Curiosidades do mundo animal

Meu gato mia quando me vê, por quê?

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 14 março 2023
Meu gato mia quando me vê, por quê?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Embora eles utilizem principalmente a linguagem corporal para se comunicar, são muitos os sons que os gatos emitem e seus possíveis significados. Certamente, o miado é a expressão mais conhecida e ouvida nos lares onde esses lindos companheiros encontram o ambiente ideal para se expressar livremente.

Portanto, se você tem o prazer de compartilhar o seu dia a dia com um gato, é provável que faça perguntas como: "Por que o meu gato mia quando me vê?", "Por que o meu gato mia muito?" ou "Por que o meu gato mia de uma forma estranha?" Como você vê, os miados aparecem em diferentes contextos e podem ter diferentes significados. Tudo depende do que o seu gato quer "dizer" quando ele emite esse som característico que revela muito sobre o seu estado de espírito e como ele reage aos estímulos que percebe em seu ambiente.

Neste artigo do Perito Animal o convidamos a conhecer os possíveis significados do miado dos gatos para conhecer o seu amigo peludo e saber interpretar o que ele quer comunicar o tempo todo. Isso irá ajudá-lo não apenas a entender por quê o seu gato mia quando o vê, mas também a estabelecer uma melhor comunicação e fortalecer o seu vínculo com ele.

Também lhe pode interessar: Gato ronronando no colo - Significados

Índice

  1. Miados de gatos e os seus possíveis significados
  2. Gatos miando quando olham para seus tutores - 7 razões
  3. O seu gato mia muito ou estranho?
  4. O seu gato mia quando usa a caixa de areia?

Miados de gatos e os seus possíveis significados

Os miados de um gato podem ter diferentes significados, dependendo do contexto em que o animal se encontra e o que ele quer expressar ao seu cuidador ou a outros indivíduos (humanos ou felinos). Para interpretar cada miado, é essencial conhecer a linguagem corporal dos gatos, já que a vocalização será acompanhada de certas posturas e expressões faciais que "revelam" o que ele sente naquele momento. Além disso, devemos estar atentos ao tom, intensidade e frequência. Em geral, quanto mais forte, mais intenso e frequente o miado, mais urgente e importante é a mensagem que o felino deseja transmitir.

Por exemplo, um gato agressivo emitirá miados fortes e intensos, possivelmente, intercaladas com roncos, e adotará uma postura defensiva anunciando um possível ataque (como a cauda eriçada e tufada com os pelos eriçados, e as orelhas para trás). Por outro lado, um gatinho que mia para anunciar que ele está com fome, manterá um padrão de meow prolongado, além de se posicionar perto comedor, prosseguir o seu dono ou ficar perto de onde o alimento costuma ser guardado.

Durante o cio, as gatas não esterilizadas ou não castradas emitem miados fortes, com um tom muito alto e insistentemente. É um chamado sexual que se assemelha a um choro intenso e pode causar alguma angústia quando aos nossos ouvidos após muitas horas. Como o cio nas gatas pode ocorrer em qualquer época do ano, esses miados costumam ser frequentes em gatas domésticas "íntegras" ou fêmeas de rua. A única maneira confiável e segura de controlar esses miados é esterilizar a gata.

Meu gato mia quando me vê, por quê? - Miados de gatos e os seus possíveis significados

Gatos miando quando olham para seus tutores - 7 razões

Normalmente, um gato mia para chamar a atenção do seu cuidador e comunicar uma mensagem que lhe parece importante. No entanto, esta mensagem pode expressar diferentes humores, desejos ou necessidades que o seu corpo experimenta. Para ajudá-lo a entender melhor a linguagem e a comunicação dos gatos e interpretar por quê o seu gato mia quando ele o vê, resumimos abaixo os 7 significados mais comuns dessa vocalização:

