Curiosidades do mundo animal

Gato tomando água com a pata: causas e soluções

Karoline Schneider
Por Karoline Schneider, Adestradora e tosadora canina. Atualizado: 20 abril 2023
Gato tomando água com a pata: causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já se perguntou o que passa pela cabeça do seu gato quando ele coloca a pata na tigela para beber água? Alguns gatos mergulham a pata na água e depois a lambem em vez de beber diretamente. É uma mania? Para este curioso comportamento felino, existem várias razões perfeitamente lógicas para o gato, que vão do instinto ao tédio e até possíveis sintomas de uma doença. Mas calma, geralmente não há motivo para se preocupar quando o gato realiza esta ação.

É por isso que temos este artigo no PeritoAnimal sobre gato tomando água com a pata: causas e soluções. Continue lendo para descobrir e saber o que fazer em cada caso.

Índice

  1. Por que os gatos movimentam a água na tigela?
  2. Razões pelas quais encontramos um gato tomando água com a pata
  3. Soluções para evitar que o gato coloque a pata no bebedouro

Por que os gatos movimentam a água na tigela?

Os gatos mergulham a pata na água por instinto. Os ancestrais selvagens dos gatos domésticos são a chave do mistério que nos explica por que temos um gato tomando água com a pata. Os gatos são predadores, mas também podem ser presas de predadores maiores. Portanto, precisam observar muito bem onde pisam, onde comem e o que bebem, porque uma surpresa desagradável pode estar sob a superfície da água.

Por tudo isso, os gatos selvagens primeiro tocam a água com as patas, cheiram e lambem para verificar se a água é potável. Além disso, eles descobrem se há inimigos dentro da água, uma vez que eles se moveriam ao introduzir a pata nela. Então, por que temos um gato tomando água com a pata? É possível que esteja seguindo seus instintos inconscientemente.

Mas há outra resposta para essa pergunta. Os gatos, especialmente os mais velhos, não veem os detalhes e sim os movimentos. É por isso que são tão bons caçadores, porque veem a presa quando ela corre. Assim, eles mergulham as patas na água para verificar a profundidade e a distância. Eles agitam a água com as patas para não molhar acidentalmente o nariz e os bigodes. Em caso de dúvida, principalmente no caso de gatos mais velhos, recomenda-se uma visita ao veterinário para verificar os seus olhos e visão, pois pode ser que o seu gatinho idoso tenha alguma doença ocular.

Razões pelas quais encontramos um gato tomando água com a pata

O instinto faz o gato se proteger, verificando com a pata tudo o que foi mencionado na seção anterior. Contudo, isso não justifica por que seu gato sempre bebe água com a pata. Nesse sentido, as principais causas costumam ser as seguintes:

1. A tigela de água é pequena

O seu gato bebe água com a pata? Talvez a tigela de água seja muito pequena, de modo que os bigodes de seu nariz tocam a borda, e isso é realmente desagradável para ele. Portanto, para evitar essa sensação incômoda, o gato prefere colocar a pata na água e depois lamber. Se você notar que o gato bebe de água em baldes, do vaso de flores ou até mesmo do vaso sanitário, ele pode simplesmente preferir um recipiente mais espaçoso. Nesse caso, troque a tigela por uma maior.

2. Ele não gosta da água parada

Embora alguns gatos bebam água da tigela inserindo a língua, a maioria prefere a água em movimento. É fresca, limpa e nova, fatores que os gatos valorizam muito, e isso é motivo suficiente para que eles não queiram beber água da tigela ou, pelo menos, não diretamente. Portanto, se além de beber água com a pata você perceber que seu gato bebe água da torneira, esse provavelmente é o motivo. Para mais detalhes, não perca este outro artigo: por que os gatos bebem água da torneira?

3. Ele se diverte assim

Outra causa que pode explicar por que temos um gato tomando água com a pata é simplesmente porque, para ele, isso parece algo divertido. Neste caso, pode ser que seu ambiente não seja tão enriquecido como deveria, e seu gatinho sente a necessidade de procurar atividades que o estimulem. Ele tem arranhadores e brinquedos variados suficientes? Se a resposta for não, esta é a razão desse comportamento.

