Curiosidades do mundo animal

Pavão voa?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 agosto 2023
Pavão voa?

O pavão-azul (Pavo cristatus) ou simplesmente pavão, é uma ave originária da Ásia, especificamente dos países Bangladesh, Butão, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. No entanto, foi introduzido em várias partes do mundo, principalmente para ser exibido em parques ou zoológicos. Nesta espécie, há um marcado dimorfismo sexual, pois as fêmeas são cinzas, marrom e creme, enquanto que os machos exibem uma coloração chamativa. Quando eles desdobram suas caudas observamos um esplendor em toda a ave, com uma maravilhosa combinação de azul, verde e dourado, formando um padrão em forma de olhos múltiplos com as penas abertas. Esta espécie é uma das maiores de seu grupo, dentro da família Phasianidae, e embora possa voar, não possui a mesma capacidade de voo sustentado e longo alcance apresentado por outros tipos de aves.

Se você se pergunta se pavão voa, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde apresentamos mais informações a locomoção dos pavões.

Também lhe pode interessar: Pato voa ou não voa?

Índice

  1. O pavão voa ou anda?
  2. Como o pavão voa?
  3. Por que o pavão não voa muito?

O pavão voa ou anda?

O pavão é uma ave que pode tanto voar como caminhar, isso porque ele utiliza ambas formas de locomoção para se mover de um lado para o outro. No entanto, a forma predominante de deslocamento nos espaços em que habita é caminhando, diferentemente de outros tipos de aves, que são mais ativas em relação ao voo e se movem mais dessa maneira.

O voo é uma das principais características que associamos às aves, porque, além dos morcegos, são os únicos vertebrados atuais que possuem uma verdadeira capacidade de voar de forma sustentada. No entanto, alguns tipos de aves reduziram essa característica ou até mesmo a perderam por completo, como é o caso dos pinguins.

Dessa forma, o pavão voa, embora de forma limitada, mas se desloca muito bem caminhando com suas longas e fortes pernas. Podemos compará-lo com o pinguim, que não voa e nada melhor do que caminha em terra. O pavão não possui essa limitação para deslocar-se em terra.

Como o pavão voa?

O pavão possui um voo curto e rápido, o qual não pode se sustentar por muito tempo. Porém, essas aves são capazes de voar até os galhos mais baixos de uma árvore ou até mesmo até um telhado, pois têm a capacidade de alçar voos curtos ou saltos sem maior problema, de modo que a limitação está em não conseguir manter por muito tempo no ar.

Em seus espaços naturais, os pavões costumam ficar na terra durante o dia, mas estão muito alertas: movendo constantemente suas cabeças em busca de possíveis predadores. À noite, para dormir, eles voam até os galhos baixos das árvores e, em seguida, sobem pouco a pouco, buscando abrigo em estratos mais altos onde estejam seguros de seus predadores.

Em seu habitat natural, os pavões-azuis possuem vários predadores, como alguns felinos ou canídeos, por isso que precisam saber se proteger bem, devido às suas limitações para voar. Eles necessitam estar pelo menos a cerca de 5 metros do chão, porque, por exemplo, um macho tem uma cauda de mais de um metro de comprimento e um tigre pode se esticar em torno de 3 metros. Se o pavão está muito próximo ao solo, ele pode ser capturado com facilidade.

Por outro lado, embora os pavões necessitem de muita água para beber, não costumam tomar banho, particularmente os machos, porque a água cria um peso adicional em suas penas e os limita ainda mais em seus movimentos. Dessa forma, se eles se molharem, procuram algum lugar para se abrigarem até que sequem.

Essas belas aves, se são atacadas ou confrontadas, tentam se defender com suas esporas, que medem cerca de 2,5 cm. Contudo, elas não são muito eficazes contra predadores fortes. Quando há confronto entre machos, podem das saltos no ar e também usar suas esporas. Como último recurso, eles fogem para se esconder, se possível, dentro da vegetação, pois têm uma grande capacidade de se camuflar dentro dela, apesar de suas cores chamativas, que na realidade são projetadas para não serem detectadas facilmente.

Pavão voa? - Como o pavão voa?

Por que o pavão não voa muito?

O pavão não voa muito porque é uma ave grande e pesada, embora seja considerado uma das maiores aves voadoras, mas, como já mencionamos, esse voo não se sustenta por muito tempo. Eles podem pesar desde os 2,7 a 6 kg, têm uma envergadura de asas de 1,4 a 1,6 m e um comprimento entre 0,86 e 2,12m. Mas a limitação está especialmente relacionada com suas penas, que são tão longas na cauda que geram dificuldade para sustentar o voo. Outras aves pesadas conseguem voar porque possuem uma plumagem diferente. Você pode encontrar mais detalhes sobre "Por que o pavão abre sua cauda?" no seguinte post que recomendamos.

O habitat natural do pavão é constituído por bosques de caducifólias abertas, que podem ser mistas, secas ou sempre verdes, e eles preferem ficar longe dos humanos, se possível, embora com a sua domesticação, tenham demonstrado certa tolerância às pessoas, apesar de serem seus principais predadores.

É uma ave não migratória, que requer bons espaços para se alimentar e precisa de árvores onde possa se empoleirar para descansar e se esconder à noite de seus predadores. Portanto, como mencionamos, o pavão pode voar, mas com certas limitações quando comparado a outros tipos de aves.

Agora que você já sabe que pavão voa, não perca este outro artigo sobre dez aves que não voam, suas características e curiosidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pavão voa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BirdLife Internacional. (2016). Pavo cristatus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22679435A92814454.en
  • Fowler, E. (2011). "Pavo cristatus". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Pavo_cristatus/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pavão voa?