Gato colorpoint
O gato colorpoint é uma combinação entre gatos siameses e gatos de pelo curto como os british e american shorthair e os abissínio. O resultado é um gato de cores e padrões variados, sempre respeitando o colorpoint na ponta das orelhas, na cauda e nas patas, locais de menor temperatura corporal. Com relação à sua personalidade, são como os siameses, ou seja, muito expressivos, miam bastante, inteligentes, ativos e afetuosos, por isso necessitam de carinho e atenção diariamente.
Sua saúde pode ser afetada por doenças congênitas comuns do siamês, como transtornos oculares, alergias ou doenças cardíacas. Siga lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre o gato colorpoint, sua origem, suas características, sua personalidade, os cuidados que necessita e sua saúde.
- América
- Europa
- Estados Unidos
- Reino Unido
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Origem do gato colorpoint
O gato colorpoint é um felino que surgiu da combinação do gato siamês com outros gatos de pelo curto, especialmente o american shorthair ou americano de pelo curto. Como consequência, surgiu um gato com o padrão colorpoint do siamês, mas com cores de manto diferentes, não aceitos para o siamês, como o vermelho, o carey, o creme, o malhado e pequenas variações.
A origem desta raça é datada no ano de 1940, quando criadores de siameses estadunidenses e britânicos buscaram obter gatos parecidos, mas com cores diferentes das que comumente têm os siameses, que são o seal, o azul, o chocolate e o lilás point. Cruzaram a mistura entre seus siameses, abissínios e britânicos e americanos de pelo curto outra vez com siameses para conseguir estabelecer um padrão desejado.
A Associação Internacional Felina (CFA) os reconheceram como raça independente no ano de 1974, mas a Associação Internacional Felina (TICA) e a Associação Internacional de Criadores de Gatos (AFCA) os considera um tipo de gato siamês.
Características do gato colorpoint
O gato colorpoint shorthair se assemelha ao siamês que também tem pelo curto, o corpo de tamanho médio, musculoso, anguloso e longo e os olhos azuis com uma elegância natural característica. Os traços físicos do gato colorpoint são os seguintes:
- A cabeça desta raça tem forma de cunha, é estreita e mediana, com um crânio plano, focinho fino e nariz longo e reto.
- As orelhas são pontiagudas, largas na base e bastante longas, continuando a linha de cunha do crânio.
- Os olhos são amendoados, medianos e de cor azul profundo vívido.
- A cauda é longa e termina em ponta.
- As patas são esbeltas e longas.
- A pelagem do gato colorpoint shorthair é curta, fina, rente ao corpo, muito brilhante e com padrão colorpoint nos locais de menor temperatura corporal, como a ponta das orelhas, a cauda e a parte distal das patas.
Cores do gato colorpoint
O gato colorpoint pode apresentar várias cores e padrões, combinados ou não, sempre respeitando o colorpoint nos locais comentados anteriormente. Estas cores são as seguintes:
- Vermelho.
- Creme.
- Lince.
- Chocolate.
- Carey.
- Malhado.
- Azul.
- Lilás.
- Seal.
Personalidade do gato colorpoint
Os gatos colorpoint apresentam uma personalidade muito semelhante à dos gatos siameses. Assim, são felinos inteligentes, carinhosos, ativos, miam bastante e brincalhões. Adoram interagir com seus cuidadores e que lhes deem atenção. São também muito extrovertidos, inclusive com estranhos, que podem saudar com miados, já que praticamente os usam pra tudo. É uma raça muito comunicativa e expressiva, como provam os mais de 100 tons vocais de miados que emitem.
Também são gatos muito sensíveis, que percebem o estado de ânimo de seus cuidadores e não deixam de ficarem próximos deles sempre que necessitam. No entanto, também podem sofrer mudanças muito rápidas em seu estado de ânimo. Por último, por ser uma raça muito inteligente, aprendem rápido jogos e ordens, sendo fácil de educar.
