cachorro muito ativo, que necessita realizar exercício físico diário para poder liberar seu excesso de energia.

Se deseja conhecer os melhores cães de guarda, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal que te recomendamos.

Cuidados do cachorro pila argentino

Como qualquer raça, o pila argentino requer uma série de cuidados para se manter física e mentalmente saudável. Um dos pontos mais importantes é o cuidado com a pele. Por não ter pelos que a proteja, sua pele pode se machucar com maior facilidade que as demais raças. A seguir, elencamos algumas recomendações para se considerar:

  • Alimentação: a dieta é muito importante para garantir um bom crescimento do nosso cachorro. No caso do pila argentino, é necessário que prestemos bastante atenção na alimentação já que ele tem tendência à engordar. Além disso, conforme vai envelhecendo, ele perde a maioria dos dentes, por isso teremos que adaptar sua dieta à esta necessidade. Não deixe de visitar este post sobre alimentos para cachorros sem dentes.
  • Exercício: é importante levar em consideração que o pila argentino, embora seja um cachorro pequeno, tem um alto nível de energia, por isso necessita realizar exercícios ao menos algumas vezes ao dia. O ideal é combinar os passeios com jogos ou esportes que os mantenham física e mentalmente ativo durante boa parte do dia.
  • Higiene: para o banho, devem ser utilizados sabões especiais para cachorros sem pelos. Deve ser aplicado na pele protetor solar e evitar que se exponham ao sol durante muito tempo ou nas horas mais quentes do dia. São cachorros especialmente friolentos, por isso nunca devem ser mantidos ao ar livre no inverno. Ao sair para a rua, é conveniente protege-los com abrigos de cachorro. Os cachorros pilas argentinos são mais susceptíveis às picadas de insetos, por isso é conveniente revisar periodicamente sua pele em busca de picadas de mosquitos ou outros insetos.

Educação do cachorro pila argentino

O pila argentino é um cachorro inteligente que é fácil de educar. Como qualquer outra raça, é imprescindível oferecer uma correta educação e socialização desde idades jovens, para evitar problemas de comportamento na vida adulta.

Saúde do pila argentino

O pila argentino é um cachorro que vive bastante, com uma expectativa de vida entre os 15 e os 20 anos. Trata-se de uma raça pouco propensa a ter problemas de saúde, embora com os anos possa desenvolver problemas de mastigação devido aos seus dentes débeis e incompletos. Por motivos genéticos, todos os pilas não possuem pré-molares e, frequentemente, também de outras peças dentais posteriores.

Além disso, são mais propensos a desenvolver problemas dermatológicos devido à não possuírem um manto de pelo que proteja sua pele. É importante proteger-lhes do sol com a aplicação de protetores solares em creme.

Onde adotar um cachorro pila argentino

O pila argentino é uma raça pouco comum e muito pouco conhecida fora da Argentina. Por isso, se está pensando em incluir um cachorro desta raça na família, é possível que seja complicado encontrar um exemplar. Existe um movimento conservadorista da raça, com programas de proteção e reprodução, embora a maioria destes programas sejam realizados nos países americanos onde se cria esta raça. No entanto, pode tentar entrar em contato com alguma das associações encarregada da conservação desta raça para que possam te orientar na busca.

Em qualquer caso, lembre-se que o verdadeiramente importante na hora de incluir um novo mascote na família não é que cumpra com nenhum padrão racial, mas que você possa se adaptar fielmente às suas necessidades e estilo de vida.

Fotos de Cachorro pila argentino

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cachorro pila argentino

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 3
Cachorro pila argentino