Curiosidades do mundo animal

Por que as cigarras cantam?

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 29 setembro 2022
Por que as cigarras cantam?

O canto das cigarras anuncia a chuva? Segundo especialistas, não há comprovação disso. Em algumas regiões do mundo, as cigarras ocorrem durante todo o ano e, em outras, são considerados sazonais, sendo chamadas de periódicas, por surgirem apenas em determinadas épocas.

Em diversas partes do Brasil acredita-se que quando as cigarras começam a cantar é sinal de que a chuva está a caminho. Mas, na verdade, isso depende muito da localização geográfica onde vivem. Em Brasília, por exemplo, historicamente a cigarra cantando significa que o período de seca está, sim, chegando ao fim. Já em outras partes do país e do mundo, elas usualmente começam a cantar quando as chuvas já começaram.

Mas afinal, por que as cigarras cantam? Qual o que significa do som desses insetos? As cigarras são perigosas? Qual o ciclo de vida da cigarra? Neste artigo do PeritoAnimal vamos tirar essas e outras dúvidas apresentando para você diversas fotos de cigarras e até um vídeo de uma cigarra cantando. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Passarinhos que cantam

Índice

  1. Características das cigarras
  2. Alimentação das cigarras
  3. Ciclo de vida da cigarra
  4. Xixi de cigarra é venenoso? As cigarras são perigosas?
  5. Por que as cigarras cantam?
  6. A cigarra explode quando canta demais?

Características das cigarras

As cigarras são insetos da ordem Hemiptera, da qual também fazem parte pulgões, percevejos e cochonilhas. Por sua vez, estão agrupadas na superfamília Cicadoidea.

A origem da palavra cigarra está no latim cicada, que significa verão e calor intenso. Na Grécia antiga, a cigarra era considerada um animal místico símbolo não apenas do calor, como também do brilho do sol.

Entre suas principais características, é impossível destacar o canto da cigarra, já que nenhum outro inseto é capaz de emitir sons estridentes como os delas, que são inconfundíveis.

Existem mais de 1.500 espécies de cigarras no mundo, animais estes que são encontrados principalmente em florestas tropicais, mas também em diferentes tipos de vegetações de clima quente ou frio. Milhões de cigarras são vistas todos os anos em países do Mediterrâneo, por exemplo. Há poucos predadores para elas, que são alvo de pássaros, quando adultas, e de besouros, tatus ou formigas, quando na fase de ninfas (recém-nascidas e/ou jovens).

Outra das características das cigarras é que seu tamanho varia bastante. Alguns indivíduos adultos têm menos de 2 centímetros de comprimento, enquanto outros ultrapassam os 13 centímetros.

No Brasil, uma das espécies mais comuns de cigarras é a Carineta fasciculata. Ela possui com uma coloração amarelada com linhas pretas no dorso e mede cerca de 3 centímetros de comprimento.

Neste outro artigo falamos sobre os diferentes tipos de insetos e suas características.

Por que as cigarras cantam? - Características das cigarras

Alimentação das cigarras

As cigarras são animais fitógafos: as ninfas das cigarras se alimentam da seiva das plantas, retirando os nutrientes que precisam diretamente da raiz. Já na fase adulta, as cigarras continuam se alimentando da seiva das plantas, mas passam a sugá-la pelo caule ou folhas.

Uma das curiosidades sobre a alimentação das cigarras é que, quando as ninfas se alimentam, elas injetam toxinas nas raízes das plantas. E quando estão em grande número, causam a descoloração, queda prococe das folhas e até sua morte, por provocarem a diminuição do fluxo de seiva nelas ou por danificarem as folhas ou galhos para depositar seus ovos, sendo consideradas pragas bastante relevantes em lavouras, como as dos cafezais.

Por que as cigarras cantam? - Alimentação das cigarras

Ciclo de vida da cigarra

O ciclo de vida da cigarra varia bastante, podendo alcançar 17 anos, dependendo da espécie.

