O que precisa saber

A raposa como animal de estimação

A raposa como animal de estimação
Raposas

Ver fichas de  Raposas

Existe uma tendência na nossa sociedade que talvez seja errada, mas que inegavelmente está instalada nas nossas mentes: gostamos da exclusividade, das coisas diferentes do habitual. Este fato chegou também ao mundo dos amantes dos animais de estimação. Por este motivo, hoje em dia, muitas pessoas planejam ter uma raposa como animal de estimação.

No PeritoAnimal, por motivos que explicaremos mais à frente, não recomendamos a ninguém que adote uma raposa como animal de estimação.

Continue lendo este artigo para acessar a uma informação que não é habitual em outros fóruns dedicados ao mundo animal.

Também lhe pode interessar: Animais que não devem ser de estimação

Índice

  1. Um rotundo NÃO à compra de animais selvagens
  2. Como é ter uma raposa como animal de estimação
  3. É legal possuir uma raposa de estimação?
  4. Costumes e características das raposas

Um rotundo NÃO à compra de animais selvagens

Retirar qualquer animal selvagem, neste caso uma raposa, da natureza é uma aberração na maior parte dos casos. Isso só é aceitável se se trata de salvar a vida de um filhote perdido da sua mãe por acidente ou em caso de animais que sofreram maus tratos e não podem ser reinseridos na natureza. Ainda assim, quando isso acontece, o animal deve ser levado para um centro de recuperação da fauna animal regularizado pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Manter um animal selvagem em cativeiro sem o conhecimento necessário sobre suas necessidades sociais, nutricionais e comportamentais pode afetar seriamente sua saúde e bem-estar emocional, podendo levar a graves doenças, estresse severo, ansiedade, depressão e outros problemas comportamentais.

A raposa como animal de estimação - Um rotundo NÃO à compra de animais selvagens

Como é ter uma raposa como animal de estimação

Infelizmente em alguns países existem fazendas dedicadas à criação de raposas para as transformarem em caríssimos animais de estimação.

No entanto, destacamos que as raposas não conseguem se adaptar totalmente para conviver com os humanos. É verdade que uma raposa pode ser domada, tal como demonstrou o cientista russo Dimitry K. Belyaev nos finais dos anos 1950, o que não significa que ela seja domesticável, principalmente por sua natureza.

No entanto, não é espaço neste artigo para relatar toda a complexidade daquele experimento realizado com raposas, mas resumindo o resultado é o seguinte:

Partindo de 135 raposas procedentes de fazendas para produção de peles, ou seja não eram raposas selvagens, Belyaev conseguiu depois de várias gerações de cruzamentos umas raposas totalmente mansas e meigas.

A raposa como animal de estimação - Como é ter uma raposa como animal de estimação

É legal possuir uma raposa de estimação?

Não, não é legal possuir uma raposa de estimação no Brasil. A não ser que você adquira uma licença do governo, comprovando que pode oferecer todas as condições para protegê-la. Existem diferentes espécies de raposas que correm risco de extinção no mundo e elas, assim como os demais animais, devem ser protegidos.

No Brasil, a Lei nº 9.605/98 estabelece que apanhar espécimes da fauna silvestre sem licença ou autorização é crime, assim como vender, exportar, comprar, guardar ou manter em cativeiro. A pena para estes crimes pode variar de uma multa até cinco anos de prisão.

Animais apreendidos por órgãos do governo, como a Polícia Federal, ou encontrados fora da natureza devem ser encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e depois levados para criadouros, refúgios de animais ou empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

A única opção para poder possuir uma raposa doméstica é solicitando permissão do Ibama após atender as exigências necessárias que comprovem que é possível oferecer qualidade de vida ao animal.

Neste outro artigo você confere uma extensa lista de animais domésticos, segundo o Ibama.

A raposa como animal de estimação - É legal possuir uma raposa de estimação?

