Curiosidades do mundo animal

Diferença entre galo e galinha

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 abril 2022
Diferença entre galo e galinha
Galos e galinhas

Ver fichas de  Galos e galinhas

Como saber se a ave é galo ou galinha? Em linguagem comum, notamos que usamos galinha ou galo para designar as aves que cantam alto e põem ovos. Além disso, também sabemos muito bem que podemos mantê-lo como um animal de estimação. Entretanto, frango é o nome que usamos para falar do animal que cozinhamos e comemos.

Mas, como podemos saber se se trata de um galo ou galinha quando têm menos de 3 meses de idade? Com que idade podemos saber se é uma galinha ou um galo? Se você está fazendo estas perguntas a si mesmo, neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar a diferença entre galo e galinha. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: A galinha precisa do galo para botar ovo?

Índice

  1. Qual a diferença entre galo e galinha?
  2. Como saber se o frango é macho ou fêmea?
  3. Com que idade um frango vira galo?
  4. Qual a diferença entre galo e galinha?
  5. Diferença entre a galinha poedeira e a galinha doméstica

Qual a diferença entre galo e galinha?

Para saber a diferença entre galo e galinha, devemos primeiro saber que a espécie genérica à qual pertencem faz parte da ordem dos Galliformes ou galináceos. Nesta ordem, há diferentes aves, como:

  • Galo
  • Galinha
  • Pavão
  • Faisão
  • Perdiz
  • Peru

Em segundo lugar, quando falamos de galinhas, geralmente nos referimos à galinha doméstica sob o nome científico Gallus gallus domesticus. A galinha é o nome da fêmea de várias espécies de Galliformes, enquanto que o frango pertence à espécie Gallus gallus domesticus, mas se refere à categoria mais jovem desta ave. A explicação é simples: o frango é uma ave jovem dentro da espécie de galinha doméstica.

Para conhecer perfeitamente a diferença entre todos os seus nomes, que muitas vezes designam a mesma coisa, é necessário conhecer o crescimento de uma ave, embora o princípio permaneça sempre difícil, pois nunca se saberá qual vem primeiro, o ovo ou a galinha.

Assim, o galo macho fertiliza a galinha para dar um ovo. Em seguida, ele se desenvolve da seguinte forma:

  • Após 21 dias da fertilização: o ovo se desenvolve em um pintinho.
  • Após cerca de 90 dias: o pintinho se desenvolve em um frango, que pode ser tanto macho quanto fêmea. Na maturidade sexual, o pintinho torna-se uma galinha ou um galo que pode se reproduzir.

Agora que você entende como reconhecer uma galinha e uma galinha, e que tudo se baseia no crescimento do animal, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para obter mais informações sobre os galináceos.

E se você vai criar galinhas como animais de estimação e está com pintinhos em casa, não perca este artigo com ótimas sugestões de nomes para pintinhos.

Diferença entre galo e galinha - Qual a diferença entre galo e galinha?

Como saber se o frango é macho ou fêmea?

As espécies avícolas têm várias subespécies de Galliformes, classificadas segundo o Congresso Ornitológico Internacional em 5 categorias:

  • Megapodiidae.
  • Cracidae.
  • Numididae: estamos falando da galinha-d'angola.
  • Odontophoridae.
  • Phasianidae: ela inclui os frangos. Portanto, em Phasianidae, o termo genérico para a fêmea adulta é a galinha, enquanto que o galo é o nome que representa o macho adulto.

A galinha pode ser uma galinha doméstica, mas também uma galinha d'água comum ou uma galinha de peru: ou seja, galinha é a fêmea de várias espécies de aves. O galo é o macho delas. Um frango, sendo então uma subespécie da galinha doméstica, pode ser tanto macho quanto fêmea.

Para saber se um frango é macho ou fêmea, temos que saber que podemos distinguir entre eles:

  • Um frango adolescente
  • Um galo
  • Uma galinha

Para fins informativos, e embora não justifiquemos estas práticas e as condenemos dentro do PeritoAnimal, vale mencionar que existe também o termo frango capão para designar um frango macho castrado e o termo frango é um frango fêmea da qual os ovários são retirados. Ambas as práticas se destinam a tornar a carne mais tenra para o consumo humano.

