Curiosidades do mundo animal

Onde as corujas dormem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 9 dezembro 2022
Onde as corujas dormem?

As corujas são aves pertencentes à ordem dos Strigiformes, à qual correspondem duas famílias: Strigidae, que agrupa as corujas verdadeiras ou típicas, e Tytonidae, que inclui as suindaras. Embora seja possível confundir os dois grupos e eventualmente possam ser chamadas de forma intercambiável, essas famílias se distinguem por traços anatômicos, certos comportamentos e faixas de distribuição. Por isso, nesse artigo do PeritoAnimal iremos nos centrar unicamente nas corujas verdadeiras ou típicas.

Contudo, um dos aspectos que mais suscita a curiosidade sobre esses animais é sua forma de dormir. Onde as corujas dormem? E como dormem? A seguir, responderemos a essas dúvidas e também explicaremos quanto tempo, forma de descanso e mais.

Também lhe pode interessar: Onde as corujas vivem?

Índice

  1. As corujas são noturnas?
  2. Onde as corujas dormem?
  3. Como as corujas dormem?
  4. Quanto tempo dorme uma coruja?

As corujas são noturnas?

As corujas são aves de rapina, ou seja, sua alimentação é do tipo carnívora, e elas caçam suas presas. As caçadas se dão sobretudo à noite, motivo pelo qual se mantém ativas nas horas noturnas. De fato, as corujas possuem habilidades que permitem que se movimentem no escuro e também enxergar no escuro, já que sua visão está adaptada para isso. Além disso, as corujas contam com uma audição muito sensível que as permite detectar suas presas com facilidade.

Entretanto, embora quase todas as corujas sejam noturnas, há certas espécies que podem ter atividade diurna. É o caso do mocho-funéreo (Aegolius funereus) que, ainda que seja geralmente mais noturna, eventualmente pode estar ativa ao amanhecer e ao entardecer. Descubra os tipos de coruja nesse outro artigo.

Outro exemplo de coruja diurna é a coruja-do-nabal (Asio flammeus), que procura comida durante o dia, embora também possa fazê-lo durante a noite, já que continua ativa. Por último, podemos mencionar a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), que caça principalmente ao amanhecer e ao entardecer, enquanto durante o dia costuma se limpar, motivo pelo qual toma banhos de água ou poeira para eliminar ácaros parasitários.

Desse modo, as corujas dormem durante o dia quando estão ativas à noite e, por outro lado, quando se tornam ativas durante o dia, podem descansar em intervalos durante a noite.

Onde as corujas dormem?

O lugar onde as corujas dormem varia de acordo com a temporada, já que no período reprodutivo é comum que formem pares para acasalamento e fiquem juntas enquanto os ovos se desenvolvem e, depois, cuidem dos recém-nascidos. Assim, embora seja incomum que essas aves construam ninhos, já que elas costumam usar o ninho de outros animais ou mesmo o próprio solo, durante esse período as corujas dormem no ninho. Geralmente, é o macho que sai para caçar e traz alimentos para todos, mas a fêmea também pode sair em certos casos. Nesse sentido, quando se formam os pares para acasalamento, as corujas passam a viver juntas durante esse tempo e são territorialistas, motivo pelo qual não permitem que ninguém se aproxime de onde está a ninhada.

Quando a temporada de reprodução passa e os filhotes se tornam independentes, as maneiras de dormir podem variar de acordo com a espécie. Alguns exemplos que nos permitem ver essa variedade em termos de onde as corujas dormem são os seguintes:

  • A coruja de nome mocho-funéreo (Aegolius funereus), por exemplo, dorme nas árvores das matas onde habita e, de fato, depende da vegetação para todas suas atividades. Só se junta a outra coruja no período reprodutivo, no resto do tempo ficam bastante afastadas umas das outras.
  • A coruja-do-nabal (Asio flammeus) tem um comportamento diferente em relação à maneira de dormir, já que na época de inverno no hemisfério norte essa espécie forma dormitórios comunais onde compartilham o espaço, geralmente em campos de pastagem tipicamente habitados pela espécie. No resto do ano, podem ficar próximas ou se manterem sozinhas, de forma distante.
  • A coruja-pequena (Asio otus) forma pares para acasalamento durante o período reprodutivo e tolera que outros pares se mantenham por perto, uma vez que dormem de forma próxima nas árvores onde pousam. Passado esse período, podem permanecer juntas em até grupos de vinte animais em uma mesma árvore, de forma que compartilham o espaço para descansar.

