Porque o pescoço da girafa é grande
![Giselly Lillmans](https://cdn0.peritoanimal.com.br/pt/users/2/2/0/img_22_50_square.jpg)
![Porque o pescoço da girafa é grande](https://cdn0.peritoanimal.com.br/pt/posts/4/7/8/porque_o_pescoco_da_girafa_e_grande_22874_600.jpg)
De Lamarck até os dias atuais, passando pelas teorias de Darwin, a evolução do pescoço das girafas sempre esteve no centro de todas as investigações. Por que o pescoço da girafa é grande? Qual é a sua função?
Esta não é a única característica que define as girafas, são uns dos maiores animais que vivem atualmente na Terra, e um dos mais pesados. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre porque o pescoço da girafa é grande e outras curiosidades sobre este animal tão lindo e intrigante.
O pescoço da girafa e a coluna vertebral
A coluna vertebral é a característica que define um grande grupo de animais, os vertebrados. Cada espécie tem uma coluna vertebral única, desenvolvida para as necessidades específicas desses grupo de animais.
Normalmente, a coluna vertebral se estende da base do crânio até a cintura pélvica e, em alguns casos, continua para formar a cauda. Ela é constituída por tecido ósseo e fibrocartilaginoso, estruturado em discos ou vértebras que se sobrepõem umas às outras. O número de vértebras e sua forma varia de acordo com a espécie correspondente.
Geralmente, em uma coluna vertebral existem cinco grupos de vértebras:
- Cervicais: correspondem às vértebras localizadas no pescoço. A primeira de todas, que se liga ao crânio, chama-se "atlas", e a segunda, "axis".
- Torácicas: vão desde a base do pescoço até o final do tórax, onde não há mais costelas.
- Lombares: são as vértebras da região lombar.
- Sacras: vértebras que se encontram no quadril.
- Coccígeas: vértebras finais dos animais vertebrados com cauda.
![Porque o pescoço da girafa é grande - O pescoço da girafa e a coluna vertebral](https://cdn0.peritoanimal.com.br/pt/posts/4/7/8/o_pescoco_da_girafa_e_a_coluna_vertebral_22874_0_600.jpg)
Características físicas da girafa
A girafa, Giraffa camelopardalis, é um ungulígrado pertencente à ordem Artiodactyla, por ter dois dedos em cada casco. Compartilha algumas características com cervos e bovinos, por exemplo, como seu estômago tem quatro câmaras, é um animal ruminante, e não tem dentes incisivos ou caninos na mandíbula superior. Também possui características que a distingue desses animais: seus chifres são cobertos de pele e seus caninos inferiores têm dois lóbulos.
É um dos maiores animais do mundo e pesados. Podem chegar a medir quase 6 metros de altura, uma girafa adulta pode atingir uma tonelada e meia de peso.
Embora muitas pessoas se perguntam quantos metros têm o pescoço da girafa o certo é que, além disso, é o animal que tem as pernas mais longas. Os ossos dos dedos e os pés são muito longos. A ulna e o rádio dos membros dianteiros e a tíbia e fíbula dos traseiros costumam estar fundidos e são longos também. Mas os ossos que realmente se encontram alongados nesta espécie são os ossos que correspondem aos pés e mãos, ou seja, os tarsos, metatarsos, carpos e metacarpos. As girafas, como o resto dos ungulígrados, andam nas pontas dos pés.
Quantas vértebras tem o pescoço da girafa?
O pescoço da girafa é esticado, assim como as pernas. Elas não têm um número exorbitante de vértebras, a verdade é que essas vértebras são exageradamente alongadas.
Como todos os mamíferos, exceto o bicho-preguiça e o peixe-boi, as girafas têm sete vértebras no pescoço, ou vértebras cervicais. Uma vértebras de uma girafa macho adulta pode chegar a medir 30 centímetros de comprimento, de maneira que seu pescoço pode, no total, chegar a medir 2 metros.
A sexta vértebra do pescoço dos ungulígrados tem formato diferente do restante, mas nas girafas ela é muito similar à terceira, quarta e quinta. A última vértebra cervical, a sétima, é também parecida com as demais, enquanto que em outros ungulígrados essa última vértebra passou a ser a primeira vértebra torácica, ou seja, tem um par de costelas.
![Porque o pescoço da girafa é grande - Quantas vértebras tem o pescoço da girafa?](https://cdn0.peritoanimal.com.br/pt/posts/4/7/8/quantas_vertebras_tem_o_pescoco_da_girafa_22874_2_600.jpg)
Para que serve o pescoço da girafa?
Desde Lamarck e sua teoria sobre a evolução das espécies, antes da teoria de Darwin, a utilidade do pescoço da girafa já era muito discutida.
Os primeiros estudos sugerem que o comprimento do pescoço da girafa servia para alcançar os galhos mais altos das acácias, árvores das quais as girafas se alimentam, de maneira que os indivíduos com o pescoço mais longo tinham à sua disposição mais alimentos. Essa teoria foi, mais tarde, desacreditada.
O que a observação desses animais ensinou é que as girafas usam seus pescoços para se defender de outros animais. Também usam durante o cortejo, quando as girafas machos lutam entre si, golpeando pescoços e chifres.
![Porque o pescoço da girafa é grande - Para que serve o pescoço da girafa?](https://cdn0.peritoanimal.com.br/pt/posts/4/7/8/para_que_serve_o_pescoco_da_girafa_22874_3_600.jpg)
9 curiosidades sobre as girafas
Para além das questões que comentamos anteriormente sobre quantas vértebras têm o pescoço da girafa, quantos metros têm o pescoço da girafa, porque o pescoço da girafa é grande, essas são algumas das curiosidades sobre as girafas mais interessantes e que com certeza você não fazia ideia:
- As girafas dormem entre 20 minutos a 2 horas por dia;
- As girafas passam a maior parte do dia em pé;
- Os rituais de acasalamento da girafa duram no máximo 2 minutos;
- Girafas são animas extremamente pacíficos;
- As girafas bebem muito pouca água;
- Em apenas um passo uma girafa pode atingir 4 metros de distância;
- As girafas podem chegar até 20 km/hora;
- A língua da girafa pode chegar a 50 cm;
- As girafas fazem barulhos parecidos aos de uma flauta;
Conheça mais curiosidades sobre as girafas neste artigo do PeritoAnimal.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o pescoço da girafa é grande, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
- Holdrege, C. (2005). Giraffe’s Long Neck. The Nature Institute, 1 – 94.
- Solounias, N. (1999). The remarkable anatomy of the giraffe's neck. Journal of Zoology, 247(2), 257 - 268.