Curiosidades do mundo animal

15 animais hermafroditas e como se reproduzem

15 animais hermafroditas e como se reproduzem

O hermafroditismo é uma estratégia reprodutiva muito marcante porque está presente em poucos vertebrados. Sendo um acontecimento raro, ele semeia muitas dúvidas ao seu redor. Para ajudar a solucionar essas dúvidas, nesse artigo do PeritoAnimal você vai compreender por que algumas espécies animais desenvolveram esse comportamento. Verá também exemplos de animais hermafroditas.

A primeira coisa a se considerar quando se fala sobre as diferentes estratégias reprodutivas é que a fertilização cruzada é o que todos os organismos procuram. A autofecundação é um recurso que os hermafroditas possuem, mas não é seu objetivo.

Também lhe pode interessar: Como os mosquitos se reproduzem?

Índice

  1. O que são animais hermafroditas?
  2. Diferenças na reprodução em animais hermafroditas
  3. Reprodução dos animais hermafroditas
  4. Animais hermafroditas: outros exemplos

O que são animais hermafroditas?

Para explicar melhor a reprodução dos animais hermafroditas, você deve ter muito claro alguns termos:

  • Macho: possui gametas masculinos;
  • Fêmea: possui gametas femininos;
  • Hermafrodita: possui gametas femininos e masculinos;
  • Gametas: são as células reprodutivas que carregam a informação genética: espermatozoides e óvulos;
  • Fecundação cruzada: dois indivíduos (um macho e uma fêmea) trocam seus gametas com a informação genética;
  • Autofecundação: o mesmo indivíduo fecunda seus gametas femininos com seus gametas masculinos.

Diferenças na reprodução em animais hermafroditas

Na fecundação cruzada, há uma maior variabilidade genética, pois se combina a informação genética de dois animais. A autofecundação faz com que dois gametas com a mesma informação genética se misturem, resultando em um indivíduo com informações genéticas muito similares. Com essa combinação, não há possibilidade de aprimoramento genético e os descendentes tendem a ser mais fracos. Essa estratégia reprodutiva geralmente é usada por grupos de animais com locomoção lenta, para os quais é mais difícil encontrar outros indivíduos da mesma espécie. Vamos contextualizar uma situação com um exemplo de um animal hermafrodita:

  • Uma minhoca da terra, se movendo cegamente pelas camadas de húmus. Quando chega a hora de reproduzir, ela não consegue encontrar outro indivíduo da sua espécie em lugar algum. E quando ela finalmente encontra um, descobre que é do mesmo sexo, de forma que não conseguiriam se reproduzir. Para evitar esse problema, as minhocas desenvolveram a capacidade de carregar ambos os sexos em seu interior. Assim, quando duas minhocas se acasalam, ambas as minhocas ficam fecundadas. Caso a minhoca não consiga encontrar outro indivíduo em toda a sua vida, pode se autofecundar para garantir a sobrevivência da espécie.

Espero que, com este exemplo, você consiga entender que o são animais hermafroditas e como essa é uma ferramenta para dobrar as chances de fecundação cruzada e não uma ferramenta de autofecundação.

Reprodução dos animais hermafroditas

A seguir, vamos te mostrar uma lista de animais hermafroditas, com vários exemplos para entender melhor esse tipo de reprodução:

Minhocas da terra

Elas possuem ambos os sexos ao mesmo tempo e, portanto, ao longo de suas vidas, desenvolvem ambos os sistemas reprodutivos. Quando duas minhocas se acasalam, ambas são fecundadas e depois depositam uma bolsa de ovos.

Sanguessugas

Assim como as minhocas da terra, são hermafroditas permanentes.

Camarões

Costumam ser machos em idades mais jovens e fêmeas em idades maduras.

Ostras, vieiras, alguns moluscos bivalves

Também têm alternância sexual e, atualmente, o Instituto de Aquicultura da Universidade de Santiago de Compostela está estudando os fatores que induzem a mudança de sexo. A imagem mostra uma vieira na qual você pode ver a gônada. A gônada é "o saco" que contém os gametas. Nesse caso, metade é laranja e metade esbranquiçada, e essa diferenciação de cores corresponde à diferenciação sexual, variando a cada momento da vida do organismo, sendo este outro exemplo de animal hermafrodita.

