Curiosidades do mundo animal

Onde as girafas vivem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 17 julho 2023
Onde as girafas vivem?

A girafa (Giraffa camelopardalis) é o animal terrestre mais alto do planeta. Os machos podem medir cerca de 6 metros e pesar em torno de 2 toneladas, enquanto as fêmeas têm uma altura aproximada de 5 metros e pouco mais de uma tonelada de peso. Sua taxonomia tem sido controversa, e espera-se uma reavaliação para defini-la para, assim, possivelmente estabelecer algumas mudanças. No entanto, o grupo de especialistas em girafas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) reconhece apenas uma espécie e nove subespécies deste animal belo e peculiar.

Se você quiser saber mais sobre elas, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir onde as girafas vivem?. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Onde vivem as formigas?

Índice

  1. Onde as girafas vivem?
  2. Habitat das girafas
  3. Áreas de proteção de girafas
  4. Onde ver girafas?

Onde as girafas vivem?

As girafas são animais nativos exclusivamente da África, mas foram introduzidas em outras regiões por serem incluídas em zoológicos. Se você se pergunta onde as girafas vivem porque quer saber seus países de origem, aqui está uma lista:

  • Angola;
  • Botsuana;
  • Camarões;
  • Chade;
  • Congo;
  • Etiópia;
  • Quênia;
  • Moçambique;
  • Namíbia;
  • Níger;
  • Somália;
  • África do Sul;
  • Sudão do Sul;
  • Tanzânia;
  • Uganda;
  • Zâmbia;
  • Zimbábue.

As girafas são classificadas de forma geral na categoria "vulnerável" quanto ao risco de extinção, embora tenham desaparecido de algumas regiões, como Eritreia, Guiné, Mauritânia, Nigéria e Senegal. Possivelmente, também estão extintas no Mali e foram reintroduzidas em Essuatíni e Ruanda. Consulte mais curiosidades sobre as girafas aqui. Também podemos detalhar onde diferentes espécies de girafas vivem especiamente.

As avaliações mais recentes indicam que estes animais estão bem distribuídos tanto no sul quanto no leste da África, com algumas populações menores no oeste e centro.

Em relação a alguns dados mais específicos sobre as subespécies e a distribuição das girafas, podemos mencionar que a Giraffa c. peralta está localizada em uma população limitada no sudoeste do Níger. No caso de G. c. antiquorum, esta é encontrada em Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo e Sudão do Sul.

Uma boa distribuição ocorre no leste da África, especialmente no Quênia, onde podemos encontrar quatro das nove subespécies. Por exemplo, G. c. camelopardalis é encontrada no Sudão do Sul e na Etiópia, enquanto G. c. reticulata se estende no nordeste do Quênia, sudeste da Etiópia e sudoeste da Somália. Em Uganda, vive G. c. rothschildi.

Também podemos mencionar que a UICN relata que a subespécie G. c. tippelskirchi está amplamente presente no sul do Quênia e na Tanzânia. A girafa classificada como G. c. thornicrofti é distribuída no Vale Luangwa e Zâmbia, enquanto em Angola, Botsuana, Moçambique, Namíbia, África do Sul e sudoeste da Zâmbia, temos a presença de G. c. giraffa, e a G. c. angolensis está presente no centro de Botsuana e na Namíbia.

Ainda são necessários estudos para determinar a subespécie a que pertencem algumas outras populações distribuídas nessas regiões do continente africano.

Curioso sobre girafas? Recomendamos a leitura do seguinte artigo: "Por que a girafa tem um pescoço tão comprido?".

Habitat das girafas

As girafas de hoje se caracterizam por sua adaptação a uma variedade significativa de habitats, como áreas áridas e secas. Elas são especialmente atraídas por ecossistemas onde há acácias, mas também podem ser encontradas em pastos, amplas savanas e até mesmo em matas abertas, onde os machos podem se aventurar em busca de mais vegetação para se alimentar.

Um aspecto importante na alimentação das girafas é que esses animais não precisam consumir água constantemente, o que significa que podem ser encontradas longe de fontes de água. Por outro lado, espécies extintas de girafas começaram a explorar habitats que surgiram há pelo menos um milhão de anos na África, como savanas e matas. No entanto, apenas a espécie atual permaneceu nos últimos 600.000-800.000 anos.

Tem sido muito difícil para os pesquisadores estabelecer os limites precisos do habitat das subespécies de girafas, pois esta região africana tem sido muito modificada por mudanças naturais causadas pelo clima, bem como pelo impacto humano. Dessa forma, as girafas têm a capacidade de se adaptar a diferentes tipos de ecossistemas, como mencionado anteriormente.

Embora esses animais tenham uma dieta baseada principalmente em cerca de seis espécies de plantas, eles são capazes de se alimentar de cerca de 90 espécies diferentes de vegetação, o que lhes proporciona uma ampla variedade de opções em termos de habitat.

Onde as girafas vivem? - Habitat das girafas

Áreas de proteção de girafas

Você já sabe onde as girafas vivem e também é importante destacar que esses animais estão distribuídos por várias áreas protegidas e também por propriedades privadas, mas muitas dessas girafas estão fora dessas áreas, onde estão mais expostas à transformação do habitat e à caça indiscriminada. Algumas subespécies possuem categorias específicas de conservação, que não correspondem à categoria da espécie na totalidade.

A seguir, mencionamos algumas áreas protegidas para as girafas:

  • Parque Nacional Etosha: Namíbia;
  • Parque Nacional Lago Nakuru: Quênia;
  • Parque Nacional do Este de Tsavo: Quênia;
  • Parque Nacional das Cataratas Murchison: Uganda;
  • Parque Nacional Mikumi: Tanzânia;
  • Reserva Natural Samburu: Quênia.

Onde ver girafas?

Se você está interessado em ver girafas, as áreas de proteção mencionadas são alguns dos lugares onde você pode encontrá-las. No entanto, não podemos negar que elas também foram levadas para diferentes zoológicos ao redor do mundo. Cuidar de girafas não é uma tarefa fácil, então imagine o desafio de confinar um animal dessas dimensões em espaços pequenos.

Isso, sem dúvida, condena as girafas em cativeiro a uma vida de estresse e inadequação. Por isso, no PeritoAnimal, não encorajamos nossos leitores a visitarem zoológicos ou espaços de contenção inadequados para qualquer espécie animal.

Se você tem planos de ver girafas, faça uma pesquisa por safáris, áreas de proteção públicas ou privadas onde elas vivam em liberdade, em condições adequadas e no ambiente selvagem ao qual esses animais devem pertencer.

Agora que você já sabe onde as girafas vivem, também recomendamos a leitura do artigo "Como as girafas dormem?" no PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Onde as girafas vivem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Maisano, S. (2006). "Giraffa camelopardalis". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Giraffa_camelopardalis/
  • Muller, Z., Bercovitch, F., Brand, R., Brown, D., Brown, M., Bolger, D., Carter, K., Deacon, F., Doherty, JB, Fennessy, J., Fennessy , S., Hussein, AA, Lee, D., Marais, A., Strauss, M., Tutchings, A. & Wube, T. (2018). Giraffa camelopardalis. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T9194A136266699.en
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Onde as girafas vivem?