Para começar, as cigarras são insetos ovíparos. Quando a ninfa sai do ovo, que usualmente está em cima de uma planta ou árvore, ela cai no chão e entra na terra. Fica ali, coladinha na raiz da planta, a uma profundidade que pode ser de alguns centímetros a quase 3 metros no subsolo, se alimentando de seiva. Este período pode durar 1, 2 ou até 17 anos, de acordo com a espécie.

Neste tempo, ela desenvolve uma carapaça dura, o chamado exoesqueleto. Em seguida, cava um túnel até a superfície em busca de árvores para se fixar. Durante à noite, sai da terra, em um buraco redondo de cerca de 1 centímetro de diâmetro.

Deslocando-se lentamente, utilizando a força de suas pernas anteriores, sobe sobre o tronco da árvore (ou outras superfícies verticais que estiverem ao seu alcance).

Após subir alguns centímetros até cerca de 2 metros de altura a ninfa fica estática, surgindo em seguida uma fenda na carapaça, de onde vai emergir o indivíduo adulto. Já fora do exoesqueleto, as asas começam a inflar até se formarem completamente. Este processo, chamado de metamorfose incompleta, pois a ninfa é muito parecida ao adulto, pode durar horas.

Depois que chega à fase adulta, a cigarra têm entre 1 e 3 meses de vida, no máximo, segundo a espécie. É quando, além de cantar, voa, se acasala e se reproduz depositando seus ovos em folhas e galhos.

Por que as cigarras cantam? - Ciclo de vida da cigarra

Xixi de cigarra é venenoso? As cigarras são perigosas?

Quem pensa que as cigarras são os únicos insetos a "fazer xixi", na verdade este é um comportamento da ordem Hemiptera, ou seja, pulgões e percevejos também o fazem. Como estes animais têm uma alimentação baseada em líquidos vegetais, este é o mecanismo que possuem para eliminar o excesso de água e açúcar ingeridos.

Portanto, se o "xixi da cigarra" é composto apenas por estes dois ingredientes, não, xixi de cigarra não é venenoso, sendo inofensivo para humanos e outros animais. Assim, podemos dizer que a cigarra não é perigosa, até mesmo porque ela não ataca, não morde e não se alimenta de outra coisa que não seja seiva.

Por excretarem um líquido levemente adocicado, outros insetos, como as formigas, apresentam interesse nele, e muitas "oferecem proteção aos pulgões em troca do líquido", explicou o pesquisador Bruno Uehara, em reportagem ao portal de notícias G1. [1]

Ao contrário do que muita gente acredita, a cigarra não mira e nem utiliza os "jatos de urina" para se defender. A cigarra pode "urinar" não apenas durante o voo, mas também enquanto se alimenta extraindo seiva, simplesmente com o objetivo de eliminar o excesso do líquido em seu corpo.

Por que as cigarras cantam? - Xixi de cigarra é venenoso? As cigarras são perigosas?

Por que as cigarras cantam?

Se você mora em uma região com estes insetos, com certeza conhece o canto da cigarra. Principalmente se houver dezenas delas juntas, formando uma verdadeira sinfonia.

No mundo animal, alguns bichos cantam por diferentes motivos: para se comunicarem, ataque, defesa, marcar território, afastar inimigos e acasalamento. Mas por que as cigarras cantam?

As cigarras cantam por um motivo simples: atrair fêmeas para copularem. Quando você ouvir uma cigarra cantando, saiba de antemão que se trata de um indivíduo macho.

Mas o som da cigarra não é emitido nem com a boca nem com algum tipo de vibração vocal. O barulho da cigarra macho é produzido no chamado órgão cimbálico, localizado em seu abdômen. No interior do inseto, há uma espécie de caixa acústica - uma bolsa de ar envolta por uma membrana que funciona como uma câmara de ressonância. Quando os músculos do órgão cimbálico se contraem, eles fazem essa tal caixa acústica vibrar, produzindo o famoso canto da cigarra.

As cigarras fêmeas não emitem sons porque seu órgão cimbálico é atrofiado, não contando com a membrana vibrátil.