Costumes e características das raposas

As raposas domésticas ou selvagens possuem um fétido odor, são inteligentes e afetuosas. Elas têm uma natureza predatória e não se dariam bem com outros animais des estimação, o que inviabiliza sua adaptação em uma raposa domesticada. É sabido que se as raposas entrarem em um galinheiro elas exterminarão todas as galinhas, mesmo que queiram levar apenas uma como alimento. Este fato dificulta bastante a convivência da raposa com outros animais de estimação de menor tamanho como os gatos ou cachorros pequenos.

É muito provável que os cães de maior tamanho fiquem agressivos contra as raposas ao reconhecerem este inimigo ancestral. Outro problema é o costume de esconderem as carcaças das suas presas: ratos, ratazanas, pássaros, etc, para as comerem mais tarde, o que torna inviável a presença de uma raposa de estimação em qualquer casa por maior que seja a área verde.

As raposas têm hábitos noturnos e constumam caçar presas maiores que elas, mas preferem se alimentar de roedores, podendo comer também frutas silvestres e insetos.

Com muitas semelhanças físicas com os cachorros, as raposas têm comportamentos muito diferentes dos deles, começando pelo fato de serem animais solitários, ao contrário dos outros canídeos, que vivem em matilhas.

Uma das principais ameaças às raposas são os humanos, que podem caçá-las por sua pele ou apenas por entretenimento.

