Comparações

Tipos de canários: exemplos e fotos

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 30 julho 2019
Tipos de canários: exemplos e fotos

Os canários são, sem dúvidas, as aves de companhia mais populares em todo o mundo. Tanto sucesso se deve não apenas a sua beleza e seu canto alegre, mas também ao fato de que os cuidados dos canários são relativamente simples e econômicos. Embora seja verdade que uma boa dose de dedicação é necessária para manter uma higiene ótima, oferecer uma medicina preventiva adequada e prevenir as doenças comuns dos canários, bem como dedicar algum tempo para que ele possa voar e se exercitar em casa.

Popularmente, costumamos chamar de "canário" todos os pássaros domésticos pertencentes à espécie Serinus canaria domestica. No entanto, existem diversas raças ou tipos de canários. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre estas alegres aves cantoras.

Índice

  1. Raças de canário: quantas existem
  2. Raças de canários de canto
  3. Tipos de canários de porte
  4. Tipos de canário: penas onduladas
  5. Tipos de canários: penas lisas
  6. Canário de topete: raças
  7. Tipos de canários: outras raças

Raças de canário: quantas existem

Atualmente, são conhecidos mais de 30 tipos de canários, sendo esta a espécie de ave doméstica mais abundante em todo o mundo, juntamente com os periquitos. Embora existam muitas classificações possíveis, as raças de canários costumam ser divididas em três grandes grupos:

  1. Canários de canto: neste grupo estão as raças mais cobiçadas na canaricultura, graças à sua incrível capacidade de aprender, reproduzir melodias complexas e uma grande variedade de sons. Nas próximas seções, vamos ver as principais raças de canários cantores.
  2. Canários por cor: esta, talvez, seja a classificação mais básica dos canários, que tem como base a cor de suas penas. Divide-se em subgrupos, de acordo com os pigmentos predominantes de sua plumagem, os canários lipocrômicos (tons de branco dominante e recessivo, amarelos e vermelhos) e os canários melânicos (preto, ágata, verde, bromo, isabel, marrom e tons acastanhados).
  3. Canários de porte: também chamados de canários de desenho ou forma, devem ter certas características morfológicas muito específicas para fazer parte deste grupo. Está dividido em 5 grandes subgrupos, canários de penas onduladas, canários de penas lisas, canários de topete, canários de forma de penas lisas e canários de desenho.

Além de saber as raças de canário, é importante saber sobre alguns cuidados. Os canários podem sofrer com ácaros e piolhos, por isso, antes de adotar, leia todas as informações que disponibilizamos nesses artigos do PeritoAnimal.

Raças de canários de canto

Como já mencionamos, os canários de canto são os mais famosos da canaricultura, uma vez que uma das características mais apreciadas nessa espécie é a sua potência vocal. De todas as raças de canários cantores, é possível destacar 5 variedades como as mais populares em todo o mundo:

Canário Timbrado Espanhol (spanish timbrado)

Uma raça de canário autêntica da Espanha, que preserva certas características herdadas dos canários selvagens nativos das Ilhas Canárias. Não é uma raça antiga, uma vez que sua criação aconteceu entre as décadas de 40 e 50. Seu canto variado, poderoso e alegre, para muitos fãs da canaricultura, faz lembrar o som das castanholas.

Canário Roller (german roller)

Este tipo de canário nativo da Alemanha é considerado a raça de canário cantor mais antiga, tendo sido desenvolvida há mais de três séculos. Estima-se que ele tenha sido empregado na criação de inúmeras raças de canários de canto e porte, devido à sua aparência forte e boa saúde. Para muitos especialistas, o german roller é o tipo de canário que melhor combina a elegância, ritmo e poder em seu canto. Atualmente, o canário Harz Roller, uma variedade de roller alemão, é considerado o melhor canário cantor do planeta.

Canário Cantor Americano (american singer)

Como o nome indica, é uma raça criada nos Estados Unidos, entre os anos 30 e 40. Os canários american singer são altamente valorizados não apenas por seu canto variado e melódico, mas também por sua excelente saúde e aparência robusta e atraente.

Canário Malinois Belga ou waterslager

O nome "waterslager" é uma referência à capacidade destes canários belgas de imitar o som dos cursos de água nas montanhas. É um tipo de canário muito antigo, criado na Bélgica durante o século XVIII. Até hoje, a única variedade reconhecida do canário belga Malinois deve ter plumagem totalmente amarela e olhos negros. Eles também são muito apreciados pela aparência grande e robusta, além de uma incrível capacidade de vocalização.