4. Ele se sente inseguro ou estressado

Se o seu gato parecer nervoso ou ansioso ao mergulhar a pata na água para beber, pode ser porque ele está se sentindo inseguro. Observe seu gato: depois de molhar a pata, ele fica olhando freneticamente ao redor? É possível que ele esteja estressado, por exemplo, após uma mudança, alterações na casa, com a chegada de novos gatos ou outros animais na família.

Por outro lado, talvez o local da tigela seja desfavorável porque há muito trânsito de pessoas atrapalhando o gato. Experimente outro local para que seu gatinho se sinta mais seguro e possa beber em paz.

5. Ele está doente

Por fim, podemos encontrar um gato tomando água com a pata porque ele sofre de algum problema de saúde que torna difícil ou impossível para ele se manter em pé. Se você percebeu que ele começou a fazer isso repentinamente, não hesite e visite o veterinário para examiná-lo e verificar sua saúde.

Gato tomando água com a pata: causas e soluções - Razões pelas quais encontramos um gato tomando água com a pata

Soluções para evitar que o gato coloque a pata no bebedouro

Ao beber água com a pata, o mais comum é que todo o entorno fique encharcado, que o gatinho pise na água e encha toda a casa de respingos, o que não costuma ser bom para os tutores. Portanto, é totalmente normal querer entender esse comportamento e, na medida do possível, adaptá-lo para melhorar a convivência. Como a maioria das causas indica que o bem-estar do gato está sendo perturbado, é melhor encontrar uma solução que se adapte ao seu caso específico. Então, dependendo do motivo, você pode aplicar uma ou outra solução para que o gato não coloque a pata no bebedouro:

1. Fonte de água para gatos

Lembre-se de que beber água normal é muito tedioso para a maioria. Os gatos são naturalmente brincalhões e curiosos, além de muito limpos. Alguns gatos adoram água e se divertem com ela, por isso, não procuram a água em movimento apenas porque é mais fresca e limpa.

Nossos gatinhos gostam muito de passar tempo observando a água em movimento e brincando ou de jogá-la em um prato. Se você notou que seu gatinho está curioso com a água, pode ser uma boa ideia arranjar uma fonte de água para gatos. Isso o manterá entretido e ele também se divertirá bebendo enquanto se hidrata. Outro bom motivo para optar por uma fonte para gatos é que esses animais não gostam de água estagnada, como já explicamos. Eles preferem beber quando a superfície está circulando, como seria natural em um rio ou riacho.

2. Tigela de tamanho e altura adequada

Se o problema for que a tigela é muito pequena ou muito baixa, a solução nesses casos é comprar uma tigela maior e colocá-la a uma certa altura, embora você deva ter em mente que um pouco de água pode cair. Neste outro artigo, falamos sobre as vantagens de elevar o comedouro para gatos.

Ambiente enriquecido e tranquilo

Por fim, se o seu gato bebe água com a pata porque se sente estressado, inseguro ou nervoso e considera que não pode perder de vista seus arredores, a solução é clara: você deve mover a tigela de água ou enriquecer o seu ambiente. Se a tigela estiver em uma área muito movimentada da casa, coloque-a em um local mais tranquilo.

Agora, se a tigela já está em uma área calma, o problema pode ser que seu gatinho está estressado por outro motivo, como uma mudança repentina ou falta de estimulação, ou entediado. Em todo caso, você deve encontrar a causa do seu estresse/tédio e resolvê-la, bem como verificar se ele desfruta de um ambiente devidamente enriquecido. Para fazer isso, não perca este artigo: enriquecimento ambiental para gatos.

Agora que você já sabe os motivos e as soluções para um gato tomando água com a pata, não perca o vídeo em que também explicamos tudo sobre isso:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato tomando água com a pata: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Rosana Álvarez Bueno. 2018. Etología felina: Guía básica del comportamiento del gato. Amazing books.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Claudia Nobre
Meu gato não apenas molha a pata como está arrastando as fontes, como faço para ele parar. Por favor, me ajude!
1 de 2
Gato tomando água com a pata: causas e soluções