Cachorro mudo: por que acontece e como tratar
Ver fichas de Cachorros
A comunicação entre os cães é muito rica, incluindo latidos, rosnados e outros ruídos, além do uso da linguagem corporal e de odores. Perder a voz ou parar de latir não pode ser considerado algo normal em um cão, sendo necessário buscar a causa dessa anormalidade. Algumas raças são mais silenciosas, latindo menos que o habitual, mas isso não quer dizer que sejam cães mudos.
Alguns problemas de saúde, assim como traumas emocionais, podem contribuir para que o cachorro pare de latir ou tenha alteração em sua voz (difonia), parecendo que ficou mudo. Qualquer alteração de comportamento, principalmente quando acompanhada de outros sintomas, deve ser investigada e tratada. E para falar mais sobre o assunto, o PeritoAnimal escreveu este artigo explicando algumas causas de disfonia em cães, além de outros tópicos relacionados ao tema. Aproveite e fique por dentro do assunto cachorro mudo: por que acontece e como tratar! Boa leitura!
É possível um cachorro ficar mudo?
Sim. Alguns problemas de saúde podem deixar o cachorro sem latir, de forma temporária ou permanente. É fundamental observar se a falta de vocalização do animal está acompanhada de mais algum sintoma ou se é algo isolado. O acompanhamento com o médico veterinário é fundamental para garantir um tratamento adequado e o bem-estar do cachorro. Agora falaremos um pouco sobre algumas doenças que podem deixar o cachorro sem latir ou com alteração em sua voz.
- Paralisia de laringe em cães: consiste na perda da capacidade de abertura das cartilagens aritenoides durante a inspiração. Pode ter causa hereditária (geralmente em animais jovens) ou adquirida, por traumas, causas iatrogênicas, tumores cervicais e no tórax, doenças neuromusculares imunomediadas, endocrinopatias, intoxicação, polimiopatia e polineuropatia idiopática progressiva. Os sintomas aparecem devido ao estreitamento do espaço para a passagem de ar pelas cartilagens e os cachorros podem apresentar angústia respiratória, barulhos na inspiração, intolerância ao exercício e rouquidão, parecendo que perdeu a voz.
 - Paralisia de nervo facial em cães: A paralisia de nervo facial em cães é relativamente comum. Lesões nesse nervo resultam em paralisia ou paresia com incapacidade de movimentação dos músculos faciais. A paralisia unilateral pode ser reconhecida pela assimetria da face do cachorro, onde o lado atingido apresenta orelha caída, diminuição da abertura das pálpebras, lábio caído e desvio lateral da narina em direção ao lado afetado. Essa paralisia também pode ser bilateral, o que pode proporcionar sintomas como alteração de voz e rouquidão.
 - Problemas nas cordas vocais: traumas e inflamações na garganta podem resultar em problemas nas cordas vocais. O cão dificilmente ficará sem voz, mas poderá ter uma alteração no seu latido, ficando mais rouco. Tumores nas cordas vocais ou nesta região também podem causar afonia nos cães.
 - Estresse e traumas emocionais: alguns cães podem ficar sem latir devido a ocasiões de estresse que geram sentimentos como medo e ansiedade. Algum evento assustador ou que tenha causado dor ao animal pode ser associado ao ato de latir, fazendo com que o cachorro tenha medo de vocalizar e sofrer novamente a sensação desagradável.
 - Raças específicas: algumas raças de cachorro não latem muito, o que não quer dizer que sejam mudas, apenas vocalizam bem menos que outras. Cães da raça bernese, buldogue francês, cavalier king charles spaniel, shiba inu, terra nova, saluki, basenji, borzoi e akita não costumam latir muito, sendo uma boa opção para tutores que moram em lugares onde os latidos possam ser um problema.
 
Tem cachorro que nasce mudo?
Não existe cachorro mudo semelhante ao que acontece com os humanos. O cachorro pode nascer com algum problema de saúde que cause dificuldade para latir, como doenças neuromusculares ou respiratórias. Alguns animais podem ter problemas para vocalizar por serem surdos, o que exigirá treinamentos específicos para que ele consiga ter uma vida normal.
O que acontece se meu cachorro perder a voz?
Caso o seu cachorro perca a voz, a causa deverá ser investigada com a maior brevidade possível. Da mesma forma que a voz dele está comprometida, a sua respiração também pode estar, deixando o animal angustiado e sem querer se esforçar. Não é normal que o cachorro simplesmente fique mudo ou rouco, a causa deverá ser investigada e tratada, caso seja possível um tratamento. A perda da voz do cachorro implica em uma limitação na sua forma de comunicação, que ficará prejudicada em vários momentos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro mudo: por que acontece e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.
- Nove Cães tranquilos que não latem muito. Nylabone Home. Disponível em https://www.nylabone.com/dog101/dogs-that-dont-bark. Acesso em 21 de julho de 2025.
 - Junqueira, A.M.C. et al. Paralisia de laringe em cão: relato de caso. ARS VETERINARIA, Jaboticabal, SP, v.34, n.2, 2018. Disponível em https://arsveterinaria.org.br/index.php/ars/article/view/1113/1125. Acesso em 21 de julho de 2025.
 - Neves, A.F.P. Paralisia do nervo facial em cães. Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/16246/1/2016_AmandaFerraryPereiraDasNeves_tcc.pdf. Acesso em 21 de julho de 2025.
 - Koehler, R. Can dogs lose their voice? PetMD, 2023. Disponível em https://www.petmd.com/dog/general-health/can-dogs-lose-their-voice. Acesso em 21 de julho de 2025.
 
