Aranha-camelo - Características e picada
Os aracnídeos são um grupo de animais pertencentes ao filo dos Artrópodes. Embora frequentemente reconheçamos aranhas e escorpiões como membros deste filo, na verdade, existe uma variedade significativa que engloba um total de 11 tipos de aracnídeos. Um desses tipos pertence à ordem Solifugae, na qual estão várias espécies conhecidas comumente como aranhas-camelo, escorpiões-do-vento, aranhas-solares ou simplesmente solífugos.
Apesar do nome, eles não são aranhas nem escorpiões, mas estão relacionados com ambos. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre a aranha-camelo - características e picada.
Características das aranhas-camelo
O tamanho das aranhas-camelo varia de alguns milímetros a cerca de 15 cm, incluindo suas patas. Quanto ao peso, também há variações de alguns miligramas a cerca de 50 gramas. Alguns anos atrás, histórias sobre uma espécie em particular, a aranha-camelo Galeodes arabs, se popularizaram, mostrando fotografias de um indivíduo com um tamanho seis vezes maior que o real. No entanto, essas imagens foram tiradas de uma perspectiva que aumentava o animal, portanto não eram reais, e não existem aranhas-camelo tão grandes.
Por outro lado, o corpo das aranhas-camelo, assim como o das aranhas, consiste em dois tagmas: primeiro o prossoma ou cefalotórax e o abdômen ou opistossoma. Em geral, o grupo dos solífugos possui estruturas no abdômen separadas por membranas entre cada segmento e são altamente flexíveis, permitindo que estendam bastante o corpo e até mesmo consumam alimento em abundância.
Ao contrário das aranhas, os tagmas não estão unidos por um pedicelo evidente, de modo que a parte posterior do corpo não possui a mobilidade típica dos membros de Araneae. Além disso, não necessitam dessa estrutura porque não produzem seda e, portanto, não constroem redes ou teias.
A cabeça, os olhos, o aparelho bucal, os pedipalpos e as patas estão localizados no prossoma, dividido em três elementos diferentes onde estas estruturas são posicionadas. Ao contrário dos escorpiões, não possuem um terceiro tagma onde está localizada a cauda.
Outras características das aranhas-camelo que as diferenciam do restante dos aracnídeos são as seguintes:
- Têm boa visão, apesar de seus olhos e ocelos serem simples. Desse modo, podem detectar formas e movimentos, o que é muito útil para caçar ou evitar predadores. Possuem olhos vestigiais localizados lateralmente e, embora em algumas espécies não sejam funcionais, em outras possuem células nervosas ativas, o que lhes permite detectar movimentos ou mudanças na luz;
- Os membros de Solifugae não possuem o sistema respiratório conhecido como pulmões foliáceos, como os escorpiões, por exemplo. Em vez disso, respiram por um sistema de traqueias que contém espiráculos por onde o ar entra e sai. Estes estão localizados no segundo e terceiro par de patas, além de várias áreas do abdômen;
- Uma das características mais destacadas das aranhas-camelo é a presença de quelíceras bastante desenvolvidas, que em alguns grupos podem ser mais longos que o próprio prossoma. Essas quelíceras formam uma espécie de pinças, muito semelhantes às dos caranguejos, que são funcionais e capazes de cortar partes finas de animais, como penas, ossos pequenos e até mesmo pele;
- Embora pareça que possuem cinco pares de patas, esta não é a realidade. As duas primeiras extremidades correspondem aos pedipalpos, que inicialmente são usados como órgãos sensoriais, mas também para alimentação, eventualmente para locomoção e confronto com rivais. Depois vêm as patas verdadeiras, cada uma dividida em sete partes ou segmentos. Portanto, possuem oito patas no total.
Tipos de aranhas-camelo
As aranhas-camelo formam um grupo diverso, tendo sido contabilizados até agora 13 famílias, 144 gêneros e 1.146 espécies. Apesar do nome, como mencionado, não são verdadeiras aranhas, mas constituem um grupo totalmente distinto. Além disso, são conhecidas por outros nomes como escorpiões-do-vento e aranhas-solares.
