Animais que se alimentam de sangue

Animais que se alimentam de sangue
Imagem: Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)

No mundo animal, existem espécies que se alimentam de diversos tipos de matéria: herbívoros, carnívoros e onívoros são os mais comuns, mas também existem espécies que, por exemplo, só se alimentam de frutas ou de carniça, e até mesmo algumas que buscam seus nutrientes nos excrementos de outros animais!

Entre todos estes, existem alguns animais que gostam de sangue, inclusive humano! Se você quiser conhecê-los, não pode perder este artigo do PeritoAnimal sobre animais que se alimentam de sangue. Confira uma lista com 12 exemplos e nomes.

Como são chamados os animais que se alimentam de sangue

Os animais que se alimentam de sangue são chamados de animais hematófagos. A maioria deles são parasitas dos animais dos quais se alimentam, mas não todos. Essas espécies são vetores de doenças, pois transmitem bactérias e vírus encontrados no sangue de suas vítimas de um animal para outro.

Ao contrário do que é mostrado no cinema e na televisão, estes bichos não são feras insaciáveis ​​e sedentas por essa substância vital, isso simplesmente representa outro tipo de alimentação.

A seguir, descubra quais são esses animais. Quantos deles você já viu?

Animais que se alimentam de sangue

A seguir, te mostramos alguns animais que têm o sangue como base de sua dieta:

Morcego-vampiro

Fazendo jus à fama que o cinema lhe deu ao relacioná-lo com o Drácula, existe uma espécie de morcego-vampiro que se alimenta de sangue que, por sua vez, apresenta 3 subespécies:

  • Vampiro-comum (Desmodus rotundus): é comum no Chile, México e Argentina, onde prefere viver em áreas com muita vegetação. Apresenta pelagem curta, focinho achatado e pode se mover sobre os 4 membros. Este sugador de sangue se alimenta de gado, cães e, muito raramente, de humanos. O método que ele usa consiste em fazer um pequeno corte na pele de suas vítimas e sugar o sangue que flui por ele.
  • Vampiro-de-perna-peluda (Diphylla ecaudata): apresenta um corpo castanho nas costas e cinzento no abdômen. Ele prefere viver nas florestas e cavernas dos Estados Unidos, Brasil e Venezuela. Alimenta-se principalmente do sangue de aves, como galinhas.
  • Vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi): habita áreas arborizadas no México, Venezuela e Trindade e Tobago. Tem uma pelagem castanha clara ou canela com as pontas das asas brancas. Ele não suga o sangue de sua presa subindo em seu corpo, mas se pendura nos galhos das árvores até alcançá-las. Alimenta-se do sangue de aves e gado; além disso, pode transmitir raiva.

Lampreia

A lampreia é um tipo de peixe muito semelhante à enguia, cujas espécies pertencem a duas classes, Hyperoartia e Petromyzonti. Seu corpo é longo, flexível e sem escamas. Sua boca conta com ventosas que usa para aderir à pele de suas vítimas, e depois ferir com seus dentes a área da pele de onde irão extrair o sangue.

Inclusive, é dessa maneira descrita que a a lampreia pode viajar pelo mar presa ao corpo de sua vítima sem ser notada até que tenha saciado sua fome. Suas presas variam, desde tubarões e peixes até alguns mamíferos.

Sanguessuga medicinal

A sanguessuga medicinal (Hirudo medicinalis) é um anelídeo encontrado em rios e riachos de todo o continente europeu. Mede até 30 centímetros e adere à pele de suas vítimas com a ventosa que é sua boca, dentro da qual possui dentes capazes de penetrar na carne para iniciar o sangramento.

Antigamente, as sanguessugas eram utilizadas para sangrar pacientes como método terapêutico, mas hoje sua eficácia é questionada, principalmente pelo risco de transmissão de doenças e de alguns parasitas.

Tentilhão-vampiro

O tentilhão-vampiro (Geospiza difficilis septentrionalis) é um pássaro endêmico da ilha de Galápagos. As fêmeas são marrons e os machos são pretos.

Esta espécie se alimenta de sementes, néctar, ovos e alguns insetos, mas também bebe o sangue de outras aves, especialmente do atobá-de-Nazca e do atobá-de-pés-azuis. O método que usa é fazer um pequeno corte com o bico para que o sangue saia e, assim, bebê-lo.