A raposa como animal de estimação - Costumes e características das raposas

Se deseja ler mais artigos parecidos a A raposa como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • BRASIL. Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • SENADO FEDERAL. Legislação proíbe a captura de animais sem licença. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/trafico-de-animais-silvestres/legislacao-proibe-a-captura-de-animais-sem-licenca>. Acesso em 13 de novembro de 2020.
  • Jhala, Y. 2016. Vulpes bengalensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T23049A81069636. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T23049A81069636>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • Convención sobre el Comercio Internacional de Especies Amenazadas de Fauna y Flora Silvestres - Apéndices I, II y III.
  • Fox cub found alone - Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Disponible en: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/wildlife/orphanedanimals/foxcubs
  • Ley 4/2017, de 3 de octubre, de protección y bienestar de los animales de compañía en Galicia - Título III - Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2017-12357
  • M. E. Colque, Estudio del comportamiento en cautiverio del zorro andino (Lycalopex culpaeus) con el uso de etogramas, Revista Estudiantil AGRO – VET. Vol.2 Nº1. Enero – Junio. 2018:94-104. ISSN: 2523-2037
  • Plumer L, Davison J, Saarma U (2014) Rapid Urbanization of Red Foxes in Estonia: Distribution, Behaviour, Attacks on Domestic Animals, and Health-Risks Related to Zoonotic Diseases. PLoS ONE 9(12): e115124. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0115124
  • Red Fox Diet - The Fox Project. Disponible en: http://foxproject.org.uk/fox-facts/red-fox-diet/
  • Smith G. E., Nutrition of foxes, Nutrition of foxes. 1934 pp.57 pp.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Breddley
Como eu consigo uma raposa no Brasil en SP paquenbu e meu animal favorito
A sua avaliação:
Sofia
Eu posso ter uma raposa de estimação?
A sua avaliação:
Raposinha
Posso ganhar uma raposa?
A sua avaliação:
Jessica Cristina Silva Nunes
Eu sempre pensei em ter uma raposa mas eu não sei como fazer para adotar uma e aonde fazer isto preciso de ajuda mas eu não quero pagar para ter a raposa eu quero adotá-la gratuitamente Como eu faço para fazer isso ???
A sua avaliação:
Max Galford
eu tenho e não me arrependo. de onde vc acha que outros animais de estimação veio?? brotaram dentro das casas.. gosto muito dela e é uma ótima companheira
Isabelle
Meu sonho também é ter uma raposa vermelha. Vou viajar pro Estados Unidos para comprar uma raposa. Vou ser furry
loucura
voce é louco demorou centenas de milhares de anos até os animais domesticos virarem domesticos e a maioria deles viraram pois os humanos estavam prosperando na caça, pesca, coleta e cultivo assim os lobos resolveram vir até nos desde então nos selecionamos algumas espécies para criar como gado e tá ai e os gatos entraram depois mais acabaram virando domesticos por adorações a eles
A sua avaliação:
Isa foxy
O meu sonho é ter uma raposa de estimação amo muito animais e sou furry sei que as raposas são onívoras ou seja comem frutas carne ovos etc raposas são barulhentas e energéticas e para a criação doméstica precisa de muitas necessidades além de quando estiver brincando com uma raposa ele pode te ferir quando estiver doente ou ferida deve chamar um zoologo para examiná-la mas gostaria de ter muito uma raposa mesmo que seja uma raposinha do campo espero que eu consiga uma raposa ah e também precisa ligar para o Ibama para ter a permissão de ter uma
Maria Clara
Q legal eu tbm sou furry
A sua avaliação:
Joel
Eu só não entendo, porque dizem que tão ruim ter uma raposa de estimação, que o habitart, o lugar dela é na natureza, e de onde vieram os outros animais domésticos antes do ser humano aprender a domesticar?
link
É o estado definindo coisas arbitrárias. Não faz sentido e nem nunca fará. É óbvio que se você achou um animal sem dono, ele é seu.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá! Infelizmente os governos de todos os países precisam estipular certas leis para proteger os animais. Se encontramos um "animal sem dono na natureza" isso não quer dizer que possamos adotá-lo, retirando do habitat em que vive. Na verdade, ao fazer isso, podemos prejudicá-lo e, até, causar sua morte.
A sua avaliação:
Ronilson Barros
EU ACHO DiGnO
A sua avaliação:
Isabelly Mendes da Silva
Eu queria ter uma raposa eu amo animais
A sua avaliação:
Isabelly Mendes da Silva
Sera que eu posso ter uma raposa, eu amo animais.
A sua avaliação:
Ana luiza
Eu adoraria ter uma de estimação gosto da cultura japonesa, mas não posso fazer uma coisa dessas com elas mais adotarei um cachorro e darei o nome dele de kitsune 😊😊😊🐶
É seria demais eu amo
Será que eu posso ter uma raposa como animal de estimação?
A sua avaliação:
Maria Clara
