Gestação

Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 17 abril 2024
Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O que acontece se uma cadela cruzar com dois cachorros? Esta é uma pergunta que os tutores de cães podem se fazer em algum momento, se sua cadela estiver no cio e ocorrer um descuido. A resposta é que a cadela pode engravidar de ambos os cachorros, já que as cadelas são multíparas, o que significa que podem dar à luz vários filhotes em um mesmo parto.

Esses filhotes podem ser fecundados por vários machos ao mesmo tempo, pois durante a ovulação são liberados vários ovócitos que podem ser fecundados por múltiplos espermatozoides. Se houver dois ou mais cachorros envolvidos, existe a possibilidade de que as crias sejam de ambos os machos, o que significa que a cadela poderia parir irmãos de diferentes pais.

Se você quiser saber mais sobre a fecundação da cadela e a possibilidade de gestação de filhotes de diferentes pais, convidamos você a continuar lendo nosso artigo no PeritoAnimal, onde explicamos por que uma cachorra pode engravidar de mais de um cachorro.

Também lhe pode interessar: Métodos anticoncepcionais para cachorros

Índice

  1. O que acontece se uma cadela cruzar com dois cachorros?
  2. Uma cadela pode engravidar de vários cachorros?
  3. Por que uma cadela pode ter filhotes de diferentes cachorros?
  4. Quantos cachorros podem engravidar uma cadela?

O que acontece se uma cadela cruzar com dois cachorros?

Se sua cadela estiver no cio, é possível que, se tiver dois machos por perto, ela acabe acasalando com os dois, mesmo que um deles seja filhote dela! Isso ocorre devido a uma questão hormonal, já que seus hormônios não diferenciam entre laços familiares. Por esse motivo, se uma cadela cruzar com dois machos de aparência ou raça diferentes, os filhotes serão muito diferentes entre si porque terão pais diferentes. Isso pode se tornar um problema se estiver buscando filhotes de raça pura e a cadela cruzar com um cão de outra raça ou mestiço. No entanto, é importante lembrar que esse tipo de criação é ilegal, e apenas criadores homologados podem se dedicar a isso. Portanto, você deve evitar que sua cadela tenha acesso a outros cães se estiver no cio para evitar uma gravidez indesejada.

Cabe ressaltar que as cadelas geralmente têm dois cios por ano, que costumam coincidir com o início da primavera e do outono, e seu ciclo estral é composto por quatro estágios que se dividem em duas fases, sendo estas as seguintes:

Fase folicular

Esta fase é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo dos folículos ovarianos, que darão origem aos óvulos, as células que recebem o espermatozoide para formar o zigoto. Este será transportado até o útero, onde se implantará e progredirá a gestação. Esta fase apresenta dois estágios:

  • Proestro: com duração de 8 a 11 dias, este estágio vai desde o início do sangramento vaginal até a aceitação da monta pela cadela. Durante este período, os folículos do ovário começam a se desenvolver e a cadela atrai os machos enquanto urina com mais frequência.
  • Estro: também chamado de cio, tem duração de 5 a 10 dias, durante os quais a fêmea aceita o macho, podendo engravidar de um ou mais cães.

Fase luteínica

Esta fase é caracterizada pelo domínio da progesterona, um hormônio produzido pelo corpo lúteo, independentemente de a fêmea estar gestante ou não. No entanto, se a fêmea estiver gestante, a progesterona será produzida pela placenta. Esta fase pode ser dividida em dois estágios:

  • Diestro: com duração de 2 a 3 meses, as secreções vaginais desaparecem e a vulva volta ao seu estado normal, pois durante o estro estava dilatada. Neste estágio, a cadela já rejeita o macho, portanto, não poderia engravidar de nenhum cão.
  • Anestro: esta fase é caracterizada pelo repouso hormonal das cadelas por 4 a 5 meses, durante os quais não têm ciclos.

Depois que a cadela ovula, os óvulos permanecem disponíveis por 48 a 72 horas para serem fecundados pelos espermatozoides. Portanto, se as cadelas forem montadas durante esse intervalo de tempo por um ou dois machos, ou a monta ocorrer até dois ou três dias antes da ovulação, há muitas chances de que fiquem grávidas de um ou dois machos, e até mesmo de mais, se forem montadas por mais de dois.

Novamente, enfatizamos a importância de controlar a cadela no cio e até considerar a castração, tanto para evitar ninhadas indesejadas quanto para prevenir problemas de saúde relacionados ao aparelho reprodutivo, como a piometra canina.

Uma cadela pode engravidar de vários cachorros?

A resposta para a pergunta se uma cadela pode emprenhar de vários cães é sim, e além disso, isso ocorre muito frequentemente com cadelas de rua ou abandonadas por seus tutores. No entanto, mesmo que algumas cadelas fiquem prenhas de vários machos, a duração da gestação é a mesma que a de uma cadela que cruzou apenas com um, ou seja, de 58 a 68 dias. Portanto, a única diferença entre uma cadela que cruzou com um macho e outra que cruzou com dois ou mais é que a futura ninhada terá mais variabilidade genética por serem filhotes de diferentes pais, além de serem morfologicamente diferentes, especialmente se forem de raças diferentes.

Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro? - Uma cadela pode engravidar de vários cachorros?

Por que uma cadela pode ter filhotes de diferentes cachorros?

Uma cadela pode engravidar de vários cães se for montada por cães diferentes durante o cio, seja durante os sete dias anteriores à ovulação, porque os espermatozoides do cão podem sobreviver até esse tempo, ou após 48 a 72 horas após a ovulação, que é o tempo em que os óvulos estão aptos ou receptivos à fecundação. Por esse motivo, quando uma cadela cruza com vários cães durante o cio, em seu trato reprodutivo há espermatozoides de diferentes machos, então há muitas chances de que os óvulos sejam fecundados por diferentes cães. Portanto, a ninhada será muito diversificada geneticamente, apresentando filhotes geralmente com fenótipos muito diferentes entre si, e não parecendo irmãos quando a cadela cruza com cães de raças ou aparências físicas diferentes.

Quantos cachorros podem engravidar uma cadela?

Vimos que uma cadela pode engravidar de vários cães, mas de quantos? Uma cadela de tamanho médio pode ter entre três e cinco filhotes, enquanto as de raças grandes podem ter entre sete e nove filhotes. Portanto, dependendo do tamanho, pode parecer que a cadela poderá engravidar de um maior número de cães, já que há um maior número de óvulos disponíveis para serem fecundados por esperma de diferentes machos.

O número de cães que pode engravidar uma cadela dependerá principalmente do seu tamanho e do número de óvulos que ela liberar nesse cio em particular. Portanto, mesmo que uma cadela grande seja cruzada com sete machos, ela pode engravidar dos sete, mas geralmente não é assim que acontece. O acaso tem muito a ver quando uma cadela é cruzada com tantos cães diferentes. O normal é que se uma cadela cruzar com dois ou até três cães, todos consigam engravidá-la, mas quando são mais de três, não é comum que todos consigam fazê-la ficar grávida de cada um deles.

De qualquer forma, reiteramos mais uma vez a importância de considerar a castração da cadela por todos os motivos mencionados anteriormente.

Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro? - Quantos cachorros podem engravidar uma cadela?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Bibliografia
  • Martí, S. (2011). Reproducción y neonatología canina y felina. Grupo Asís Biomedia, S.L.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorra pode engravidar de mais de um cachorro?