Porque os gatos tricolores são fêmeas

Porque os gatos tricolores são fêmeas

Certamente que alguma vez ouviu dizer que os gatos de três cores são sempre fêmeas. Isso é verdade? São sempre fêmeas?

Neste artigo do Peito Animal explicamos-lhe porque isto acontece com todos os detalhes para que possa descobrir se se trata de uma característica própria das fêmeas ou, pelo contrário, os machos também podem ter o pelo de três cores.

Continue lendo para descobrir a resposta à pergunta: porque os gatos tricolores são fêmeas e veja se realmente não acontece nos felinos macho.

Gatas tricolor

As gatas tricolor, também conhecidas como carey, caracterizam-se por apresentarem um padrão peculiar de coloração na pelagem. O seu pelo têm tons de laranja, negro e branco. As proporções de cada cor são variáveis.

Nos gatos existem três cores básicas, o negro, o alaranjado e o branco. Sendo o resto das cores o resultado de gradientes e misturas das anteriores.

Os genes do animal são responsáveis pleo padrões de pelo, listrado, liso ou às manchas, assim como pela cor e pela combinação das cores no pelo.

O que determina a cor do pelo?

A cor do pelo nos gatos é uma característica ligada ao sexo. Isto significa que a informação para a cor do pelo se encontra nos cromossomos sexuais.

Os cromossomos são estruturas que se encontram no núcleo das células e contêm todos os genes do animal. Os gatos possuem 38 cromossomos: 19 vindos da mães e 19 do pai. Os sexuais são aqueles cromossomos que determinam o sexo e cada um é fornecido por um progenitor.

Os gatos, como todos os mamíferos, têm dois cromossomos sexuais: X e Y. A mãe dá o cromossomo X e o pai pode dar o X ou o Y.

  • XX: Fêmea
  • XY: Macho

As cores preto e alaranjado estão no cromossomo X. Ou seja, para que se expressem deve estar presente o cromossomo X. O macho só possui um X, por isso só será preto ou alaranjado. As fêmeas ao possuírem dois X podem ter genes para o preto e para o alaranjado.

Por outro lado, a cor branca não está logada ao sexo do animal. Apresenta-se independentemente do gênero. Por este motivo uma gata pode apresentar as três cores. Porque têm dois cromossomos x e apareceu também o branco.

Combinações

Dependendo da dotação cromossômica que o indivíduo receba aparecerá uma ou outra cor. O preto e o laranja estão codificados no mesmo cromossomo, se está presente o alelo X0 a gata será laranja se está o Xo será preta. É caso X0Xo, quando um dos genes se inativa, o responsável pelo aspeto tricolor.

As fêmeas podem herdar três combinações:

  • X0X0: gata laranja
  • X0Xo: gata tricolor
  • XoXo: gata preta

Os machos só têm duas:

  • X0Y: gato laranja
  • XoY: gato preto

O branco é determinado pelo gene W (white) e expressa-se de forma independente. Por isso pode fazer combinações com as outras cores. Existem gato preto e branco, laranja e branco e só brancos.

Tipos de gatas tricolores

Dentro das gatas tricolor existem vários tipos. apenas se diferenciam na proporção de branco ou no tipo de padrão do pelo:

  • Gata calicó ou gatas espanholas: Nestas gatas predominam a cor branca no abdômen, patas, peito e queixo. Têm manchas pretas e alaranjadas na pele. O preto costuma ser acinzentado. Na imagem observamo uma gata deste tipo.
  • Gata carey ou tartaruga: As cores estão misturadas de forma assimétrica. O branco é escasso. As cores costumam estar diluídas em tons mais claros. Predomina o preto.
  • Gata tricolor tigrada: É uma divisão entre as anteriores. O padrão é tigrado com três cores.

Existem gatos macho tricolor?

Sim. Os gatos tricolor existem, embora seja muito raro vê-los. Deve-se a uma anomalia cromossômica. Estes gatos em vez de terem dois cromossomos sexuais (XY) possuem três (XXY). Por terem dois cromossomos X podem apresentar o preto e o alaranjado como as fêmeas.

Conhece-se como Síndrome de Klinefelter e normalmente causa esterilidade. É uma doença pouco frequente que derruba o mito de que todas as gatas tricolor são fêmeas. Mas por se tratar de uma anomalia podemos dizer que em situações normais todas as gatas tricolor costuma ser fêmeas.

Continue navegando pelo Perito Animal para descobrir outras informações sobre gatos:

  • Como cuidar de um gato
  • O cio dos gatos - sintomas e cuidados
  • Quais são as plantas tóxicas para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos tricolores são fêmeas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.