Canário Cantor Russo (russian singer)

O russian singer é a menos popular entre essas 5 raças de canários cantores. No entanto, sua popularidade começou a crescer nas últimas décadas, não apenas pela beleza, mas também por mostrar qualidades muito similares ao german roller.

Saiba tudo sobre a alimentação do canário nesse artigo do PeritoAnimal.

Tipos de canários: exemplos e fotos - Raças de canários de canto

Tipos de canários de porte

Os canários de porte compreendem 5 subgrupos definidos de acordo com os traços morfológicos mais característicos dessas variedades. A seguir, apresentaremos os tipos de canários mais populares em cada um dos subgrupos de canários de porte.

Tipos de canário: penas onduladas

Como dissemos, vamos mostrar abaixo os canários pertencentes ao primeiro dos subgrupos de canários de porte:

Canário Giboso Italiano ou gibber itálico

Esta é uma raça de canário jovem, de origem italiana, criada em meados do século XX a partir de vários exemplares de canários de penas onduladas do sul. Eles são pássaros médios com corpo curvado, uma plumagem fina que pode ser de diferentes cores, e reminiscências serpentiformes na cabeça e no pescoço.

Canário de Tenerife

Esta raça de canários espanhóis também criada durante o século XX, destaca-se por sua plumagem mista que combina penas volumosas e onduladas com penas lisas, sedosas e compactas. Uma grande variedade de cores é aceita em sua plumagem, incluindo o vermelho, seja ele uniforme ou manchado.

Canário Giboso Espanhol

Este tipo de canário surgiu, pela primeira vez, como um resultado indesejado dos cruzamentos seletivos entre os extintos canários finos sevilhanos. Sua plumagem ondulada é elegante, formada por ondas delicadas e bem definidas, que não devem aparecer em abundância.

Canário Ondulado de Paris

Este tipo de canário, de origem francesa, foi criado a partir de cruzamentos seletivos entre os canários de Lancashire e os canários ondulados do norte. Segundo muitos especialistas em canaricultura, ele pode ser considerado o canário ondulado por excelência, tendo surgido no século XIX. Sua plumagem ondulada é elegante e volumosa, sendo aceita em todas as variedades de cores. Sua característica física mais marcante é a chamada "cauda do galo".

Tipos de canários: outros

  • Canário ondulado do norte;
  • Canário ondulado do sul;
  • Canário ondulado fiorino;
  • Canário ondulado gigante italiano;
  • Canário ondulado padovano;
  • Canário ondulado suíço.
Tipos de canários: exemplos e fotos - Tipos de canário: penas onduladas
Imagem: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/melillamirada/5090488349/in/photostream/

Tipos de canários: penas lisas

Se na seção anterior explicamos sobre o subgrupo destacado pela plumagem ondulada, agora vamos falar dos tipos de canários de plumagem lisa, confira:

Canário Bossu Belga

Originalmente, esta variedade belga surgiu da mutação natural do canário de Ghent, uma raça hoje extinta, em meados do século XVII. São aves médias e robustas, com plumagem sedosa que pode ter coloração sólida ou manchada, mas não aceitam tons avermelhados.

Canário Muniquês

Esta raça de canários de origem alemã criada no século XX se destaca por possuir um peito estreito e costas magras. A plumagem lisa é bem aderida ao corpo, e pode ser uniforme ou manchada, mas não se aceita a coloração avermelhada.

Canário Hoso Japonês

Este é um dos raros tipos de canários que foram desenvolvidos fora da Europa. Para sua criação, canários ondulados do sul foram usados, mas atualmente o Hoso Japonês tem uma plumagem suave e sedosa que aceita todas as tonalidades.

Canário Scotch Fancy

Criada na Escócia durante o século XIX, esta raça de canário é o resultado de cruzamentos seletivos entre o canário Holandês, o canário de Glasgow e o canário Bossu Belga. O corpo é elegante e estilizado, com plumagem lisa e sedosa que pode ser uniforme ou manchada. Destaca-se por sua exibição em forma de meia lua com pernas ligeiramente dobradas, uma característica herdada do extinto canário de Glasgow.

