Partilhar

Alimentação do Urso Panda

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 19 setembro 2016
Alimentação do Urso Panda

O urso panda, cujo nome científico é Ailuropada Melanoleuca, é um grande mamífero que habita nas regiões montanhosas da China e do Tibete. Apesar da sua beleza e o seu corpo robusto são admirados por todos os amantes dos animais mas, lamentavelmente, este animal encontra-se em perigo de extinção.

Uma das peculiaridades deste mamífero é que, ao contrário de outros ursos, não sofre nenhum período de hibernação, embora seja certo que durante o verão costumem subir até às regiões mais altas da montanha (por vezes 3.000 metros de altitude) e durante o inverno costumam descer procurando um ambiente mais quente.

Se quer descobrir mais sobre estes fascinante animal, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe tudo sobre a alimentação do urso panda.

Também lhe pode interessar: Alimentação do porquinho da Índia

Os requisitos nutricionais do urso panda

O urso panda é um animal omnívoro, isto quer dizer que consome qualquer tipo de substância orgânica, quer seja de origem animal ou vegetal, embora como veremos na maior parte da alimentação do urso panda se baseie em alimentos de origem vegetal.

O urso panda pode chegar a pesar aproximadamente uns 130 quilogramas, embora o peso médio oscile entre os 100 e os 115 quilos. Para poder cobrir as necessidades energéticas de tão robusto organismo, o urso panda pode passar entre 10 a 12 horas diárias se alimentado, além disso, o seu apetite é praticamente insaciável.

99% da alimentação do urso panda baseia-se na ingestão de bambu e para que este alimento possa cobrir todas as suas necessidades nutricionais, precisa de consumir aproximadamente 12,5 quilogramas de bambu por dia, embora possa chegar a ingerir 40 quilos, dos quais aproximadamente 23 serão expulsos ao defecar, uma vez que o sistema digestivo do urso panda não está completamente preparado para assimilar as moléculas da celulose que fazem parte do bambu.

Alimentação do Urso Panda - Os requisitos nutricionais do urso panda

O que come o urso panda?

Como já dissemos anteriormente o alimentos mais básico e imprescindível na dieta do panda gigante é o bambu, e no seu habitar, montanhoso, estável e úmido podem encontrar-se mais de 200 espécies de bambu, embora se estime que o urso panda apenas use 30 espécie para cobrir as suas necessidades de energia.

Apesar de ser maioritariamente herbívoro, pode incluir de forma minoritário alguns animais na sua dieta, como ovos, insectos, roedores e crias de cervos.

Alimentação do Urso Panda - O que come o urso panda?

Como se alimenta o urso panda?

O urso panda está dotado de fortes dentes e mandíbula o que lhe permite poder triturar os troncos de bambu e extrair a sua polpa, além disso, possuem um sexto dedo que na realidade é uma adaptação do osso do pulso, graças a ele, têm maior facilidade para obter o seu alimento.

Essas mesmas estruturas físicas são as que lhe permitem poder caçar quando assim é necessário para obter o 1% restante da sua dieta, que consiste em nutrientes de origem animal.

Alimentação do Urso Panda - Como se alimenta o urso panda?

A vida do urso panda, comer e dormir!

Devido ao seu grande apetite, à falta de hibernação e ao fato de não estarem preparados para obter os nutrientes do bambu, os ursos panda podem chegar a passar 14 horas diárias comendo, algo que é especialmente fácil uma vez que têm a particularidade de poder comerem sentados.

O resto do tempo passam dormindo, e assim que se levantam, começam de novo a busca por comida para poderem saciar o seu apetite, este processo é sempre levado a cabo de forma solitária, isto porque o urso panda é um animal que apenas se acompanha pela sua mesma espécie na época de reprodução.

Alimentação do Urso Panda - A vida do urso panda, comer e dormir!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do Urso Panda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Alimentação do Urso Panda

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
sophia
eu gostei muito
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sophia! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando o PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ana Paula Pinheiro
amei o site. amo pandas e pude tirar muitas dúvidas minhas aqui. obg!!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Muito obrigada pela sua preferência!
A sua avaliação:
Àlvaro Quintino Neves dos Santos
ótimo site e com muitas informações. muito bom!!!!!!!!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Álvaro, muito obrigado pelo seu comentário! :)

Alimentação do Urso Panda
1 de 5
Alimentação do Urso Panda

Voltar ao topo da página