A raposa como animal de estimação

A raposa como animal de estimação

Existe uma tendência na nossa sociedade que talvez seja errada, mas que inegavelmente está instalada nas nossas mentes: gostamos da exclusividade, das coisas diferentes do habitual. Este fato chegou também ao mundo dos amantes dos animais de estimação. Por este motivo, hoje em dia, muitas pessoas planejam ter uma raposa como animal de estimação.

No PeritoAnimal, por motivos que explicaremos mais à frente, não recomendamos a ninguém que adote uma raposa como animal de estimação.

Continue lendo este artigo para acessar a uma informação que não é habitual em outros fóruns dedicados ao mundo animal.

Um rotundo NÃO à compra de animais selvagens

Retirar qualquer animal selvagem, neste caso uma raposa, da natureza é uma aberração na maior parte dos casos. Isso só é aceitável se se trata de salvar a vida de um filhote perdido da sua mãe por acidente ou em caso de animais que sofreram maus tratos e não podem ser reinseridos na natureza. Ainda assim, quando isso acontece, o animal deve ser levado para um centro de recuperação da fauna animal regularizado pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Manter um animal selvagem em cativeiro sem o conhecimento necessário sobre suas necessidades sociais, nutricionais e comportamentais pode afetar seriamente sua saúde e bem-estar emocional, podendo levar a graves doenças, estresse severo, ansiedade, depressão e outros problemas comportamentais.

Como é ter uma raposa como animal de estimação

Infelizmente em alguns países existem fazendas dedicadas à criação de raposas para as transformarem em caríssimos animais de estimação.

No entanto, destacamos que as raposas não conseguem se adaptar totalmente para conviver com os humanos. É verdade que uma raposa pode ser domada, tal como demonstrou o cientista russo Dimitry K. Belyaev nos finais dos anos 1950, o que não significa que ela seja domesticável, principalmente por sua natureza.

No entanto, não é espaço neste artigo para relatar toda a complexidade daquele experimento realizado com raposas, mas resumindo o resultado é o seguinte:

Partindo de 135 raposas procedentes de fazendas para produção de peles, ou seja não eram raposas selvagens, Belyaev conseguiu depois de várias gerações de cruzamentos umas raposas totalmente mansas e meigas.

É legal possuir uma raposa de estimação?

Não, não é legal possuir uma raposa de estimação no Brasil. A não ser que você adquira uma licença do governo, comprovando que pode oferecer todas as condições para protegê-la. Existem diferentes espécies de raposas que correm risco de extinção no mundo e elas, assim como os demais animais, devem ser protegidos.

No Brasil, a Lei nº 9.605/98 estabelece que apanhar espécimes da fauna silvestre sem licença ou autorização é crime, assim como vender, exportar, comprar, guardar ou manter em cativeiro. A pena para estes crimes pode variar de uma multa até cinco anos de prisão.

Animais apreendidos por órgãos do governo, como a Polícia Federal, ou encontrados fora da natureza devem ser encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e depois levados para criadouros, refúgios de animais ou empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

A única opção para poder possuir uma raposa doméstica é solicitando permissão do Ibama após atender as exigências necessárias que comprovem que é possível oferecer qualidade de vida ao animal.

Neste outro artigo você confere uma extensa lista de animais domésticos, segundo o Ibama.

Costumes e características das raposas

As raposas domésticas ou selvagens possuem um fétido odor, são inteligentes e afetuosas. Elas têm uma natureza predatória e não se dariam bem com outros animais des estimação, o que inviabiliza sua adaptação em uma raposa domesticada. É sabido que se as raposas entrarem em um galinheiro elas exterminarão todas as galinhas, mesmo que queiram levar apenas uma como alimento. Este fato dificulta bastante a convivência da raposa com outros animais de estimação de menor tamanho como os gatos ou cachorros pequenos.

É muito provável que os cães de maior tamanho fiquem agressivos contra as raposas ao reconhecerem este inimigo ancestral. Outro problema é o costume de esconderem as carcaças das suas presas: ratos, ratazanas, pássaros, etc, para as comerem mais tarde, o que torna inviável a presença de uma raposa de estimação em qualquer casa por maior que seja a área verde.

As raposas têm hábitos noturnos e constumam caçar presas maiores que elas, mas preferem se alimentar de roedores, podendo comer também frutas silvestres e insetos.

Com muitas semelhanças físicas com os cachorros, as raposas têm comportamentos muito diferentes dos deles, começando pelo fato de serem animais solitários, ao contrário dos outros canídeos, que vivem em matilhas.

Uma das principais ameaças às raposas são os humanos, que podem caçá-las por sua pele ou apenas por entretenimento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A raposa como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • BRASIL. Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • SENADO FEDERAL. Legislação proíbe a captura de animais sem licença. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/trafico-de-animais-silvestres/legislacao-proibe-a-captura-de-animais-sem-licenca>. Acesso em 13 de novembro de 2020.
  • Jhala, Y. 2016. Vulpes bengalensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T23049A81069636. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-1.RLTS.T23049A81069636>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • Convención sobre el Comercio Internacional de Especies Amenazadas de Fauna y Flora Silvestres - Apéndices I, II y III.
  • Fox cub found alone - Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Disponible en: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/wildlife/orphanedanimals/foxcubs
  • Ley 4/2017, de 3 de octubre, de protección y bienestar de los animales de compañía en Galicia - Título III - Disponible en: https://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2017-12357
  • M. E. Colque, Estudio del comportamiento en cautiverio del zorro andino (Lycalopex culpaeus) con el uso de etogramas, Revista Estudiantil AGRO – VET. Vol.2 Nº1. Enero – Junio. 2018:94-104. ISSN: 2523-2037
  • Plumer L, Davison J, Saarma U (2014) Rapid Urbanization of Red Foxes in Estonia: Distribution, Behaviour, Attacks on Domestic Animals, and Health-Risks Related to Zoonotic Diseases. PLoS ONE 9(12): e115124. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0115124
  • Red Fox Diet - The Fox Project. Disponible en: http://foxproject.org.uk/fox-facts/red-fox-diet/
  • Smith G. E., Nutrition of foxes, Nutrition of foxes. 1934 pp.57 pp.