Estrelas do mar

Um dos animais hermafroditas mais populares do mundo. Normalmente desenvolvem o gênero masculino nas fases juvenis e mudam para o feminino na maturidade. Elas também podem ter reprodução assexuada, que ocorre quando um de seus braços é quebrado carregando uma parte do centro da estrela. Nesse caso, a estrela que perdeu o braço irá regenerá-lo e o braço regenerará o resto do corpo. Isso dá origem a dois indivíduos homozigotos.

Tênia

Sua condição de parasita interno dificulta a reprodução com outro organismo. Por esse motivo, tênias geralmente recorrem à autofecundação. Mas quando têm a oportunidade, preferem realizar a fecundação cruzada.

Peixes

Estima-se que cerca de 2% das espécies de peixes são hermafroditas, mas como a maioria vive nas camadas mais profundas do oceano, estudá-los é algo muito complicado. Nos recifes costeiros do Panamá, temos um caso peculiar de hermafroditismo. O Serranus tortugarum, um peixe com ambos os sexos desenvolvidos ao mesmo tempo e que alterna o sexo com o parceiro até 20 vezes por dia.

Há outro caso de hermafroditismo que alguns peixes possuem, a mudança de sexo por razões sociais. Isso ocorre em peixes que vivem em colônias, formadas por um macho dominante de maior tamanho e um grupo de fêmeas. Quando o macho morre, a maior fêmea adota o papel dominante do sexo masculino e a mudança de sexo é induzida nela. Estes peixinhos são alguns exemplos de animais hermafroditas:

  • Bodião-limpador (Labroides dimidiatus);
  • Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris);
  • Gudião-azul (Thalassoma bifasciatum).

Este comportamento também ocorre nos peixes guppy ou barrigudinhos, muito comuns em aquários.

Rãs

Algumas espécies de rãs, como a rã-arborícola-africana (Xenopus laevis), são machos durante as fases juvenis e se tornam fêmeas com a idade adulta.

Os herbicidas de uso comercial baseados em atrazina estão fazendo mudar mais rapidamente o sexo das rãs. Um experimento da Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriu que, quando os machos são expostos a baixas concentrações dessa substância, 75% deles são quimicamente esterilizados e 10% passam diretamente para fêmeas.

15 animais hermafroditas e como se reproduzem - Reprodução dos animais hermafroditas

Animais hermafroditas: outros exemplos

Além das espécies anteriores, também fazem parte da lista de animais hermafroditas:

  • Lesmas;
  • Caracóis;
  • Nudibrânquios;
  • Lapas;
  • Vermes planos;
  • Ofiuroides;
  • Trematódeos;
  • Esponjas marinhas;
  • Corais;
  • Anêmonas;
  • Hidras de água-doce;
  • Amebas;
  • Salmões.

Saiba quais são os 10 animais mais lentos do mundo nesse artigo do PeritoAnimal.

15 animais hermafroditas e como se reproduzem - Animais hermafroditas: outros exemplos

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 animais hermafroditas e como se reproduzem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Settle Project. Bivate conditioning and settlement - keys to competitive hatchery production. Disponível em: <http://settleproject.com/>. Acesso em 25 de março de 2022.
  • GERALDI, Isaias Olívio. Melhoramento de espécies autógamas. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/departamentos/lgn/lgn0313/clsj/Aula7%20Melhoramento%20Aut%F3gamas.pdf>. Acesso em 25 de março de 2022.

Vídeos relacionados com 15 animais hermafroditas e como se reproduzem

1 de 3
Vídeos relacionados com 15 animais hermafroditas e como se reproduzem

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
pietra
olá. ainda nao foi trocada a informação de que organismos que realizam autofecundação geram seres sem variabilidade genética. Essa informação esta equivocada, pois com o crossing over entre os gametas há sim variabilidade de genes. Peço que alterem para não confundir alguém. Otimo trabalho, até mais
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Agradecemos pela observação, Pietra! A frase foi corrigida!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
julio freitas
No trecho "A autofecundação faz com que dois gametas com a mesma informação genética se misturem, resultando em um indivíduo idêntico." há um equivoco, hava vista que para gerar os gametas, há o crossing over, portanto, o resultado de indivíduos que advem da autofecundação, é a ligeira diferença do seu "pai/mãe", e não totalmente idênticos em suas genéticas.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Julio. Agradecemos pela observação! Inclusive já alteramos a palavra e inserimos que o resultado da autofecundação são indivíduos homozigotos.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Jordana
Muito interessante essas imagens
1 de 3
15 animais hermafroditas e como se reproduzem