Curiosidades do mundo animal

Orcas atacam os humanos?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 27 dezembro 2023
Orcas atacam os humanos?

As orcas (Orcinus orca) são mamíferos marinhos que, assim como os golfinhos, pertencem à família Delphinidae, sendo os maiores membros desse grupo. Elas possuem uma ampla distribuição e são frequentemente chamadas de "baleias-assassinas". Esta denominação para esses cetáceos ganhou força, em parte, devido a certos ataques desses animais em cativeiro contra seus cuidadores. Além disso, recentemente, algumas orcas têm interagido, por exemplo, em águas ibéricas, com algumas embarcações, causando alarme e gerando uma variedade de notícias que descrevem essas interações como ataques.

No entanto, a comunidade científica já se manifestou a respeito. Neste artigo do PeritoAnimal, forneceremos informações sobre a seguinte questão: as orcas atacam os humanos? Descubra!

Também lhe pode interessar: Urubu come carne humana?

Índice

  1. Orcas comem humanos?
  2. As orcas representam perigo para os humanos?
  3. As orcas podem atacar humanos?
  4. O que fazer se eu encontrar uma orca?

Orcas comem humanos?

Diante da questão de se os humanos fazem parte da dieta das orcas, a resposta é não. Até o momento, não foram relatados casos nos quais as orcas ataquem humanos com a intenção de comê-los. Embora esses mamíferos marinhos tenham uma dieta bem abrangente, os seres humanos não fazem parte do cardápio.

As orcas são consideradas predadores altamente bem-sucedidos, diga-se de passagem, até mesmo excepcionais. Elas geralmente caçam em grupo, sendo animais carnívoros. Dependendo da região em que estão localizadas, consomem uma variedade de presas marinhas. Em alguns casos, especializam-se principalmente em uma espécie específica, como um tipo de peixe.

Entre os animais que as orcas caçam para se alimentar, temos:

  • Focas;
  • Leões-marinhos;
  • Tubarões e outros peixes;
  • Golfinhos;
  • Lulas;
  • Polvos;
  • Tartarugas marinhas;
  • Aves marinhas;
  • Lontras.

Confira também nosso artigo sobre a cadeia alimentar aquática.

As orcas representam perigo para os humanos?

Não podemos fornecer uma resposta absoluta para essa pergunta, porque as orcas podem representar perigo para os humanos - mas isso depende do contexto. Provavelmente, em várias notícias, você leu ou ouviu falar sobre ataques de algumas orcas em cativeiro a seus cuidadores. Esse comportamento não foi observado da mesma forma na natureza. Eventos entre orcas e embarcações também foram relatados recentemente, dos quais forneceremos mais informações posteriormente.

As orcas, assim como os golfinhos, são animais com uma estrutura social complexa e grande inteligência. Além disso, formam grupos familiares e evitam se misturar com outros grupos da mesma espécie. Por outro lado, aprendem umas com as outras, possuem vocalizações particulares e comportamentos muito peculiares. Diante dessas características, é compreensível que, após serem capturadas e separadas de suas famílias, as orcas desenvolvam um alto nível de estresse ao serem mantidas em cativeiro, em espaços pequenos e obrigadas a repetir espetáculos para entretenimento. Sem dúvida, nessas condições, o animal pode reagir com agressividade contra as pessoas a quem tem acesso, como os cuidadores.

Apesar disso, como já mencionamos, esse tipo de evento não foi observado na natureza, ou seja, até hoje, não há registros de uma orca pegar um humano e levá-lo para debaixo d'água para tirar sua vida. Os eventos relatados foram considerados possíveis confusões com presas, mas em nenhum caso houve contato direto com pessoas. As orcas só representam perigo para os humanos se se sentirem pressionadas ou ameaçadas - caso contrário, não podemos qualificá-las assim. Também não é comum compartilharmos espaços com elas, ao contrário do que ocorre com outros animais.

É fundamental que animais como as orcas permaneçam livres em seu habitat natural, pois o confinamento oferecido por zoológicos ou parques não é adequado para elas, como evidenciado na história compartilhada neste artigo: "História de Tilikum - a orca que matou a treinadora".

As orcas podem atacar humanos?

As orcas podem, de fato, atacar humanos sob certas condições. No entanto, em relação às interações recentes desses mamíferos com embarcações, um grupo de especialistas[1] se manifestou, e a seguir, compartilharemos sua análise sobre os ataques de orcas a navios.

