Curiosidades do mundo animal

Tipos de cobras taipan

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 4 setembro 2023
Tipos de cobras taipan

As taipans são um grupo de cobras que estão agrupadas no gênero Oxyuranus, que corresponde à família dos elapidae e são caracterizados por serem umas das cobras mais venenosas do mundo. Seu ataque ágil, potente veneno e tamanho tornam a cobra taipan uma das mais letais do mundo.

São cobras endêmicas da Oceania e dentro do gênero foram identificadas três espécies e duas subespécies. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer todos os tipos de cobras taipan.

Também lhe pode interessar: Tipos de cobra: classificação e fotos

Índice

  1. Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)
  2. Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus)
  3. Taipan-da-cordilheira-central (Oxyuranus temporalis)

Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)

Conhecida também como cobra-feroz, antigamente contava com uma faixa maior de distribuição, mas atualmente se estende tanto no sudoeste de Queensland, como no Sul da Austrália. O habitat é representado por planícies aluviais e solos intemperizados escuros e com rachaduras, todos com pouca vegetação. Essa serpente normalmente se esconde em fissuras e tocas de outros animais.

O tamanho da cobra-feroz é de médio a grande, com um comprimento médio de 2 metros. Seu corpo é robusto, com a cabeça de forma triangular, olhos grandes, a íris é escura e a pupila arredondada. A coloração do dorso no inverno é marrom escura, enquanto que no verão se torna um amarelo oliva; o ventre é amarelo com algumas manchas laranjas. Essa mudança de cor favorece a termorregulação de acordo com a época do ano.

A taipan-do-interior, considerada a cobra mais venenosa do mundo, é um animal carnívoro, de hábitos diurnos, que se alimenta de mamíferos, especialmente de ratos ou camundongos que ela caça em sua área de distribuição. Sem dúvida, a cobra taipan mais venenosa de todas é esta, pois o veneno desta cobra foi classificado como o mais tóxico no mundo das serpentes, no entanto, e apesar disso, tem um comportamento tímido e, devido ao habitat onde vive, raramente acontecem acidentes. No entanto, sempre deve-se ter cuidado no caso de encontrar com ela, pois ela costuma advertir em caso de se sentir incomodada e, se se sente ameaçada, não hesitará em atacar, o que faz de maneira muito rápida e precisa.

A cobra taipan-do-interior é classificada como de menor preocupação no quesito ameaça de extinção, embora não deixe de ter potenciais ameaças, tais como a redução das presas das quais se alimenta pela introdução de outros predadores e possíveis alterações em seu habitat.

Tipos de cobras taipan - Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)

Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus)

Conhecida também como taipan-comum, este tipo de cobra taipan tem uma ampla distribuição, a qual vai desde o oeste da Austrália até o norte de Queensland. Também se estende pela costa leste de Nova Gales do Sul. Está presente na costa sul de Papua-Nova Guiné e na Nova Guiné da Indonésia, na área sudeste. O habitat é representado por diversas formações como florestas, matas, ecossistemas esclerófilos, encostas com vegetação e plantações.

A cobra taipan-costeira também é de médio a grande porte, com um comprimento médio de 2 metros, embora existam registros de comprimentos maiores. A cabeça, que é mais clara que o restante do corpo, tem forma triangular, mas em direção ao pescoço tende a ser mais fina. Os olhos castanhos ou avelã são grandes e redondos. A barriga é de cor creme com manchas laranjas, enquanto o dorso escurece para marrom escuro ou avermelhado no inverno e clareia para amarelo no verão.

Deste tipo de taipan foram identificadas duas subespécies:

  • Taipan de Papua (Oxyuranus scutellatus canni)
  • Taipan da Nova Guiné (Oxyuranus scutellatus scutellatus)

Como no caso anterior, também é um animal carnívoro que caça principalmente ratos e ratazanas. Seus hábitos se desenvolvem principalmente nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer, no entanto, quando o clima está quente, pode ser ativo à noite.

