Curiosidades do mundo animal

Diferenças entre furões e doninhas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 24 maio 2024
Diferenças entre furões e doninhas

Os mustelídeos são um grupo diversificado de mamíferos que inclui doninhas, visons, furões, texugos, lontras e glotões, entre outros. Os membros dessa família variada estão distribuídos não apenas em diferentes habitats, mas também em muitas regiões do planeta, já que, dependendo do tipo de mustelídeo, possuem diferentes adaptações ao meio ambiente. Às vezes, é comum confundir alguns membros desta família, e é por isso que apresentamos neste artigo do PeritoAnimal as diferenças entre furões e doninhas. Convidamos você a continuar lendo para conhecer as diferenças entre esses dois mustelídeos!

Índice
  1. Furões e doninhas são iguais?
  2. Diferenças físicas entre furões e doninhas
  3. Outras diferenças entre furões e doninhas

Furões e doninhas são iguais?

Os furões e as doninhas têm uma estreita relação taxonômica, pois ambos são classificados dentro da família Mustelidae, subfamília Mustelinae e gênero Mustela. No entanto, não são o mesmo tipo de animal, pois correspondem a espécies diferentes. Aqui você encontrará mais informações sobre os "Mustelídeos - O que são, classificação e exemplos".

Nesse sentido, apesar de alguns aspectos físicos semelhantes, os furões e as doninhas não são a mesma coisa, embora por sua aparência parecida possamos confundi-los, pois, por exemplo, seus corpos são finos e alongados. Nas próximas linhas, você poderá aprender como diferenciar uma doninha de um furão.

Diferenças entre furões e doninhas - Furões e doninhas são iguais?

Diferenças físicas entre furões e doninhas

Como dito anteriormente, dizer que furão e doninha são a mesma coisa é um erro. Basicamente, os furões e as doninhas, por serem espécies diferentes, apresentam diferenças físicas. Mas um aspecto importante é que quando falamos de furões estamos nos referindo a uma espécie específica, enquanto que há várias espécies de doninhas.

No entanto, vamos conhecer de maneira geral mais diferenças entre furões e doninhas:

  • Tamanho: os furões têm um comprimento variando de 33 a 46 cm, enquanto as doninhas medem de 16 a 60 cm. Assim, há espécies de doninhas que são maiores que os furões.
  • Massa: quanto à massa, os furões podem pesar de 300 g a 2,7 kg; já nas doninhas esse atributo varia de 25 g a 2 kg. Portanto, a diferença entre furões e doninhas em relação à massa corporal é praticamente mínima, mas os furões são mais pesados.
  • Pelagem: a pelagem nestes animais mamíferos é semelhante em comprimento e densidade, mas nos furões existem basicamente sete colorações: castanho, castanho escuro, prateado, albino, branco de olhos escuros, canela e chocolate. Já as doninhas geralmente têm uma coloração marrom, amarelada ou avermelhada na parte superior do corpo e branca ou clara na região abdominal. Além disso, algumas espécies mudam para um pelagem totalmente branca no inverno. Um exemplo disso é a doninha de cauda longa (Mustela frenata).
  • Cauda: os furões têm caudas que variam de 7,6 a 10 cm. Nas doninhas, encontramos caudas de comprimentos maiores, podendo variar entre 10 e 30 cm aproximadamente. Como você vê, a diferença entre furões e doninhas em relação à cauda é mais evidente. Entre a doninha e o furão, as doninhas têm caudas mais longas.

Outras diferenças entre furões e doninhas

Além das diferenças físicas entre furões e doninhas, encontramos nesses animais outros aspectos que os diferenciam e os caracterizam. Vejamos outras diferenças entre doninhas e furões:

  • Taxonomia: já mencionamos que doninhas e furões pertencem a espécies diferentes, então, em termos taxonômicos, encontramos diferenças. Um primeiro aspecto referente a essas espécies é que o furão comum é um animal domesticado, identificado como Mustela furo, embora também seja comum encontrá-lo com o nome científico Mustela putorius furo, pois é muito provável que seu antecessor seja o furão europeu (Mustela putorius), do qual foi domesticado cerca de 2500 anos atrás. Por sua vez, as doninhas são animais selvagens, e todas pertencem ao gênero Mustela, existindo cerca de dez espécies que são comumente chamadas de doninhas. Alguns exemplos incluem a doninha-anã (Mustela nivalis), doninha-siberiana (Mustela sibirica) e doninha-de-barriga-amarela (Mustela kathiah).
  • Reprodução: embora doninhas e furões, por estarem relacionados, tenham aspectos semelhantes em relação à reprodução, também foram relatadas algumas diferenças. Por exemplo, com a doninha-anã. Assim, os furões se reproduzem entre março e agosto, o tempo médio de gestação é de 42 dias, o período de desmame ocorre entre 3 e 6 semanas. Na doninha-anã, é relatada uma temporada reprodutiva de março a junho, mas com a possibilidade de ocorrer durante todo o ano, se houver presas disponíveis; o tempo médio de gestação é de 35 dias e o período de desmame varia de 2,5 a 8 semanas.
  • Hábitos: os furões comuns saudáveis podem dormir entre 18 e 20 horas por dia, sendo crepusculares, ou seja, têm atividade ao amanhecer e ao anoitecer. Já a doninha-anã é mais ativa, passa muitas horas por dia em busca de alimento. Outra diferença entre furões e doninhas é que os primeiros são brincalhões entre si e com outros animais, enquanto os machos da segunda estabelecem hierarquias por idade e tamanho, podendo ter confrontos agressivos para controlar machos mais jovens e fêmeas.
  • Alimentação: os furões e as doninhas são animais carnívoros. No entanto, os primeiros, por serem animais domesticados, geralmente consomem alimentos preparados para eles, ou algumas pessoas fornecem ração para gatos ou cães. No entanto, às vezes essas rações não são suficientes, então eles devem ser suplementados com certas vitaminas para atender às suas necessidades, algo que não ocorre com as doninhas, que se alimentam naturalmente de todas as partes dos animais que caçam. Para aprofundar um pouco mais nas diferenças entre doninhas e furões, não hesite em consultar a "Alimentação da doninha".
  • Papel nos ecossistemas: o furão não desempenha nenhum papel nos ecossistemas, pois é uma espécie domesticada, enquanto as doninhas cumprem um papel como reguladoras de populações de outros animais, especialmente de roedores dos quais se alimentam.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre furões e doninhas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Myers, P. (2001). "Didelphimorphia". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Didelphimorphia/
  • Myers, P., R. Espinosa, C. S. Parr, T. Jones, G. S. Hammond, and T. A. Dewey. (2024). The Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org.
  • IUCN. (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Diferenças entre furões e doninhas