Partilhar

Como espantar morcegos

Como espantar morcegos

Os morcegos inspiraram todo tipo de histórias e mitos ao longo de várias gerações. Contudo, embora algumas espécies façam parte dos animais que se alimentam de sangue, sabemos que a maioria deles são totalmente inofensivos. Mesmo assim, é possível que você não goste da presença deles em sua casa, e se pergunte como espantar morcegos.

Atualmente, os hábitos dos morcegos, somados ao desmatamento, fizeram com nossas espécies coexistissem no mesmo habitat. Como podemos espantar os morcegos? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos compartilhar com você alguns remédios não prejudiciais e muito eficazes. Continue lendo para conhecê-los!

Também lhe pode interessar: Como espantar formigas

Por que espantar morcegos ao invés de acabar com morcegos

Os morcegos são mamíferos voadores que não são perigosos para o ser humano, no entanto, devido a suas fezes fedorentas, chamadas de "guano", eles podem transmitir algumas doenças como vírus, rickettsias, bactérias, espiroquetas, leptospiras, fungos, protozoários e helmintos[1].

O barulho que eles fazem à noite pode ser outro motivo. Porém, além disso, e principalmente nos países mais desenvolvidos, os morcegos se tornaram a fonte de infecção mais importante da raiva animal, tanto para as pessoas quanto para animais domésticos, provocando uma complexa situação epidemiológica[2].

Veneno para morcegos

Avaliando as diversas opções disponíveis para espantá-los, muitas pessoas consideram o uso de veneno para morcegos e até procuram saber como preparar um veneno caseiro. No entanto, isso é algo que você jamais deve fazer. Além do fato de que usar veneno representa um risco significativo para as crianças pequenas e animais domésticos, a grande maioria das espécies de morcegos se encontra em perigo de extinção, por isso, matá-los é classificado como crime ambiental.

Da mesma forma, lembramos que os morcegos desempenham um papel muito importante nos ecossistemas, uma vez que se alimentam de uma grande quantidade de insetos, controlando sua população. De fato, algumas pessoas planejam instalar ninhos de morcegos para lutar contra os mosquitos. Esses animais se destacam também por serem animais polinizadores. Por essas razões, também não recomendamos espantar os morcegos com ultrassom.

Os métodos caseiros para espantar os morcegos devem ser focados em se livrar deles, sejam apenas alguns ou uma colônia inteira, sem causar danos ou provocar desconfortos. Para isso, é necessário saber que esses animais deixam seus ninho durante a noite para se alimentar, e retornam assim que nasce o dia. Além disso, preferem lugares escuros e pequenos para viver, por isso lareiras, sótãos, forros, telhados, vigas e quaisquer lacunas que existam na área externa são bons lugares para seus esconderijos.

Como espantar morcegos - Veneno para morcegos

Como espantar morcegos de forma caseira

Antes de espantar os morcegos, você precisa saber que eles não se escondem apenas para dormir, também utilizam os ninhos para criar e resguardar os indivíduos mais jovens durante as primeiras semanas de vida. Por isso, é importante identificar a espécie de morcego que está nidificando em sua casa antes de utilizar um método caseiro para espantá-los.

A razão é simples: se você se livrar dos exemplares adultos durante a época de reprodução, os filhotes não conseguirão sobreviver sozinhos, morrerão por inanição e isso trará ainda mais problemas, como putrefação e odores desagradáveis.

Observar os morcegos quando abandonam seus ninhos pode te ajudar a identificá-los. Uma opção mais eficaz é entrar em contato com os centros de proteção da sua comunidade, pois em cada região existem espécies diferentes desses mamíferos voadores. Uma vez identificada a espécie, você poderá escolher o melhor momento para iniciar o processo de afugentá-los, mas lembre-se de fazer isso fora das épocas de reprodução.

Como espantar morcegos com naftalina

A naftalina é um remédio utilizado frequentemente como espantador de morcegos caseiro. O que garante sua efetividade? Trata-se de um hidrocarboneto aromático, cujo odor penetrante é muito desagradável para os morcegos. Deve ser utilizada quando eles abandonam o ninho para se alimentar, sendo depositada em quantidades consideráveis. Na hora de voltar, o aroma vai dissuadir os morcegos de entrar novamente em sua casa.

A naftalina, no entanto, é tóxica para os seres humanos e animais de estimação. Além disso, é altamente inflamável, por isso só deve ser manipulada e utilizada por profissionais utilizando equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e roupas de segurança descartáveis. Não é um método recomendável para espantar morcegos.

Como espantar morcegos com luzes

Os morcegos são animais de hábitos noturnos, por isso preferem dormir durante o dia e se alimentar durante a noite. Uma boa maneira de espantá-los é localizar o espaço onde vivem e instalar uma iluminação forte que os incomode na hora de descansar. Muitas pessoas se perguntam se os morcegos são cegos, mas a verdade é que não são.

