menu
Partilhar

Aidi ou cão das montanhas do Atlas

Atualizado: 30 setembro 2021
Aidi ou cão das montanhas do Atlas

Oriundo do norte da África, o aidi ou cão das montanhas do Atlas tem uma ampla e vasta história por trás dele. Isso porque é uma das raças de cachorros mais antigas do mundo.

Estes cachorros, magros e robustos ao mesmo tempo, encarnam o próprio espírito da bravura e ferocidade, pois são famosos por enfrentarem os mais terríveis predadores para defender os rebanhos que costumam guardar nas montanhas do Atlas, bem como os territórios onde atuam como guardiões. Se você quer conhecer todas as características do aidi, seus cuidados e possíveis problemas de saúde, continue lendo e descubra tudo no PeritoAnimal.

Origem
  • África
  • Marrocos
Classificação FCI
  • Grupo II
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do aidi

O aidi é uma raça de cachorro originária do norte da África, especificamente do Marrocos. Esses cachorros têm exercido tradicionalmente funções de pastoreio entre os rebanhos pertencentes aos camponeses do norte do Atlas, entre os quais é popular há centenas de anos, sendo uma raça realmente antiga, com uma longa história em sua região de origem.

No entanto, suas funções como pastor diferem muito das outras raças de pastoreio do restante do mundo, pois longe de guiar os rebanhos, o aidi é encarregado de protegê-lo ferozmente diante de possíveis predadores. Também é comum vê-los como cães de guarda de casas e fazendas por todo o Atlas.

Características do Aidi ou cão das montanhas do Atlas

O aidi é um cachorro de grande porte, pois, de acordo com o padrão oficial da raça, sua altura costuma ser de 52-62 centímetros e seu peso fica entre 33 e 45 quilogramas. A expectativa de vida habitual dessa raça é entre 12 e 14 anos.

O corpo do aidi é rústico e apresenta uma musculatura desenvolvida, no entanto, seu aspecto é leve e equilibrado, não parecendo um molosso. Sua cabeça é bem diferente, muito fina e marcadamente triangular. Nela, seus médios olhos escuros e seu nariz preto se destacam. As orelhas, de comprimento moderado, caem nas laterais e apresentam as pontas arredondadas.

O pelo de um aidi é semilongo e muito denso, apresentando um comprimento maior no pescoço, garganta e cauda, enquanto na face e orelhas é mais curto, fino e ralo.

Cores do aidi

A pelagem do cão das montanhas do Atlas pode apresentar diversas tonalidades: branco, areia, fulvo, avermelhado, tigrado, branco e preto, branco e fulvo mais ou menos carvonado, bem como tricolor.

Um dos padrões mais comuns é o formado por manchas distribuídas formando um cobertor e um gorro, separados por uma faixa com uma linha que vai aumentando progressivamente. O nariz e os lábios estão bem pigmentados, sendo ambas de cor preta absoluta.

O aidi filhote

O aidi como filhote não apresenta nenhuma peculiaridade em comparação com qualquer outro cachorro de sua mesma idade. São cães muito dóceis, principalmente com sua família, embora seja comum desconfiarem de estranhos desde pequenos, mostrando-se receosos com pessoas desconhecidas.

Como em todas as raças, recomenda-se começar com a educação básica o mais rápido possível, pois embora dóceis, muitos cães tornam-se rebeldes e travessos se ninguém for encarregado de ensiná-los. Além disso, é necessário manter uma certa disciplina para evitar que se tornem teimosos e caprichosos ensinando-os a conviver de maneira respeitosa com os que o rodeiam. Por fim, se ficar entediado ou permanece inativo por muito tempo ou sozinho, pode se tornar muito destrutivo, impulsivo, inquieto e ladrador.

Personalidade do aidi

Se existe uma palavra para definir a personalidade do aidi ou cão das montanhas do Atlas é a "fidelidade". Esses cães são extremamente fiéis, destacando sua lealdade por seus donos, a quem defendem ferozmente de qualquer possível perigo. São também cães extremamente afetuosos e dóceis tanto com seu tutor (pessoa de referência) como com todos os membros de sua família.

O aidi é um cachorro que é caracterizado pelas suas aptidões como guardião, isto porque são corajosos e implacáveis quando precisam enfrentar algum perigo. Normalmente trabalham como cães de guarda, por este motivo, são muito protetores e não têm receio de qualquer perigo. Nesse sentido, destaca também sua capacidade para detectar as ameaças e perigos potenciais, por isso está sempre alerta e dando respostas realmente rápidas e eficazes.