Dessa forma, onde as corujas dormem depende do local onde passam a maior parte do tempo, já que algumas são mais terrestres, no sentido de pousar diretamente no solo, enquanto outras preferem ficar em árvores, porque costumam habitar matas densas.

Onde as corujas dormem? - Onde as corujas dormem?

Como as corujas dormem?

Agora que você já viu onde as corujas dormem, você deve estar se perguntando: E como as corujas dormem? Como é o seu descanso ou quantas horas elas dormem por dia?

Bem, as corujas adultas possuem garras fortes que, quando vivem em árvores, usam para empoleirar-se e se segurar nos galhos. Nesse sentido, as que se desenvolvem na vegetação dormem nas árvores se segurando com suas garras. Quando são pequenas, pode-se observar que as recém-nascidas às vezes ficam deitadas no ninho. De fato, as corujas da espécie coruja-das-neves (Bubo scandiacus) são conhecidas por dormir de bruços. Essa conduta está associada ao fato da cabeça dessa espécie ser grande, e quando são recém-nascidas têm dificuldade para se manter o tempo todo de pé, sobretudo na hora de dormir.

As corujas com hábitos terrestres dormem diretamente no chão, pois, apesar de voarem com agilidade, pousam em pastos. Outras, por sua vez, dormem em áreas rochosas ou cavernas que nas quais habitam.

As corujas dormem de olhos abertos?

Um dado interessante e que nos permite saber se as corujas dormem com os olhos abertos ou fechados é que elas têm olhos muito grandes e sua anatomia ocular não as permite movê-los, motivo pelo qual devem movimentar a cabeça para ver dos lados e atrás. Por outro lado, essas aves têm três pálpebras, duas externas e uma interna. A superior permite que elas pisquem, algo que não fazem com frequência; a inferior fica fechada para dormir; enquanto a terceira, que é externa, ajuda a limpar os olhos. Desta forma, esses animais conseguem fechar os olhos.

Onde as corujas dormem? - Como as corujas dormem?

Quanto tempo dorme uma coruja?

Não se sabe com precisão quantas horas as corujas dormem por dia, entretanto, sabe-se que quando são recém-nascidas e durante as primeiras semanas de vida, geralmente dormem muito mais do que quando são adultas. Por outro lado, ainda que as pequenas corujas possam começar a explorar o meio e se afastar do ninho, costumam voltar a ele para dormirem juntas.

As espécies dessas aves que são mais noturnas dormem durante o dia, mas dormem em intervalos, isto é, não dormem de forma contínua, mas acordam de vez em quando e continuam a repousar. Já as espécies com hábitos diurnos dormem da mesma forma, mas durante a noite.

Agora que você sabe onde as corujas dormem e com fazem isso, continue lendo e descubra mais sobre onde as corujas vivem e outros animais de hábitos noturnos.

Onde as corujas dormem? - Quanto tempo dorme uma coruja?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde as corujas dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Brandes, S. (2016). Athene cunicularia. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Athene_cunicularia/>. Acesso em 1 de dezembro de 2022.
  • Cholewiak, D. (2003). Strigidae. Disponible en: Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Strigiae/>. Acesso em 1 de dezembro de 2022.
  • Doan, N. (1999). Asio flammeus. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Asio_flammeus/>. Acesso em 1 de dezembro de 2022.
  • Konopka, D. (2006). Aegolius funereus. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Aegolius_funereus/>. Acesso em 1 de dezembro de 2022.
  • Marfil, A. (1999). Asio otus. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Asio_otus/>. Acesso em 1 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Onde as corujas dormem?