Canário de topete: raças

Os canários de topete são caracterizados por apresentar um tipo de franja que lhes dá uma aparência única, como por exemplo:

Canário de crista

Esta raça de canário inglês criada durante o século XIX é uma das mais populares em todo o mundo. Para sua criação, foram feitos cruzamentos seletivos entre os canários de Lancashire e Norwich. Seu topete característico é redondo, simétrico e bem centrado em sua cabeça. A plumagem é abundante, completamente lisa e sedosa, e a coloração avermelhada não é aceita.

Canário Lancashire

Este tipo tradicional de canário do Reino Unido está entre as raças maiores e mais robustas, podendo chegar aos 23 cm de comprimento. Possui um peito robusto, costas sólidas e o topete em forma de ferradura. Os exemplares mais reconhecidos são amarelos, mas a plumagem lisa permite várias cores diferentes, com exceção de tons laranjas e vermelhos.

Canário Gloster

Também de origem inglesa, esta é outra das raças de canário mais apreciadas e difundidas hoje. Caracteriza-se pelo tamanho pequeno, corpo sólido, rechonchudo e uma plumagem lisa e ajustada. Embora as variedades com topetes sejam muito mais populares, também há tipos de canários Gloster sem eles.

Canário Topete Alemão

Esta raça de canário originária da Alemanha foi criada a partir de cruzamentos entre o canário Gloster e vários canários de cor alemães. Foi oficialmente reconhecida na década de 1960, estando entre as raças de canários mais jovens. Seu topete se estende até parte do bico e do pescoço, mas nunca cobre os olhos. Todas as variedades de cores são aceitas na plumagem lisa do topete alemão.

Tipos de canários: exemplos e fotos - Canário de topete: raças
Tipos de canários: exemplos e fotos -

Tipos de canários: outras raças

Continuando com os subgrupos de canários de porte, agora vamos com os de forma e desenho, por isso agrupamos aqui os subgrupos 4 e 5, já que atualmente há apenas uma raça reconhecida como "de desenho":

Canário Bernois

É uma raça suíça criada no século XIX, a partir de cruzamentos entre os canários de Yorkshire. Caracteriza-se pelo corpo alongado, peito largo, ombros proeminentes e pescoço estilizado. A plumagem é lisa e espessa, aceitando todas as variedades cromáticas, com exceção do vermelho.

Canário Norwich

É uma raça de origem compartilhada entre a Inglaterra e a Bélgica. Os primeiros exemplares foram belgas, mas a raça só foi definida em solo britânico. Destaca-se por sua plumagem longa e lisa, que deve estar bem aderida ao corpo, podendo apresentar colorações brancas, laranjas, amareladas e isabelinas.

Canário Border

Este tipo de canário originário da Escócia descende diretamente dos canários selvagens, tendo surgido no século XVIII. Seu corpo tem uma forma ovada, com bochechas notáveis e uma plumagem lisa que está bem aderida ao corpo.

Canário Fife Fancy

Também de origem escocesa, nasceu de uma seleção especial dos canários Border, também conhecido como "border miniatura".

Canário raça espanhola

É uma raça de origem espanhola, criada a partir de cruzamentos entre canários selvagens e Timbrados Espanhóis. É uma ave pequena com um corpo magro e cabeça em forma de avelã. As penas são curtas, bem aderidas ao corpo, e podem ser de cor sólida ou manchadas, mas tons avermelhados não são aceitos.

Canário Llarguet

A mais jovem entre todas as raças de canários reconhecidas hoje, tendo sido reconhecida em 1996. Foi criada na Espanha a partir de cruzamentos entre canários Sevilhanos, Levantinos e Silvestres. O corpo é estilizado, com costas e peito magros, cabeça ovalada, plumagem compacta e lisa.

Canário Lizard

É uma das raças de canário mais antigas, criada no século XVI na Inglaterra. É um dos poucos canários de desenho ainda existentes. Sua característica mais marcante são as penas de suas costas, que têm a forma de estrias hemi elípticas e têm dupla coloração.

Saiba mais sobre os cuidados com os canários nesse artigo do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de canários: exemplos e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Vídeos relacionados com Tipos de canários: exemplos e fotos

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de canários: exemplos e fotos

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
diego Moreira
Óootimo conteúdo, excelente!!!
A sua avaliação:
Marcos
Você sabem me dizer quais sao os tipos de canarios da terra?
Imagem: Reprodução/https://www.flickr.com/photos/melillamirada/5090488349/in/photostream/
1 de 5
Tipos de canários: exemplos e fotos