Ei! Se gosta de raposas, leia isso: O PeritoAnimal disse que NÃO é permitido raposas em cativeiro, mas não é exatamente isso. Nos EUA, é permitido, mas para ter uma, precisa saber mais sobre isso. Você não pode pegar uma raposa na natureza, de jeito nenhum! Nem nos EUA! Se for dos EUA e quer uma raposa, comunique com SaveAFox ou qualquer outro especialista em raposas. Para cuidar de uma raposa, pesquise "Saveafox.org fox basic care". Sim, se você for de alguma área com florestas, talvez você encontre raposas de espécies brasileiras, mas NÃO leve ela para sua casa. Isso pode estragar sua casa e te machucar! Saiba mais em saveafox.org.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria Clara. Tudo bem? Exatamente, você tem razão no que falou! E explicamos como isso funciona no Brasil precisamente na seção: É legal possuir uma raposa de estimação? Destacamos que "a única opção para poder possuir uma raposa doméstica é solicitando permissão do Ibama após atender as exigências necessárias que comprovem que é possível oferecer qualidade de vida ao animal".
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Francisco Lucas Soares oliveira
Da para criar um papagaio o
A sua avaliação:
Lola
Eu moro num sítio aqui tem muitas raposas são lindas tem uma que é muito mansa ela entra dentro de casa todas as tardes já deixo um pote de água pra ela beber depois ela deita um pouco fazendo aquela barulheira. É muito fofa ..tenho vários gatos e cachorros nunca brigaram ela deita e dorme com eles ..mas mas sempre toco ela embora pois ela tem seu habitat natural quero que ela viva em seu mundo aonde é o direito dela ..amo animais mas cada um no seu lugar de hábitat é assim que deve ser a gente proteger a natureza pois é bela .....
Maria Clara
É isso que li? Raposa é meu animal Favorito! Tu tem raposa aí na fazenda?
Lola
Maria Clara ela não. não é minha ela vem todos os dias aqui ela mora na mata ela chega aqui toma água descansa e vai embora!!! Tenho vários gatos e cachorros que resgatei das ruas de maus tratos esses moram em casa !!Mas a raposa não ok ???
Ludmyla Rocha
Que linda atitude ! Eu amo animais! Queria muito ter uma raposa , meu sonho morar em um lugar assim onde a raposa selvagem e meus animais de estimação pudessem viver juntos ...
Joel
E antes do ser humano aprender a domesticar os cães, o habitart deles não eram na natureza também?
A sua avaliação:
Mundo de anjinha
Nossa eu queria tanto essa raposa eu fico planejando e ir a Canadá mora lá e adotar uma raposa lá mais quando li isto fiquei triste de ler e saber disso mais porém raposas são lindaas
Olha meu desenho da raposa corvo :3
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Que lindo desenho! Adoramos!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
pink rhe wolf
olhem meu sonho e ter uma raposa tenho tudo TUDO de raposas queria tanto uma mais não tenho condições de ir ao estados unidos tenho 8 anos e meu sonho e ter um animal exótico em casa e esse animal seria uma raposinha :)
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem? Sim, também achamos as raposas muito fofas e lindas! No entanto, elas são animais selvagens e não recomendamos tê-la como animal de estimação até mesmo por questão de instinto, dela. Ao contrário de cachorros e gatos, certamente ela é muito mais feliz na natureza do que seria no quintal de uma casa, sabe?
E já que você adora raposa, já assistiu ao filme "O cão e a raposa"? Ou "Zootopia"? Nós adoramos e acreditamos que você também vai!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Luiz
Isso é um processo comum, os animais que temos em casa eram todos selvagens, e nós os domesticamos!
Pense no cachorro por exemplo, eles surgiram da domesticação do lobo selvagem!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luiz. Examente o que você disse. A domesticação de uma espécie leva séculos e não é um processo que pode ser alcançado durante a vida de uma única amostra. Neste post: https://www.peritoanimal.com.br/49-animais-domesticos-definicao-e-especies-23221.html explicamos um pouco sobre o que são animais domésticos, as diferenças com animais domados e outros conceitos que podem ser úteis.
Um abraço!
A sua avaliação:
Não é da sua conta
Amo raposas queria ter uma de estimação mas tirá-la do seu habitat natural para vir a minha casa não será bom para elas . Quando li essa matéria percebi que não deveria ter uma raposa de estimação uma pena pois elas são lindas
A sua avaliação:
Lívia
eu bem que queria ter uma raposa quando crescer, é meu animal favorito desde que eu tinha uns 7 anos, mas se elas estão felizes no hábitat natural delas então é melhor eu ter outro animal mesmo, os animais têm seus direitos e eu respeito.
A sua avaliação:
Judith
Existe um caso, na boliva sobre uma raposa, que foi resgatada de bebê a mãe foi morta por caçadores...uma famila cuido da raposa de nome Antônio... ele foi criado com dos cachorros e foi alimentado com leite e ração para cachorro... ele nunca deu problema... agora tem 9 meses.. um vizinho do tutor de Antônio, denunciou para a polícia... q seu vizinho tinha um animal selvagem, como animal de estimação.. e os responsáveis da fauna e animal... tiraram o Antonio dos seus tutores... e colocaram em uma jaula... o Antonio ficou muito triste o dia todo tentando fugir, cansado e triste... sem entender... o porq esta ali, preso... em fim... o país todo se manifesto nas redes sociais... para que Antonio volte com a familia que a criou... mas as autoridades disseram que Antonio, não vai voltar com a familia... ele será levado para seu ambiente libre... porém Antônio não sabe nem casar um rato... ele é brincalhão com cachorros e gatos... qual séria o destino para Antônio?
1 de 5
A raposa como animal de estimação