Cuidados do aidi

Dadas as características que mencionamos, como por exemplo ser um cão de guarda acostumado tradicionalmente a viver em um ambiente rural, essa raça requer algumas atenções. Para começar, é recomendado que se convivemos com um aidi em casa, ó ideal é que ela tenha um espaço aberto amplo, no qual o animal possa brincar e correr à vontade, pois são cachorros muito ativos que precisam realizar uma grande quantidade de exercícios diários. Precisam se manter ativos tanto física como mentalmente, por isso é recomendado que tenham brinquedos ou entretenimentos que facilitem isso à sua disposição.

Devido a isso, muitas vezes têm dificuldade em se adaptar à vida na cidade, em casas ou apartamentos, mesmo naqueles maiores. Isso ocorre porque suas necessidades de exercícios são muito elevadas. Da mesma forma, não é aconselhável que fiquem sozinhos em casas sem quintal ou pátio exterior durante muito tempo, por causa de sua necessidade de correr e brincar, isso os tornam destrutivos com os móveis ou ladradores, devido a ansiedade e o estresse.

Quanto aos cuidados diários do aidi, é necessário monitorar sua alimentação, pois são muito gulosos e tendem a desenvolver sobrepeso com muita facilidade. Também é fundamental escovar sua pelagem para evitar emaranhados e acúmulo de pelos mortos.

Educação do aidi ou cão das montanhas do Atlas

O aidi é normalmente um cachorro com muita predisposição à ação, além disso, é muito obediente. Esta combinação faz com que ele aprenda muito rápido a realizar diferentes atividades. Portanto, é um cão tão valorizado como cachorro de trabalho, pois além de ser muito obediente, é fiel, atento e muito territorial, o que o torna um guardião ideal contra estranhos e predadores.

Embora possa se mostrar um tanto teimoso dentro do seu círculo familiar, se seguirmos algumas orientações básicas sobre sua educação e estabelecermos hábitos saudáveis, não haverá problemas. O aidi é uma das raças que melhor responde ao adestramento, aprendendo habilidades realmente complicadas sem muito esforço. Mesmo assim, é um cachorro calmo e muito equilibrado. Claro que, como em todos os cachorros, para instruí-lo é aconselhável recorrer a técnicas como o reforço positivo. Os castigos, a violência ou os gritos não funcionam com o aidi, nem com nenhum outro cachorro, pois isso apenas gera medos, ansiedade, estresse e frustração no cachorro, estados nada recomendáveis.

Apesar de ser um cachorro equilibrado e obediente, é importante ressaltar que também costuma ser dominante com outros cães e muito desconfiado com estranhos, por isso é recomendado que as apresentações e aproximações sejam controladas e progressivas. Por este motivo, é fundamental realizar uma correta socialização do cachorro como parte da educação do aidi, e quanto antes melhor!

 

Saúde do aidi

Os aidi são cães com uma boa saúde em geral, porém, isso não os isenta de sofrer diversas doenças. Algumas das mais frequentes são as relacionadas com seu grande porte, por estarem ligados às raças grande ou gigantes. Alguns exemplos dessas doenças são a displasia de quadril, de cotovelo, da patela e a torsão de estômago, entre outras.

Além disso, recomenda-se a verificação frequente de seus ouvidos, pois tendem a desenvolver fungos devido à morfologia das suas orelhas, o que as faz reter mais umidade, propiciando a proliferação de microrganismos nocivos. Naturalmente, as visitas ao veterinário não devem ser negligenciadas, devem ser feitas regularmente para manter nosso cão protegido contra várias infecções. Portanto, é importante os manter vacinados e desparasitados.

Onde adotar um aidi?

Exceto no Marrocos ou no norte da África, devemos ter em mente que essa raça canina não é muito comum no Brasil ou resto das Américas, Europa, Ásia ou Oceania. Portanto, se quisermos adotar um aidi especificamente para que faça parte de nossa família, provavelmente será difícil localizar um espécime dessa raça.

Porém, não podemos desistir antes de tentar, podemos contar em contato com os abrigos, protetores e associações de animais de nossa área para perguntar se existe algum cachorro das características desejadas. Se não houver nesse momento, podemos ser pacientes e esperar o aviso da entidade se algum entrar ou aumentar a taxa de busca para locais um pouco menos próximos.

É sempre preferível adotar um cachorro do que comprar, pois assim estaremos dando a esse animal a oportunidade de sair de uma vida de abandono e solidão, dando a oportunidade de se juntar à nossa própria família.

Fotos de Aidi ou cão das montanhas do Atlas

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Aidi ou cão das montanhas do Atlas

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Aidi ou cão das montanhas do Atlas
1 de 2
Aidi ou cão das montanhas do Atlas

Voltar ao topo da página