Partilhar

Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 4 agosto 2020
Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças

Ver fichas de  Calopsitas

Você está pensando em adotar uma calopsita para seu lar? Se sim, você provavelmente está se perguntando se acolhe uma calopsita macho ou fêmea, ou seja, qual é melhor de acordo com seu estilo de vida e quais diferenças existem entre fêmeas e machos.

Se você está interessado em conhecer as diferenças entre calopsitas macho ou fêmea, convidamos você a ler este artigo de PeritoAnimal, no qual não apenas o ajudamos a tomar essa difícil decisão, mas também explicamos quais são os cuidados que essa bela ave precisa e seu comportamento. Obviamente, antes disso, incentivamos você a refletir sobre a posse desses animais e do tipo de vida que você lhes oferecerá, pois não é apropriado que permaneçam as 24 horas do dia trancados em uma gaiola.

Também lhe pode interessar: Gato macho ou fêmea - Qual é melhor?

Cuidados das calopsitas

Antes de acolher uma calopsita em sua família, é importante que você pesquise bem sobre os cuidados necessários dessa ave, pois cobrir todas as suas necessidades é sua responsabilidade como proprietário para garantir o correto bem-estar do seu animal. Vejamos, então, quais são os cuidados que essa espécie precisa:

  • Alimentação e água: oferecer a melhor alimentação para sua calopsita será essencial para que ela esteja forte, saudável e feliz. Geralmente, recomenda-se adquirir comida em pellets específicos para essa espécie e complementá-los com a ingestão de frutas e verduras, além de ocasionalmente algumas frutas secas. Obviamente, a água é imprescindível também, portanto, sua calopsita deverá ter acesso sempre a água limpa e fresca.
  • Ambiente tranquilo e seguro: essas aves precisam ter seu ninho e/ou gaiola em um lugar silencioso ou sem ruídos que possam alterá-las, com todas as suas necessidades ao seu alcance (comida, água, entretenimento…) e com a possibilidade de se abrigar da chuva, vento, calor (deve ter acesso a sombra), etc.
  • Exercício físico: é necessário que sua calopsita disponha de liberdade fora da gaiola com a intenção de que realize exercício físico, pois esses animais necessitam voar, além de subir com a ajuda das patas e bico.
  • Interação social: como comentamos, essa espécie, como muitas outras aves, é muito sociável. Portanto, requer muita atenção, seja do seu companheiro humano ou de outra companheira calopsita.
  • Enriquecimento ambiental: as calopsitas precisam entreter-se diariamente com diferentes elementos, como brinquedos, para promover a atividade cognitiva, combater o tédio e, consequentemente, evitar que desenvolvam problemas de comportamento e até estereotipias.

Para mais detalhes, consulte esse outro artigo: "Como cuidar de calopsita".

Comportamento das calopsitas

As calopsitas não são apenas aves belas e elegantes, mas também são caracterizadas por terem um caráter mais sociável e carinhoso e por serem muito inteligentes. Não é estranho que tenham conquistado o coração de muitos tutores que convivem com elas como um animal de estimação, pois as calopsitas formam vínculos de carinho muito fortes com as pessoas que cuidam delas desde pequenas.

Além disso, as calopsitas também manifestam uma ampla gama de emoções, desde alegria até irritação, através de sua linguagem corporal (em grande parte, graças à sua crista expressiva) e várias vocalizações, pois podem realizar gritos, assobios, grunhidos… De fato, é algo conhecido que essas aves podem até aprender a imitar a fala humana.

No dia a dia, essas aves realizam todo tipo de comportamentos para satisfazer as suas necessidades, por exemplo, mantêm sua higiene atualizada através da arrumação de suas penas ou da de suas amigas, se moram na companhia de outras calopsitas. Da mesma forma, também realizam comportamentos como brincar com os brinquedos que proporcionam satisfação às suas curiosidades e chamando sua atenção para que você brinque com elas, jogando ou golpeando objetos. Agora, uma calopsita macho e fêmea se comportam de forma igual? Qual é melhor, calopsita macho ou fêmea? Vejamos a seguir.

Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças - Comportamento das calopsitas

Calopsita macho ou fêmea - qual é a melhor?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as calopsitas, provavelmente você quer conhecer quais são as diferenças principais entre as fêmeas e os machos.

Antes de tudo, embora não seja uma regra geral, a verdade é que os machos tendem a ter colorações mais vistosas que as fêmeas, pois, em parte, é graças à sua bela plumagem que as conquistam. Por essa razão, os machos tendem a exibir tons amarelos mais brilhantes, enquanto que as fêmeas tendem a exibir tonalidades mais pálidas ou cinzas.

Posteriormente, e relacionado com o ponto anterior, os machos tendem a emitir mais frequentemente cantos melodiosos e a aperfeiçoa-los, pois é também graças aos seus cantos que chamam a atenção das fêmeas, além de realizar danças de cortejo quando se encontram com uma companheira em condições ideais de procriação. Isso também implica que os machos têm mais facilidade de aprender a dizer palavras, pois emitem sons com mais frequência. As fêmeas, por outro lado, normalmente são mais silenciosas e tranquilas.

Agora que as principais diferenças entre fêmeas e machos são conhecidas, qual é melhor? A verdade é que tudo vai depender do seu estilo de vida e do tipo de companheiro/a você procura. As fêmeas costumam ser mais calmas, portanto, se você não tiver tanto tempo, talvez seja a melhor opção, no entanto, se você quer passar muitas horas brincando com sua calopsita e ensinando palavras novas, um macho pode se adaptar mais à essas necessidades. No entanto, isso não quer dizer que as fêmeas não podem aprender, pois podem, simplesmente que, por natureza, os machos interiorizam esses aprendizados de uma forma mais rápida.

Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças - Calopsita macho ou fêmea - qual é a melhor?

Como saber se a calopsita é macho ou fêmea

É complicado conhecer o sexo de uma calopsita filhote, porque sua plumagem e seu caráter ainda não foram formados. Além disso, devemos ter em mente que isso não é determinante, pois há fêmeas que cantam com frequência, por exemplo. O método mais seguro e eficaz para diferenciá-las é através da sexagem por DNA, na qual algumas penas devem ser levadas à um laboratório de sexagem onde serão analisadas, ou fazer uma análise de sangue.

Como saber se a calopsita é macho ou fêmea pela cor

Existe um segundo método com o qual poderíamos saber se a calopsita é macho ou fêmea, e este é através da herança de cor, mas parra isso precisaríamos conhecer a cor dos pais e se eles apresentam colorações ligadas ao sexo. Ou seja, seria necessário saber se os pais teriam uma mutação de cor ligada ao sexo, que são colorações canela, lutina e pérola. Portanto, conhecendo como são os pais, o sexo dos filhotes poderá ser previsto. Por exemplo, se um macho apresenta uma dessas colorações e acasalar com uma fêmea com uma mutação diferente, saberemos que todos os machos nascerão da mesma cor que o pai e os filhotes fêmeas serão diferentes.

Por tudo isso, o mais recomendável para saber o sexo de uma calopsita que come papinha é procurar um profissional.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças
1 de 3
Calopsita macho ou fêmea - Qual é melhor e diferenças

Voltar ao topo da página