Cuidados do gato colorpoint
Devido à sua natureza, estes gatos requerem muita atenção, ou seja, muitos mimos, jogos e cuidados diários para que não se sintam sozinhos ou pouco queridos. Embora tenham pelo curto, devem ser escovados ao menos 2-3 vezes por semana, mais na época de trocas, que ocorrem normalmente na primavera e no outono. A escovação tem que ser mais frequente para prevenir as bolas de pelo, já que assim tiramos os pelos mortos que, do contrário, seriam ingeridos na higiene diária. O banho não é necessário, exceto quando estejam muito sujos ou se necessitem usar algum xampu como tratamento para algum problema dermatológico. Sua pele é sensível e com tendência a ter problemas, por isso devemos deixá-los longe de umidade e temperaturas extremas.
Por serem tão afetuosos e adorar a companhia dos seus, no lar devem ter medidas de enriquecimento ambiental, principalmente quando estão sozinhos, como locais altos para subirem, arranhadores suficientes ou brinquedos interativos que, favorecem sua atividade e previnem o sobrepeso. Com relação à alimentação, se é oferecido alimento seco, convém combinar com o úmido e dar em várias refeições ao dia. Em algumas ocasiões se pode oferecer alimentos complementares, como petiscos, sopas, leite para gatos adultos ou diferentes recompensas, especialmente para recompensar bons comportamentos ou depois de realizar algum cuidado, limpeza ou tratamento.
A higiene da caixa de areia deve ser diária e, ao menos uma vez na semana, seus ouvidos devem ser limpos, assim como os olhos e dentes para prevenir doenças e diagnosticar, de forma rápida, qualquer alteração. Se recomenda visitar anualmente o veterinário para revisão e, quando necessário, para desparasitação e vacinação, como parte da medicina preventiva.
Saúde do gato colorpoint
Os gatos colorpoint têm uma expectativa de vida de 8 a 12 anos e, geralmente, são gatos saudáveis, mesmo que seja verdade que apresentem tendência ao desenvolvimento das mesmas patologias que os siameses, como as seguintes:
- Estrabismo: perda do alinhamento normal dos olhos que não impede uma visão correta.
- Nistagmo: consiste no movimento involuntário e rápido dos globos oculares, de cima para baixo ou lateral, que pode ser causado pelo gene cs que os siameses possuem.
- Amiloidose renal e hepática: acúmulo de substância amiloide nestes órgãos, o que pode provocar insuficiência orgânica, com suas consequências correspondentes em nível geral.
- Asma brônquica: tipo de bronquite que pode levar a enfisema e bronquiectasia.
- Defeitos cardíacos congênitos: como a cardiomiopatia hipertrófica, em que se produz uma hipertrofia ou aumento do desenvolvimento do músculo cardíaco, repercutindo no bombeamento do coração e na correta circulação sanguínea.
- Otite: inflamação/infecção do canal auditivo.
- Alergia alimentar ou reação adversa ao alimento: se manifesta através de sinais digestivos e cutâneos que melhoram com a retirada da proteína que causa a reação.
- Surdez: pode ser uma doença hereditária nos siameses.
- Hidrocefalia: acúmulo de líquido cefalorraquideano no cérebro. Pode comprimir o córtex cerebral, causando sinais neurológicos, coma, descoordenação, estrabismo ou nistagmo.
- Câncer de mama: é o terceiro tumor mais frequente nas fêmeas dessa raça. Se produz uma transformação das células mamárias em tumores com capacidade para invadir estruturas próximas e distais (metástases), especialmente nos pulmões.
- Alteração do comportamento: os gatos colorpoint tendem ter muitas variações em seu estado de humor.
Onde adotar um gato colorpoint?
Os gatos colorpoint podem ser adotados com certa facilidade, especialmente a partir de associações de resgate de gatos siameses ou de protetores ou refúgios. Cabe destacar, uma vez mais, que estes gatos requerem uma série de atenções que, como cuidadores responsáveis, devemos proporcionar. Por isso, antes de pensar em adotar um gato desta raça, o primeiro é reconhecer se somos ou não candidatos para cuidar de um exemplar de gato colorpoint de forma adequada. Se não, o melhor é não adotar.