Diferença entre cobra e serpente

Diferença entre cobra e serpente

O reino animal é bastante diversificado, tanto que, para classificar todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados, temos que dividi-los entre espécies, subespécies, famílias, classes e gêneros. Conhecer um pouco mais sobre os animais oferece uma percepção mais ampla sobre nossa interação com a natureza.

No entanto, estudar as várias espécies de animais exige muita pesquisa, pois as características de cada um são específicas e podem algumas vezes nos confundir. Dúvidas sobre qual a cobra mais venenosa do mundo ou quais são os tipos de cobra existentes são muito comuns para quem tem interesse em conhecer mais sobre o reino animal.

Contudo, neste artigo vamos tratar de esclarecer uma das perguntas mais recorrentes quando se trata dos répteis.Se você quer saber qual a diferença entre cobra e serpente,já te adianto que os dois termos têm praticamente o mesmo significado. O PeritoAnimal separou aqui algumas curiosidades sobre esses termos, continue lendo!

Diferença entre cobra e serpente

Para saber a diferença entre serpente e cobra, devemos prestar atenção no significado destes termos que são considerados sinônimos no Brasil. Algumas pessoas procuram estabelecer essa distinção alegando que as serpentes possuem veneno e as cobras não. Porém, esse fato não é correto. Na verdade, é possível utilizar cobra ou serpente para designar algum tipo de espécie, seja ela venenosa ou não.

Serpente é o termo genérico utilizado para designar um tipo de réptil que não possui patas, possui o corpo coberto de escamas, tem a incrível capacidade de dilatar seu estômago, consegue abrir a boca em até 180º e, além disso, em alguns casos, produz veneno.

Cobra é mais usado para designar répteis também chamados de “najas”. Elas geralmente são bastante venenosas e podem ser encontradas na África e Ásia. Seu veneno é tão devastador que pode levar um ser humano à morte em poucos minutos. Por isso, tanto as cobras quanto as serpentes são temidas por todos e muitos chegam a ter pavor delas.

Portanto, o termo serpente é o mais geral, que determina o réptil que apresenta características presentes nas cobras e nas víboras, por exemplo. Ou seja, a cobra e a víbora são tipos de serpentes. O que vai diferenciar cada uma delas é o tipo de família à qual pertencem!

O que são serpentes

As serpentes são animais que fazem parte do grupo dos répteis, embora não possuam extremidades, uma vez que as escamas presentes na região ventral da sua pele são utilizadas para a sua locomoção.

Elas são um subgênero do reino animal, enquanto que as cobras são uma das diferentes famílias que fazem parte do grande grupo de serpentes existentes. O grupo de serpentes agrega outras diferentes famílias, como por exemplo a família dos elápideos, Elapidae, (cobras, serpentes de coral, mambas e serpentes marinhas) ou a família dos viperídeos, Viperidae (víboras e crotalus).

Existe uma grande diversidade de serpentes que se ordenam através da seguinte classificação usada cientificamente:

  • Família
  • Subfamília
  • Gênero
  • Subgênero
  • Espécie
  • Subespécie

Até aqui, podemos concluir que as serpentes são uma subordem do reino animal, no qual diferenciamos diferentes famílias.

O que são cobras

Falar de cobras é falar da família dos Colúbrideos (Colubridae), de fato, a maior parte das serpentes existentes fazem parte desta família, que chega a agregar aproximadamente 1800 espécies. A família dos Colúbrideos é formada por numerosas espécies inofensivas de tamanho médio, como por exemplo a cobra-lisa-europeia ou a cobra-de-escada. No entanto, algumas cobras são venenosas (embora não possuam um veneno mortal) e possuem dentes situados na parte posterior da cavidade bucal.

Devemos destacar uma cobra conhecida como Boomslang (dispholidus typus), cuja mordida pode ser mortal para o homem, sendo uma das poucas espécies que possuem tal perigosidade. Você pode observar esta cobra na imagem abaixo. Podemos apreciar características comuns na família dos Colúbrideos, como por exemplo o tamanho, que costuma oscilar entre os 20 e os 30 centímetros e a cabeça, que se encontra coberta de escamas grandes.

Já uma das cobras mais perigosas do mundo, é a cobra-cuspideira. Ela tem esse nome por causa de sua imensa capacidade de cuspir seu veneno. A força do seu lançamento, faz com que o veneno consiga chegar em até 2 metros de distância. Com isso, essa cobra consegue cegar o seu predador, impossibilitando que este consiga atacar.

O que são víboras

Víboras são serpentes da família Viperidae (viperídeos). Elas são conhecidas pela capacidade de inoculação de veneno através de sua dentição. Sua cabeça tem o formato triangular, apresentam olhos menores com as pupilas em formato de fendas verticais, escamas ásperas por todo o corpo e possuem uma agilidade impressionante para dar o bote.

Com hábitos noturnos, apenas atacam quando sentem que estão correndo perigo. Porém, as víboras são consideradas bastante venenosas e podem ser encontradas nas florestas do Brasil. São exemplos de víboras conhecidas: cascavel, jararaca, víbora do gabão, jajaraca de alcatrazes e víbora da morte.

Conheça também os animais mais venenosos do mundo neste artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferença entre cobra e serpente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Marcio Martins. "Serpentes de interesse - Médicos da Amazônia". 1995. Acessado em 18 de dezembro de 2019. Disponível em: http://eco.ib.usp.br/labvert/Serpentes-de-Interesse-Medico-da-Amazonia.pdf