As famílias ou tipos de aranhas-camelo existentes são:
- Ammotrechidae;
- Ceromidae;
- Daesiidae;
- Eremobatidae;
- Galeodidae;
- Gylippidae;
- Hexisopodidae;
- Karschiidae;
- Melanoblossiidae;
- Mummuciidae;
- Protosolpugidae;
- Rhagodidae;
- Solpugidae,
As aranhas-camelo são venenosas?
Você já se perguntou o que acontece se uma aranha-camelo te picar? Na verdade, mais do que uma picada, deveríamos falar de uma mordida, isto devido ao tipo de aparelho bucal que possuem. Apesar disso, as aranhas-camelo não são venenosas. No entanto, possuem mandíbulas muito fortes e resistentes, de modo que, se morderem uma pessoa, podem causar dor intensa, dependendo do tamanho do animal. Além disso, devido às suas pinças, podem pelo menos cortar a pele superficialmente, o que é doloroso, sem dúvidas.
Onde vivem as aranhas-camelo?
Os solífugos habitam principalmente ecossistemas áridos ou desérticos, com temperaturas elevadas ou quentes, embora também possam ser encontrados em semi-desertos próximos a áreas com arbustos ou regiões rochosas. Assim, estão distribuídos por África, Ásia, Europa e América.
Por exemplo, a história de uma suposta aranha-camelo gigante que se tornou viral partiu do Iraque, um dos países habitados por elas, predominantemente em regiões de clima seco e árido.
Hábitos das aranhas-camelo
Ainda faltam estudos detalhados que ofereçam relatórios mais completos sobre os hábitos das aranhas-camelo. No entanto, devido ao tipo de habitat que ocupam, elas tendem a se abrigar durante o dia, sendo mais ativas durante a noite. Como método de dissuasão de predadores, várias espécies são capazes de produzir sons por estridulação através do movimento de suas quelíceras.
Além disso, as fêmeas têm o hábito de devorar os machos, seja antes ou depois da cópula.
O que as aranhas-camelo comem?
As aranhas camelo são animais carnívoros e, de fato, são predadores ferozes, embora não na magnitude que às vezes é relatada, como correr a altíssimas velocidades atrás de presas e até mesmo devorar camelos. Se encontrarem um camelo em decomposição, não hesitarão em se alimentar dele, mas obviamente não têm capacidade para matar um animal daquele tamanho.
Quando capturam uma presa, as aranhas-camelo a seguram com suas quelíceras, cortando o animal. Em seguida, com seus sucos estomacais carregados de enzimas digestivas, injetam as quelíceras nos restos para liquefazer o alimento e então o sugam. Portanto, as presas variam conforme o tamanho da aranha-camelo.
Entre as presas que as aranhas-camelo podem consumir estão:
- Insetos;
- Besouros;
- Serpentes;
- Lagartixas pequenas;
- Aves pequenas;
- Roedores.
Reprodução das aranhas-camelo
Ainda faltam estudos sobre a biologia reprodutiva deste grupo. No entanto, sabe-se que todos os solífugos são univoltinos, ou seja, têm um ciclo reprodutivo anual. O macho se aproxima da fêmea acariciando-a para depois poder expelir o espermatóforo, que é então recolhido pelas quelíceras e inserido na fêmea através da abertura vaginal.
Além disso, parece que também há espécies com transferência direta de espermatozoides. Após a fertilização, a fêmea procura um local adequado para escavar e depositar os ovos, que variam entre 50 a 200 ovos. Algumas fêmeas podem permanecer para cuidar dos ovos e partir após a eclosão.
Agora que você conhece profundamente as aranhas-camelo, continue aprendendo e descubra em outro post informações sobre 15 tipos de escorpião.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Aranha-camelo - Características e picada, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Ax, P. (2000). Multicellular animals: the phylogenetic system of the Metazoa (Vol. 2). Springer Science & Business Media.
- Catálogo mundial de solífugas . Museo de Historia Natural de Berna. Disponible en: https://wac.nmbe.ch/order/solifugae/genera/58
- ITIS (2023). Solifugae. Disponible en: https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=690742#null
- National Geographic (s/f). Camel spider. Disponible en: https://www.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/facts/camel-spider