O ideal é fazer essa instalação quando não estão, ou seja, durante a noite, e manter as luzes acesas para dissuadi-los de voltar ao ninho. Esse método pode ser efetivo, mas tem um ponto fraco: qualquer espaço com menos iluminação, ou onde se formem sombras, se tornará um possível ninho.

Método mais eficaz para espantar morcegos de casa

O método mais eficaz para se livrar dos morcegos é impedir sua entrada na casa, e essa é também a única maneira de fazer isso sem lhes causar danos ou colocar a família em risco. Para espantar morcegos de casa, recomendamos o seguinte:

1. Identificar a localização dos ninhos

A presença doso morcegos pode ser percebida pela agitação que suas colônias provocam nos tetos e espaços em que habitam. No entanto, o guano é um indicador indiscutível, e se caracteriza pelo formato arredondado e quebradiço, com um forte odor almiscarado. Se os morcegos forem do tipo que se alimentam de frutas, é possível que você também encontre pedaços mordidos em seu jardim.

2. Descobrir a espécie

Quando tiver localizado o espaço em que os morcegos estão vivendo, espere chegar a noite para observá-los sair. Preste atenção às características externas para poder identificar a espécie.Neste passo, você pode consultar especialistas para determinar quais espécies são típicas de sua região. Uma vez que descobrir a espécie, você saberá em qual fase da vida os morcegos se encontram, e assim, poderá espantá-los sem correr o risco de afetar sua época de reprodução.

3. Esperar que saiam

Espantar os morcegos de casa é muito simples quando você sabe que os espécimes vivendo em sua casa são adultos. Durante alguns dias, preste atenção aos seus hábitos, ou seja, verifique o horário em que saem do espaço em que vivem. Desta forma, quando saírem será o momento ideal para aplicar o método que evitará seu retorno.

4. Fechar todas as entradas

A melhor maneira de espantar morcegos de forma caseira é evitar que eles voltem a entrar em sua casa. Quando todos tiverem saído, ocupe-se em fechar as rachaduras e aberturas que eles utilizam para entrar. Os materiais dependerão do lugar onde eles se instalaram, mas podem ser gesso, grades metálicas, cimento, argila, entre outros.

5. Limpeza profunda

Quando todas as entradas estiverem seladas, é chegada a hora de fazer uma limpeza exaustiva. O guano dos morcegos é tóxicos, por isso a limpeza deve ser realizada utilizando luvas, máscara e um protetor para os olhos, além de uma roupa que será descartada posteriormente. O ideal é soltar as fezes secas com a ajuda de uma espátula, descartá-las em sacos herméticos e depois realizar uma desinfecção profunda com água sanitária.

A naftalina também pode ser utilizada neste caso com o objetivo de espantar os morcegos quando voltarem para a casa, no entanto, o mais importante é selar todos os espaços que eles utilizam para entrar.

Durante todo este processo, é recomendável contar com o auxílio de pessoas que trabalham nos centros de proteção ou serviços agrícolas e pecuários de sua cidade. Em muitas áreas, eles podem se encarregar de espantar os morcegos para que sejam localizados em espaços mais adequados, sempre buscando seu bem estar. Da mesma forma, estes centros podem se encarregar de realizar uma limpeza profissional e revisar possíveis pontos críticos em sua casa para evitar que os morcegos voltem a entrar nela.

Como espantar morcegos - Método mais eficaz para espantar morcegos de casa
Imagem: www.informador.mx

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar morcegos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Tamsitt, J. R., & Valdivieso, D. (1970). Los murciélagos y la salud pública: Estudio con especial referencia a Puerto Rico.
  2. Frantchez, V., & Medina, J. (2018). Rabia: 99, 9% mortal, 100% prevenible. Revista Médica del Uruguay, 34(3), 86-107.
Bibliografia
  • Ruiz, Laura. (2017, 16 de janeiro). "Cómo espantar murciélagos del techo". Un Como. Consulta: https://hogar.uncomo.com/articulo/como-espantar-murcielagos-del-techo-37226.html
  • "Is there a natural bat repellent?". Bats in the Attic. Nationwide Service ORG. Consulta: http://www.batsintheattic.org/repellent.html
  • ¿Por qué la ley protege a los murciélagos? Servicio Agrícola y Ganadero de Chile. SAG, março de 2011.

Escrever comentário sobre Como espantar morcegos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Vorni Martins Gouvêa
No meu pátio tem um figueira nativa que produz frutos, e eu estou tendo um problema com os morcegos, durante noite a uma invasão nessa figueira de um grande número de morcegos se alimentam desses frutos e estão causando um grande problema com suas fezes sujando paredes e porta da minha casa, não sei como resolver esse problema.
A sua avaliação:
Raylliane
Meu tio mora na zona rural e la não possui energia, os cachorros dele estão sendo atacado por morcegos existe alguma coisa que se possa passar no animais para parar o ataque?

Como espantar morcegos
Imagem: www.informador.mx
1 de 3
Como espantar morcegos

Voltar ao topo da página