Partilhar

Fila Brasileiro

14 setembro 2016
Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cachorro grande e poderoso, que é usado no seu país de origem como guardião de propriedades, caçador de presas grandes e protetor de gado. Quando a escravidão era legal no Brasil, também se usava para capturar escravos fugitivos. Este cão tem o instinto de proteção com os seus e as suas propriedades muito desenvolvido, além disso é muito leal e útil com os seus donos humanos.

As suas caraterísticas físicas convertem-no em um cão enérgico e robusto, mas isso não quer dizer que não precise de carinho e afeto tal como todos os outros pets. Para que um Fila Brasileiro seja feliz, precisa sobretudo do amor da sua família. Se está interessado em adotar um cachorro deste tipo ou tem simplesmente curiosidade por esta raça, confira a seguinte ficha do PeritoAnimal e esclareça suas dúvidas.

Origem
  • América
  • Brasil
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Fila Brasileiro

Devido à necessidade dos primeiros colonos do Brasil de ter um cachorro de trabalho enérgico e forte, surgiu o Fila Brasileiro. Os primeiros documentos históricos nos quais se fala desta raça de cachorros são do ano de 1671, mas as origens dos Fila Brasileiros são desconhecidas. No entanto, todos concordam que a raça surgiu do cruzamento de 3 raças diferentes de cachorros: os Buldogues, os Mastiffs ingleses e os Bloodhounds. Embora também se acredite que o cão de fila da terceira também tenha participado no cruzamento de raças e daí tenha surgido o atual Fila Brasileiro.

Dos antigos Bulldogs como o engelsen doggen, os Fila Brasileiros herdaram as suas orelhas levantadas, as cores do pelo, assim como um temperamento agressivo, teimoso e tenaz. Dos Mastiff ingleses antigos, estes cães herdaram o seu tamanho e corpulência, com uma cabeça grande e forte, um pescoço curto e uma garupa curvada. E dos Bloodhound, os Fila Brasileiros herdaram as suas magníficas habilidades como cães para rastrear, junto com as suas caraterísticas físicas mais notáveis para isso como os lábios superiores e queixo, os lábios pendurados ou a pele solta.

O primeiro padrão oficial da raça foi escrito em 1968 e desde então que alguns foram usados como cães de exposição. Em 1982, o Fila Brasileiro chegou a ser considerada como a raça de cães mais popular do Brasil. Atualmente este cachorro pode se ver como cão de exposição, mas sobretudo como pet.

Caraterísticas físicas do Fila Brasileiro

A figura do Fila Brasileiro mostra à primeira vista o seu poder. Os Fila machos têm uma altura na cernelha de 75 a 80 cm e um peso mínimo de 50 kg, em contrapartida, as fêmeas medem entre 65 e 70 cm e pesam um mínimo de 40 kg. Como se pode comprovar, o Fila Brasileiro é um cachorro grande, com um corpo mais largo que alto (perfil retangular) e uma grande massa corporal. A cauda é larga, de inserção média e não se deve enrolar nem cair sobre o lombo do cachorro. A cabeça é proporcional ao corpo. O focinho é forte, largo e proeminente. Os olhos são médios ou grandes, de forma amendoada e bem separados entre si. A sua cor vai de amarelo a marrom. As orelhas são penduradas, grossas, grandes e em forma de V.

Uma caraterística da raça é a sua pele grossa e solta sobretudo o tronco, formando uma papada muito evidente. O pelo é curto, denso e suave. Pode ser de qualquer cor uniforme, à exceção de:

  • Branco
  • Cinza rato
  • Azul
  • Preto e fogo
  • Com manchas pequenas ou grandes

Também se aceitam, e são muito comuns, as pelagens tigradas, mas sempre com fundo de cor uniforme. Manchas brancas sobre os pés, peito e ponta da cauda também são aceites.

Uma das caraterísticas mais destacadas do Fila é a sua forma de andar. Ao contrário da maioria dos outros cachorros, o Fila anda movendo as duas patas do mesmo lado ao mesmo tempo. Assim, o seu andar é muito particular e conhece-se como "andar de camelo".

Caráter do Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cachorro de temperamento complexo. É fiel, amigável, paciente e bondoso com os seus, mas desconfiado e inclusive agressivo com os estranhos. Por isso mesmo, uma boa socialização é muito importante nesta raça.

Mesmo tendo sito corretamente socializado desde filhote e treinado, o Fila costuma ser reservado e cauteloso com os estranhos. É dever do dono tomar as medidas necessárias quando leva o seu cachorro a passear ou quando recebe visitas. Em contrapartida, este cachorro é pura ternura e paciente com os seus. Gosta muito de crianças da sua família e é um excelente companheiro para os adultos.

Embora não seja um cachorro extremamente ativo, precisa de passeios longos e de sessões de exercício. O seu principal problema de comportamento é a agressividade com estranhos. No entanto, esta é uma caraterística da raça.

Cuidados do Fila Brasileiro

O cuidado do pelo é simples. Ao ter o pelo curto e denso, basta uma escovação semanal para o manter em bom estado. Não é preciso dar banho a este cachorro com muita frequência, apenas quando estiver realmente sujo e precisar.

Os Filas Brasileiros não se adaptam à vida nem em apartamentos nem à vida em cidades muito povoadas, devido ao seu tamanho e caráter, pelo que vivem melhor em casas com jardins grandes, bairros calmos ou em propriedades rurais.

Estes cães precisam de fazer exercício moderado para gastar toda a energia que têm e o custo da sua manutenção é alto, uma vez que comem muito. Uma boa dose de exercício mental com alguns jogos de inteligência em casa são bons para o Fila Brasileiro estar mais atento e contente.

Educação do Fila Brasileiro

É necessário educar desde cedo o Fila Brasileiro para o ajudar a canalizar o desejo caraterístico desta raça de trabalho. Segundo muitos especialistas, o Fila é um cão disposto a agradar ao seu dono, para além de ser inteligente e fácil de treinar. É um cão de guarda e de pastoreio por natureza, por isso não é preciso adestrá-lo para proteger especialmente a sua família humana nem as suas propriedades, uma vez que é muito territorial.

No entanto, é sempre melhor utilizar técnicas de adestramento canino para educar bem esta raça de cachorros grandes como o reforço positivo ou o adestramento com clicker, e começar ensinando-lhe as ordens básicas para cachorros e ir aumentando a dificuldade das ordens à medida que o Fila Brasileiro for aprendendo.

Saúde do Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é no geral um cão saudável, mas devido ao seu tamanho, tem uma certa tendência a sofrer de displasia de quadril e torção gástrica como a maioria das raças de cachorros grandes.

No entanto, é conveniente levá-lo a um bom veterinário e dar-lhe todas as vacinas que precisa segundo o calendário de vacinação para se manter forte e saudável. Além disso, é preciso protegê-lo de alguns parasitas externos da pele como as pulgas e os carrapatos, por isso é recomendável examiná-lo com frequência para verificar se tem algum e tomar as medidas necessárias.

Fotos de Fila Brasileiro

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Fila Brasileiro

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Fila Brasileiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
Hortencia
Tem cm saber mais o menos a raça desse cachorro se é um fila ???
Elaine
Nossa linda pequena

Fila Brasileiro
1 de 8
Fila Brasileiro

Voltar ao topo da página