Inicialmente, é importante mencionar que os cientistas alertam que é um equívoco se referir aos casos entre orcas e embarcações como ataques, definindo-os de maneira mais apropriada como interações. Isso ocorre porque os ataques das orcas às suas presas estão bem documentados e não correspondem ao que aconteceu com as embarcações na Península Ibérica e nas águas próximas. Difundir informações equivocadas sobre ataques de orcas a humanos, ou a busca de vingança, gera uma crença inadequada que poderia levar marinheiros e outros grupos a atacarem esses animais indevidamente. Isso seria muito perigoso, especialmente porque as orcas ibéricas são um grupo isolado de apenas cerca de 40 indivíduos, colocando-as em uma situação populacional de alto risco, considerando também suas diferenças genéticas.

Ataques de orcas a barcos: a realidade desse comportamento

Como sabemos, as orcas são animais sociais e considerados inteligentes, exibindo diferentes tipos de comportamentos. Um comportamento particular é seu lado lúdico, aprendido pelos indivíduos mais jovens dos mais velhos. Sabe-se que as orcas começaram a interagir com as embarcações em 2020, e os comportamentos variaram de danos leves a graves às embarcações marítimas. Os especialistas apontam que as orcas, assim como espécies de golfinhos, desenvolvem comportamentos que podem ser definidos como "tendências" culturais. Essas tendências duram pouco tempo, mas podem se espalhar dentro da população, semelhante ao que ocorre com as tendências nas sociedades humanas. Portanto, sugere-se que esse comportamento recente das orcas pode ser mais algo cultural que poderia desaparecer mais tarde, em vez de ações de ataques premeditados contra as pessoas.

Cada população de orcas desenvolve aspectos específicos, como tipos de vocalizações, estratégias de caça, preferências de presas e estrutura social. São animais extremamente inteligentes e, embora haja falta de estudos sobre a emergência desse comportamento recente, tudo indica que não tem relação com as histórias inventadas na mídia sobre uma "vingança" desses animais.

Queremos encerrar esta parte de nosso artigo com uma citação da publicação dos cientistas sobre o evento das orcas, que diz:

Quando estamos no mar, estamos no reino da vida marinha. Não deveríamos punir a vida selvagem por ser selvagem. Precisamos manter a cabeça fria quando os animais selvagens exibem comportamentos novos e devemos nos esforçar mais para adaptar nossas próprias ações e comportamentos à presença da vida selvagem. Disso depende a sobrevivência das espécies com as quais compartilhamos este planeta.

Orcas atacam os humanos? - As orcas podem atacar humanos?

O que fazer se eu encontrar uma orca?

Diante de perguntas como "as orcas usam humanos como isca?" ou "as orcas atacam humanos?", é possível que você se pergunte o que fazer se encontrar uma orca. Em primeiro lugar, não é tão comum encontrá-las simplesmente nadando em uma praia. É provável avistá-las em certas áreas durante a navegação, e com exceção dos eventos mencionados anteriormente, as orcas geralmente não representam uma ameaça para as embarcações humanas. Até mesmo algumas atrações turísticas incluem navegação em locais onde elas frequentam, e podem ser observadas sem qualquer perigo.

Caso aviste uma orca, é importante manter a calma e permanecer o tempo todo na embarcação. Evitar fazer barulhos que possam perturbar ou confundir o animal também é o mais prudente. Se afastar lentamente é algo recomendável. Com comportamentos calmos, as orcas costumam se afastar sem nenhum problema.

Gostaria de saber mais sobre o grupo ao qual pertencem esses fascinantes animais? Confira nosso artigo com 10 curiosidades sobre os golfinhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Orcas atacam os humanos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Barrett-Lennard, L. (2023). Open letter regarding killer whale behaviour around boats. Disponible en: https://www.raincoast.org/2023/11/open-letter-regarding-killer-whale-behaviour-around-boats/
Bibliografia
  • Burnett, E. (2009). Orcinus orca. Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Orcinus_orca/
  • Reeves, R., Pitman, R.L. & Ford, J.K.B. 2017. Orcinus orca. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T15421A50368125. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T15421A50368125.en. Accessed on 11 December 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Orcas atacam os humanos?