Este animal prefere evitar confrontos com pessoas e se tiver a oportunidade de fugir, o fará, caso contrário, não hesitará em atacar rapidamente diante de qualquer ameaça. Seu veneno é altamente tóxico, portanto, se o antídoto não for usado na sua mordida, é letal para uma pessoa e por isso esta taipan também está na lista de cobras mais venenosas do mundo.

Em relação ao risco de extinção, está classificada como de menor preocupação, pois não foram identificadas ameaças que possam estar afetando a espécie.

Tipos de cobras taipan - Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus)

Taipan-da-cordilheira-central (Oxyuranus temporalis)

Às vezes este tipo de cobra taipan é confundida com a cobra-marrom-ocidental (Psedonaja mengdeni). Falta especificar por meio de estudos maior exatidão em relação a distribuição deste tipo de cobra taipan, no entanto, foi identificada na Austrália Ocidental com certa presença também no território do norte. O habitat até agora descrito inclui áreas de solos arenosos vermelhos, dunas com presença de alguns eucaliptos, ecossistemas com vegetação rasteira dispersa e alguns sub-bosques arbustivos.

Esta espécie só foi encontrada e identificada no ano de 2007 e não foram encontrados muito mais indivíduos. O tamanho é similar ao de outras taipans, por isso supera um metro de comprimento. A cabeça é retangular, mas se estreita em direção ao focinho, que é redondo, e tem olhos grandes com a íris preta. A coloração é marrom claro com alguns padrões cinzas oliva. A cabeça possui uma colocação muito mais clara que o restante do corpo.

Supõe-se que tenha uma dieta especializada em mamíferos. Embora seu veneno seja um pouco menos tóxico que o da cobra taipan-do-interior, não deixa de ser letal no caso de morder uma pessoa, portanto, da mesma forma, deve-se ter muito cuidado no caso de encontros com esta espécie que também é uma das cobras mais venenosas do mundo. O primeiro indivíduo identificado foi visto durante uma tarde com temperaturas quentes e não fugiu diante da presença humana, mas adotou uma postura de ameaça.

Está classificada na categoria de menor preocupação no quesito conservação na natureza e não foram reportadas ameaças particulares para esta cobra taipan australiana.

Agora que você conheceu a cobra mais venenosa do mundo, se você ficou com vontade de conhecer mais sobre diferentes tipos de serpentes, não perca este outro artigo em que respondemos se cobra-cega tem veneno.

Tipos de cobras taipan - Taipan-da-cordilheira-central (Oxyuranus temporalis)
Imagem: Jordan Vos (flickr.com)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de cobras taipan, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Beatson, C. (2020). Coastal Taipan. Australian Museum. Disponível em: <https://australian.museum/learn/animals/reptiles/coastal-taipan/>. Acesso em 18 de março de 2022.
  • Beatson, C. (2021). Inland Taipan. Australian Museum. Disponível em: <https://australian.museum/learn/animals/reptiles/inland-taipan/>. Acesso em 18 de março de 2022.
  • ITIS (2022). Oxyuranus. Disponível em: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=700237#null>. Acesso em 18 de março de 2022.
  • Shea, G., Ellis, R. & Oliver, P. (2017). Oxyuranus temporalis. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T42493183A42493187.en
  • Tallowin, O., Parker, F., O'Shea, M., Hoskin, C., Vanderduys, E., Amey, A. & Couper, P. (2018). Oxyuranus scutellatus. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-1.RLTS.T42493166A42493177.en>. Acesso em 18 de março de 2022.
  • The Reptile DataBase. Oxyuranus temporalis. Disponível em: <https://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Oxyuranus&species=temporalis>. Acesso em 18 de março de 2022.
  • Wilson, S., Dickman, C., Hobson, R. y Sanderson, C. (2018). Oxyuranus microlepidotus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-1.RLTS.T42493150A42493160.en>. Acesso em 18 de março de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Jordan Vos (flickr.com)
1 de 4
Tipos de cobras taipan