  1. Dar as "boas-vindas": o miado é uma das maneiras que os gatos têm para cumprimentar o seu dono. Esta vocalização tem um tom alegre e é acompanhada por posturas igualmente amistosas, como a cauda levantada, as orelhas para a frente e uma expressão facial calma. Por esse motivo, se o seu gato mia quando você chega em casa, podemos dizer que ele está dando-lhe as "boas-vindas".
  2. Pedir algo que deseja ou precisa: quando o gato emite um miado de petição, está comunicando uma necessidade ou desejo ao seu tutor. Por exemplo, a fome, a vontade de sair ao exterior, o desejo de obter uma guloseima, etc. Nestes casos, os miados são fortes e intensos, e o gato os emite insistentemente, até conseguir o que requer. Se o seu gato mia com insistência e em tom alto quando o vê, pode ter certeza que ele pede alguma coisa. Lembre-se que os gatos são animais que se apegam a uma rotina para se sentirem seguros no seu ambiente, então, sempre respeitem os seus horários de alimentação e hábitos na vida doméstica.
  3. Quando ele gosta ou se surpreende com algo que você faz: os gatos também podem miar quando algo os surpreende, interessa ou agrada. Esta vocalização é muito curta e se assemelha a um breve choro, como uma exclamação positiva. O seu amigo peludo pode miar dessa maneira quando perceber que você pega o seu petisco preferido, que irá servir-lhe uma saborosa comida caseira que lhe agradada ou quando você escolher o seu brinquedo favorito para se divertir um pouco com ele.
  4. Quando o seu gato quer conversar: cada gato possui uma personalidade única, que não é determinada apenas pela sua herança genética (mesmo que seja um fator relevante). O ambiente, o cuidado e a educação, fornecidos por cada dono também são determinantes no comportamento de um gato e na sua forma de se expressar no dia a dia. Se o seu gato é sociável e comunicativo, e ainda encontra as condições ideais em casa e, acima de tudo, tem o seu carinho, ele pode emitir sons como um meio para interagir com você. Então, se o seu gato mia quando lhe vê e parece convidá-lo a conversar, respondendo aos seus comentários com miados constantes e serenos, aproveite a oportunidade para compartilhar com o seu gatinho esse momento de amizade e reforçar o seu vínculo com ele.
  5. Dizer que está muito entediado: se o seu gato está entediado ou quer receber algumas carícias, ele pode miar para chamar a sua atenção e pedir que você gaste algum tempo para atender as suas necessidades e desejos. Em geral, esses miados serão macios e calmos, semelhantes aos que emitem os gatos que tiveram filhotes, para chamar a atenção dos seus pequeninos. No entanto, se você notar que o seu felino apresenta sintomas de tédio constantemente, você deve observar o seu ambiente para verificar se o animal encontra maneiras de gastar a energia, com entretenimento e exercícios. O enriquecimento ambiental é crucial para proporcionar um ambiente positivo que estimule o seu gato a brincar, praticar a atividade física diária e exercitar os seus sentidos e inteligência. Isso ajudará a gerenciar um peso saudável e manter um comportamento equilibrado, prevenindo os sintomas da obesidade em gatos e problemas comportamentais que podem estar associados a uma rotina sedentária.
  6. Pedir a sua ajuda: se o seu pequeno companheiro sentir dor, estiver doente ou ferido, pode usar o miado para chamar a sua atenção e pedir ajuda. A tonalidade, frequência e intensidade desses miados variam de acordo com a urgência, o estado de saúde e o grau de dor que o gatinho experimenta. Se ele mia de forma profunda e constante, não hesite em levá-lo à clínica veterinária para verificar o seu estado de saúde. Além disso, se você notar quaisquer mudanças negativas na sua aparência ou no seu comportamento habitual, também recomendamos consultar o seu veterinário de confiança.
  7. Comunicar a sua insatisfação: se você fizer algo que o seu gato não goste, como trancá-lo, por exemplo, você pode ouvir alguns miados de reclamação. Essa é uma maneira que os felinos têm para comunicar insatisfação com certas atitudes suas ou alguns eventos anormais na sua rotina doméstica. Além disso, se o seu gato não tiver um ambiente enriquecido para se entreter enquanto estiver sozinho em casa, esses miados também podem aparecer quando você sair e o deixar sem companhia, e podem ser acompanhados de choro frequente.

No entanto, apesar dos avanços na etologia clínica, não existe um manual padrão e rigoroso que permita entender os miados do gato, já que cada gato é um ser único, com um comportamento único. Por isso, é essencial que você dedique tempo para conhecer a sua personalidade, observar o seu comportamento e aprender pouco a pouco a interpretar cada som e cada postura. Este é um exercício bonito e muito divertido que lhe permitirá compartilhar bons momentos com o seu felino e melhorar o seu relacionamento diário com ele.

Meu gato mia quando me vê, por quê? - Gatos miando quando olham para seus tutores - 7 razões

O seu gato mia muito ou estranho?

Como o miado dos gatos tem vários significados, também existem muitas explicações possíveis do por quê um gato mia muito. O seu amigo peludo pode miar muito, porque ele está doente e sente dor, por isso é essencial estar atento para garantir a sua boa saúde e oferecer a medicina preventiva adequada durante toda a sua vida. Os gatos idosos podem começar a miar mais do que o habitual, pois, o envelhecimento provoca uma deterioração progressiva dos seus sentidos e funções cognitivas, tornando-os mais vulneráveis ​​ou fracos, e são hipersensíveis e reativos a todos os tipos de estímulos.

Se o seu gato passa muito tempo sozinho e não tem um ambiente enriquecido para se entreter e se exercitar, o miado excessivo pode parecer um sintoma de estresse, tédio ou ansiedade. Por outro lado, se você chega em casa e o seu gato mia muito quando o vê, ele pode estar pedindo a sua atenção e/ou fazendo você lembrar que ele tem fome, ou quer brincar com você.