Imagem: Montagem com reprodução/galapagosislands.com

Candiru

O candiru ou peixe-vampiro (Vandellia cirrhosa) é parente do bagre e habita o rio Amazonas. Alcança até 20 centímetros de comprimento e seu corpo é quase transparente, o que o torna quase indetectável nas águas do rio.

A espécie é temida pelas populações da Amazônia, pois tem um meio de alimentação bastante violento: entra pelos orifícios de suas vítimas, inclusive os genitais, e atravessa o corpo para se alojar e se alimentar do sangue ali. Embora não esteja provado que já afetou algum ser humano, há um mito de que pode fazê-lo.

Imagem: Montagem com reprodução/Culturamix

Insetos que se alimentam de sangue humano

Quando se trata de espécies que se alimentam de sangue, os insetos são os que mais se destacam, especialmente aqueles que sugam o sangue humano. Aqui estão alguns deles:

Mosquito

Os mosquitos ou pernilongos fazem parte da família de insetos Culicidae, que inclui 40 gêneros com 3.500 espécies diferentes. Medem apenas 15 milímetros, voam e se reproduzem em áreas com depósitos de água, tornando-se pragas muito perigosas em regiões tropicais úmidas, já que transmitem a dengue e outras enfermidades. Os machos da espécie se alimentam de seiva e néctar, mas as fêmeas bebem o sangue de mamíferos, incluindo humanos.

Carrapatos

Os carrapatos pertencem ao gênero Ixodoidea, no qual estão inclusos diversos gêneros e espécies. São os maiores ácaros do mundo, se alimentam do sangue dos mamíferos, incluindo o ser humano, e transmitem perigosas doenças, como a doença de Lyme. Já fizemos um artigo sobre remédios caseiros para eliminar carrapatos do ambiente, confira!

O carrapato não é apenas perigoso pelas doenças que transmite e porque pode se tornar uma praga ao infestar uma casa, mas também porque o ferimento que faz para sugar o sangue pode infeccionar se o inseto for arrancado da pele de forma incorreta.

Chato

O chato (Phthirus pubis) é um inseto que parasita pelos e cabelos humanos. Mede apenas 3 milímetros e seu corpo é amarelado. Embora seja mais conhecido por infectar os órgãos genitais, também pode ser encontrado no cabelo, nas axilas e nas sobrancelhas.

Alimentam-se de sangue várias vezes ao dia, o que provoca coceira na área que invadem, sendo este o sintoma mais notório da infestação.

Mosquito-palha

O mosquito-palha ou flebotomíneo (Phlebotomus papatasi) é um inseto parecido com o mosquito, e pode ser encontrado principalmente na Europa. Mede 3 milímetros, tem uma cor quase transparente ou muito clara e seu corpo possui vilosidades. Vive em locais úmidos e os machos se alimentam de néctar e outras substâncias, mas as fêmeas sugam sangue quando estão em fase de reprodução.

Pulga

Sob o nome de pulga se incluem os insetos da ordem Siphonaptera, com cerca de 2.000 espécies diferentes. Eles podem ser encontrados em todo o mundo, mas prosperam principalmente em climas quentes.

A pulga não só se alimenta do sangue de sua presa, mas também se reproduz rapidamente, infestando seu hospedeiro. Além disso, transmite doenças, como o tifo.

Sarcoptes scabiei

O Sarcoptes scabiei é responsável pelo aparecimento de escabiose ou sarna em mamíferos, incluindo humanos. É um parasita muito pequeno, tem entre 250 e 400 micrômetros, que entra na pele do hospedeiro para se alimentar de sangue e "cavar" túneis que permitem que ele se reproduza antes de morrer.

Percevejo-de-cama

O percevejo-de-cama (Cimex lectularius) é um inseto que costuma viver em casas, pois se aloja em camas, travesseiros e outros tecidos onde possa ficar perto de suas presas à noite.

Medem apenas 5 milímetros de comprimento, mas têm uma cor marrom avermelhada, então é possível vê-los se prestarmos bastante atenção. Alimentam-se do sangue de animais de sangue quente, incluindo humanos, e deixam marcas de suas picadas na pele.

Quais destes insetos que se alimentam de sangue você já viu?

Imagem: Mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que se alimentam de sangue, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.