Neste ponto do artigo, e agora que você sabe que a galinha doméstica é uma subespécie, você provavelmente está se perguntando como diferenciar um galo de uma galinha, ou como dizer se uma galinha é macho ou fêmea. Para isso, teremos que olhar para os ovos postos pela ave em questão. Quando estiverem de 3 a 4 semanas após o nascimento, notaremos isso:

  • Se forem machos: eles terão um corpo e uma cabeça maiores. Elementos físicos como a crista, o barbet e a cauda serão mais desenvolvidos no galo.
  • Se forem fêmeas: sua complexão física será menor. Além disso, para dizer se é um galo ou uma galinha aos 3 meses será mais fácil, porque por volta desses meses, se for uma galinha, ela porá um ovo.

Não perca este artigo com as principais raças de galinhas.

Diferença entre galo e galinha - Como saber se o frango é macho ou fêmea?

Com que idade um frango vira galo?

Dentro da família Gallus gallus domesticus, o macho pode ser chamado de três maneiras diferentes. De fato, ao nascer, uma galinha doméstica macho é chamada de pintinho, depois, à medida que cresce, torna-se um frango jovem (um frango adolescente) e finalmente se torna um galo.

A idade em que um frango se torna um galo é quando atingiu a maturidade sexual, ou seja, entre 5 e 9 meses de idade. Esta diferença depende da raça do galo, da quantidade de luz recebida quando o galo era apenas um pintinho e de seu ambiente.

Entretanto, a maturidade sexual plena é atingida entre 8 e 15 meses (de acordo com o mesmo critério), de modo que um galo pode reproduzir-se totalmente neste momento. A galinha também será capaz de se reproduzir neste momento.

Diferença entre galo e galinha - Com que idade um frango vira galo?

Qual a diferença entre galo e galinha?

Agora que sabemos que animal é o frango e de onde vêm os pintinhos, vejamos a diferença entre o galo e uma galinha. Algumas dessas diferenças que denotam o dimorfismo sexual são:

  • Tamanho: como mencionado acima, o frango macho é maior do que a fêmea. Portanto, a primeira diferença entre galo e galinha é que o galo, uma vez adulto, é duas vezes maior do que a galinha.
  • A galinha só cacareja: enquanto que a galinha só cacareja, o galo nos acorda cantando com seu característico "cocoricó".
  • Plumagem: as cores são muito mais brilhantes e marcantes nos galos, enquanto as galinhas têm penas menos iridescentes e mais opacas. Os destaques azuis e esverdeados são mais proeminentes nos galos.
  • A crista: Os machos têm uma crista grande e conspícua. As galinhas, por outro lado, têm uma crista menor. Deve-se notar também que o tamanho e a forma da crista depende das espécies de galinha.
  • Função: outra diferença entre o galo e a galinha é que o galo é dedicado a fertilizar as galinhas e proteger a família. Em contraste, as galinhas se dedicam a incubar e pôr ovos, assim como a cuidar deles depois.
Diferença entre galo e galinha - Qual a diferença entre galo e galinha?

Diferença entre a galinha poedeira e a galinha doméstica

A diferença entre uma galinha poedeira e uma galinha doméstica reside principalmente na função da galinha. Assim, podemos encontrar as seguintes diferenças entre uma e outra:

  • A galinha doméstica: ela será criada para sua carne. Esta galinha crescerá muito mais rápido e será muito maior porque será para a alimentação.
  • A galinha poedeira: será criada para seus ovos. A taxa de crescimento de uma galinha poedeira será mais lenta, pois ela terá o objetivo principal de pôr ovos.

O tratamento das duas galinhas será diferente, pois a criação e a alimentação das galinhas poedeiras e das galinhas poedeiras será diferente.

Agora que você já sabe a diferença entre galo e galinha, deixamos você para assistir a este vídeo do PeritoAnimal para que possa descobrir informações sobre a alimentação das galinhas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre galo e galinha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Musaum National d’Histoire Naturelle. (s. f.). Gallus gallus (Linnaeus, 1758) - Coq bankiva, Coq, Poule. Inventaire National du Patrimoine Naturel. Disponível em: <https://inpn.mnhn.fr/espece/cd_nom/199742/tab/taxo>. Acesso em 11 de abril de 2022.
  2. MrSerge, Chez. (s. f.). Chez MrSerge91. Disponível em: <mrserge91.forumactif.org>. Acesso em 11 de abril de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Diferença entre galo e galinha