Por outro lado, se você perceber que o seu gato mia estranho ou parou de miar, você deve saber que a afonia ou rouquidão pode ser um sintoma de resfriados em gatos, assim como algumas condições na laringe ou sistema respiratório. Portanto, recomendamos que você o leve ao veterinário ao perceber qualquer alteração nas suas vocalizações, posturas ou comportamentos, como ouvir um miado "entrecortado" profundo ou mais fraco do que normalmente costuma soar.

O seu gato mia quando usa a caixa de areia?

Se o seu gato mia quando vai para a caixa de areia, você deve ter cuidado, pois, isso pode ser um sinal de que ele sente dor e tem dificuldade para urinar ou defecar. A micção dolorosa pode ser um sintoma de algumas doenças do trato urinário, como a infecção urinária em gatos. Por outro lado, a dor durante a defecação ou constipação pode indicar distúrbios digestivos, ou acúmulo excessivo de bolas de pelo no trato gastrointestinal. Portanto, se você perceber que o seu gato mia quando vai ao banheiro, o ideal é levá-lo ao veterinário com urgência e contar sobre esse comportamento do seu gatinho.

Entretanto, se o seu gato tem o hábito de "chamá-lo", miando para vê-lo fazer as suas necessidades ou acompanhá-lo para comer, você pode estar diante de um hábito herdado desde a infância. Ao adotar um filhote de gato, muitos tutores têm o hábito de estar presentes e acompanhá-los enquanto se alimentam ou se aliviam.

Não é considerado ruim, já que é muito importante prestar atenção na nutrição do seu gato e verificar se as suas fezes ou urina não apresentam nenhuma anomalia, como sangue ou a presença de parasitas. No entanto, o seu gato pode associar esse comportamento como parte da sua rotina e irá realizá-lo na fase adulta, devido ao condicionamento durante o seu estágio de filhote.

Nesse caso, você notará que o seu miado é diferente, pois, não expressa dor, senão que deseja reter a sua atenção e garantir a sua presença. Além disso, como é um hábito, essas vocalizações aparecerão diariamente, diferentemente dos miados decorrentes de dor ou dificuldade em "ir ao banheiro", que começará subitamente quando o organismo do gatinho for afetado por alguma condição.

Meu gato mia quando me vê, por quê? - O seu gato mia quando usa a caixa de areia?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato mia quando me vê, por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Andrea aquino
Meu gatinho tb me segue no banheiro... fica quietinho aguardando meu banho e tudo o mais... sempre que vai usar a caixa de areia mia! Sempre desde que o peguei da rua! Sempre sei quando vai usar a caixa pq mia bem alto
daniel
leve-o ao veterinário urgente, se possível.
Matheus fernando
Olá Perito animal , meu nome é Matheus fernando, sou Representante de uma empresa cujo ramo é relacionado a cuidado com Hamster gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria, gostaria de saber se você está aberto a conhecer a proposta?

Att:

Matheus fernando
Digital Consultoria

mf.digitalconsultoria@gmail.com
Luísa Savala
Oi Matheus! Para contato comercial, por favor, envie e-mail para: alberto.lopez@linktomedia.net
Obrigada!
Gy
O meu gato mia sempre que me vê e sai de onde está para vir até mim, não importa o horário. Ele me segue pela casa aos berros e se esfrega nas minhas pernas, e só cala quando eu o pego no colo, mas no momento em que o coloco de volta no chão, os miados voltam. Ele também mia em resposta sempre que falo com ele, às vezes tenho a impressão de que estamos mesmo conversando kkkk
Acho muito estranho, já tive vários gatos mas nenhum que se comportasse dessa maneira.
ione
É muito normal, todos os gatos querer atenção, como humanos. Sempre tem uns que querem mais atenção do que outros.
Por exemplo: tenho três gatos mas tenho uma que toda hora ela sobe no meu colo ou de quem for, querendo atenção, as outras ja não fazem isso.
Deborah
Olá Gy, os animais tbem tem personalidade, então nenhum será igual ao outro. Esse seu gatinho provavelmente é mais carente e necessita de mais carinho e atenção. Também ele é mais expressivo, e uma forma de se expressar, já que eles não falam, é através das vocalizações (miados), então ele vai miar pra tudo, afinal ele gosta de 'conversar'... kkk. Enfim, tudo que ele quer e necessita é do seu tempo com ele, seu colo quentinho, seus afagos, sua atenção, e mto amor e carinho. 😻
A sua avaliação:
erika monik de melo andrade
percebi que durante o tempo que estou na escola meu gato fica em casa dormindo, e na hora que eu chego, ele mia para mim, como se tivesse me recebendo diariamente.
1 de 4
Meu gato mia quando me vê, por quê?