Curiosidades do mundo animal

Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 14 julho 2023
Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades

A girafa (Giraffa camelopardalis) é, sem dúvida, uma espécie surpreendente, porque é o animal terrestre mais alto do mundo, algo que não passa despercebido. Ela está classificada como vulnerável e é nativa da África, estando especialmente presente no sul e leste da região.

As girafas podem medir entre 5 e 6 metros de altura, sendo os machos mais altos que as fêmeas. Esse dado nos sugere que as estruturas corporais desses animais devem se adaptar às suas dimensões, e é por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a língua da girafa. Você se pergunta qual a cor da língua da girafa? Ou quer saber mais sobre seu tamanho e outras curiosidades? Então continue lendo!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre as girafas

Índice

  1. Como é a língua da girafa?
  2. Qual a cor da língua da girafa?
  3. Qual o tamanho da língua da girafa?
  4. Outras características da língua da girafa

Como é a língua da girafa?

A girafa é um animal ruminante, de modo que é um um herbívoro estrito que se alimenta de folhas, flores, sementes e frutas. Embora possa ter uma dieta variada, ela tem preferência por acácias. Além disso, ela aproveita solos ricos em minerais, lambendo-os diretamente para complementar sua nutrição. Como é ruminante, seu estômago é dividido em quatro compartimentos e, para otimizar a obtenção de nutrientes, a girafa mastiga repetidamente o bolo alimentar, algo que costuma fazer enquanto se desloca de um lugar para o outro. No entanto, e como curiosidade sobre as girafas, se compararmos alguns órgãos do sistema digestivo com os de outros ruminantes, vemos que os das girafas são menores ou estão menos desenvolvidos, como é caso do rúmen e do omaso.

A língua da girafa é um órgão proporcional ao seu tamanho, sendo longa. Ela repousa dentro de seu focinho, que é caracterizado por ser estreito, e se apoia em seus lábios superiores, os quais são bastante flexíveis para poder alcançar as folhas que estão localizadas nas partes mais altas das árvores e que somente ela tem acesso.

Entre as características da língua da girafa, podemos destacar o seguinte:

  • A presença de um crescimento ou inchaço na parte superior, conhecido anatomicamente como "torus lingual", enquanto nas laterais ela se deprime, formando sulcos chamados de "fossas linguais".
  • Ela possui glândulas salivares que contribuem para produção de saliva, o que é imprescindível para iniciar o processamento do alimento com a ajuda de enzimas especializadas que se misturam com a vegetação.
  • Diferentemente dos bovinos, como as vacas e os touros, a língua da girafa é muito mais móvel e isso se deve ao fato de que ela possui uma maior inserção caudal no músculo genioglosso, o que também permite com que a girafa possa estender sua língua para fora da boca.
  • Ela é forte para comer até mesmo plantas espinhosas sem se machucar.

Não existem muitos estudos sobre a anatomia detalhada da boca das girafas e os dados existentes são de espécimes que morreram em cativeiro, nos quais ocorrem mudanças devido ao tipo de alimentação que recebem, sendo diferente do consumo natural de plantas que existem em seus habitats naturais. Nesse sentido, só existem dados gerais sobre a língua das girafas.

 

Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades - Como é a língua da girafa?

Qual a cor da língua da girafa?

Já vimos algumas características anatômicas, contudo, você com certeza deve estar se perguntando qual a cor da língua da girafa. Bem, a língua da girafa é de cor escura que pode ser vista como roxa, azulada ou quase preta. Porém a cor escura da língua da girafa está presente somente na parte mais próxima da frente, ou seja, a parte que é exposta para fora da boca, isso porque do centro em direção à cavidade oral sua cor se torna mais clara e rosada.

Nas girafas, a coloração escura da língua é devida à presença de um pigmento conhecido como melanina, que é o responsável por essa tonalidade. Assim como ocorre com a pele, dependendo das combinações e das concentrações de melanina são produzidas diferentes colorações no tecido.

Agora, por que a língua da girafa tem concentrações de melanina que a tornam quase negra? A resposta pode estar no fato de que a girafa habita em áreas onde a radiação solar pode ser muito intensa, como em savanas, florestas abertas e regiões secas. Esses animais se movimentam constantemente e colocam sua língua para fora com frequência para se alimentarem, assim, a coloração escura lhe fornece proteção contra queimaduras dos raios solares. Essa é a relação mais lógica, no entanto, como mencionamos, faltam estudos sobre esse órgão para que se confirme essa teoria, visto que somente os cientistas têm a palavra final sobre o assunto.

Qual o tamanho da língua da girafa?

A língua da girafa não é apenas forte e escura, mas também muito longa, mantendo uma relação proporcional com o seu grande tamanho. Nesse sentido, a língua da girafa mede de 45 a 50 cm, podendo ser um pouco mais ou menos longa em alguns indivíduos.

Com essa língua musculosa, a girafa tem a capacidade de alcançar a vegetação espinhosa que se encontra na copa das árvores, a qual só ela é capaz de alcançar devido à sua altura. Sua planta preferida é a acácia, que é conhecida por ser uma planta espinhosa, o que não limita esse ruminante a se alimentar dela, graças às características de sua língua.

Descubra mais curiosidades sobre as girafas neste outro artigo.

Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades - Qual o tamanho da língua da girafa?

Outras características da língua da girafa

Agora que você já sabe o tamanho da língua da girafa e suas principais características anatômicas, vejamos alguns dados de interessantes relacionados com este órgão e, em geral, com sua boca:

  • A boca da girafa, incluindo sua língua, tem uma disposição anatômica semelhante à das vacas.
  • Quando as girafas estão em cativeiro, ocorre certa modificação de seus dentes, os quais têm maior desgaste, resultado da alimentação muitas vezes comercial que contrasta com a natural.
  • Os dutos salivares também são semelhantes aos dos bovinos.
  • A língua desse animal pode ser considerada como de tipo preênsil por sua capacidade de agarrar e arrancar a vegetação, claro, que como já sabemos, ela também se apoia em seus lábios para fazer isso.

Continue aprendendo e não perca este outro artigo sobre como as girafas dormem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Maisano, S. (2006). Giraffa camelopardalis. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Giraffa_camelopardalis/
  • Pérez, W.; Michel, V.; Jerbi, H. & Vázquez, n. Anatomy of the mouth of the giraffe (giraffa camelopardalis rothschildi). int. j. morphol., 30(1):322-329, 2012. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/ijmorphol/v30n1/art57.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Língua da girafa - Cor, tamanho e curiosidades