O canto de algumas espécies de cigarra podem alcançar facilmente os 120 decibéis, classificado na faixa de som ensurdecedor! Para se ter uma ideia, podemos comparar esse barulho da cigarra ao de um avião decolando ou ao show de uma banda de rock.

Outras espécies de cigarra emitem um barulho tão agudo que nem é ouvido por humanos. Uma outra curiosidade sobre as cigarras é que elas contam com uma proteção contra o próprio canto que emitem: seus tímpanos - grandes membranas que funcionam como orelhas - reagem quando o macho canta, dobrando-se para evitar possíveis danos causados pelo som altíssimo.

Neste outro artigo também explicamos por que os pássaros cantam.

No vídeo a seguir você confere uma cigarra cantando:

A cigarra explode quando canta demais?

Com o passar dos anos surgiram mitos curiosos sobre esses insetos cantantes. As cigarras cantam até explodir? É verdade que a cigarra explode para ganhar asas? Vamos explicar isso um pouco melhor.

O fato de as carapaças das cigarras serem encontradas em troncos de árvores, plantas e até em paredes com fendas no dorso faz muita gente acreditar que as cigarras explodem e morrem. Mas como já explicamos na seção sobre o ciclo de vida das cigarras, esse exoesqueleto é basicamente o que protegia a cigarra durante o seu desenvolvimento enquanto ninfa até chegar à fase adulta. Quando ela está pronta, uma fenda surge e é por ali que o inseto sai, já com asas. Mas isso não é uma explosão. É a chamada metamorfose incompleta ou muda.

E para quem pensa que a cigarra explode de tanto cantar, isso também não é verdade. Também como citamos, as cigarras machos são as que emitem os estridentes sons, e o fazem para atrair fêmeas para o acasalamento e reprodução. Após isso, as fêmeas por exemplo depositam seus ovos e morrem em seguida. Na fase adulta, uma cigarra vive entre algumas semanas e no máximo 3 meses, então não é que elas "cansam" de cantar ou explodem por fazerem tanto isso, é simplesmente o fim de uma etapa das suas vidas.

Agora que você já sabe por que a cigarra canta e conheceu diversas outras curiosidades sobre as cigarras, também te recomendamos este outro artigo no qual explicamos por que os insetos são atraídos pela luz.

A seguir, deixamos mais algumas fotos de cigarras:

Por que as cigarras cantam? - A cigarra explode quando canta demais?
Por que as cigarras cantam? -
Por que as cigarras cantam? -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as cigarras cantam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. G1. 'Xixi' de cigarra? Veja o vídeo e entenda o comportamento do inseto. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/05/03/xixi-de-cigarra-veja-o-video-e-entenda-o-comportamento-do-inseto.ghtml>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • MACCAGNAN, Douglas Henrique Bottura. Cigarra (Hemiptera: Cicadidae): emergência, comportamento acústico e desenvolvimento de armadilha sonora. 2008. Tesis Doctoral. PhD Thesis, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.ffclrp.usp.br/imagens_defesas/02_05_2013__16_12_59__45.pdf>. Acesso em 30 de setembro de 2022.
  • OECO. A luta de vida e morte por trás do canto das cigarras. Disponível em: <https://oeco.org.br/analises/27722-a-luta-de-vida-e-morte-por-tras-do-canto-das-cigarras/>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
  • Terra da gente/ G1. 5 curiosidades que você nunca imaginou sobre as cigarras. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/11/19/5-curiosidades-que-voce-nunca-imaginou-sobre-as-cigarras.ghtml>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
  • Super Interessante. Como e por que a cigarra canta tão alto?. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-por-que-a-cigarra-canta-tao-alto/>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
  • El País. El fascinante ciclo vital de las cigarras periódicas. Disponível em: <https://elpais.com/diario/1996/06/19/sociedad/835135223_850215.html>. Acesso em 30 de setembro de 2022.
  • Folha de Londrina. As cigarras cantam até explodir? Disponível: <https://www.folhadelondrina.com.br/opiniao/espaco-aberto---as-cigarras-cantam-ate-explodir-824120.html#>. Acesso em 30 de setembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Por que as cigarras cantam?