menu
Partilhar

Affenpinscher

Atualizado: 7 abril 2021
Affenpinscher

Com um nome como esse, não é difícil imaginar que estamos diante de uma das raças caninas de origem Alemã. O que você talvez não saiba é que os affenpinscher constituem uma das raças caninas mais antigas de todo o mundo, junto a outras como o Chow-chow, o Pequinês e o Husky Siberiano. Você sabia que eles são chamados assim por causa da semelhança que podem ter com os macacos? Acredita-se inclusive que tenham sido batizados dessa forma porque, no século XVI, o mito de que os affenpinschers eram o resultado de uma mistura entre cachorros e macacos era muito difundido. Você quer saber a verdade sobre eles? Vamos apresentar esses maravilhosos cachorros aqui no PeritoAnimal! Continue lendo e descubra as características do affenpinscher, seus cuidados, origem e muito mais.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do affenpinscher

Dada a idade desta raça, os especialistas têm encontrado várias dificuldades para estabelecer o momento exato em que ela se originou, bem como os cruzamentos que ocasionaram seu aparecimento. Portanto, tudo é baseado em suposições, bem como em algumas evidências pictográficas. Por exemplo, foi estabelecido que a raça já existia no século XVI, devido ao fato de exemplares de cães Affenpinscher terem aparecido em pinturas dessa época.

Devido às características morfológicas e genéticas do Affenpinscher, foi determinado que essa raça é provavelmente descendente dos Terriers Alemães, do Pinscher ou do Schnauzer miniatura, entre outras opções.

Como fato curioso sobre a origem do Affenpinscher, podemos mencionar que o nome da raça significa literalmente "pinscher macaco", devido à semelhança desses cachorros com um primata. Naquela época, pensava-se até que essa semelhança se devia ao fato de os affenpinscher serem resultado de uma hibridização entre um macaco e um cachorro, o que obviamente não é verdade.

Características do affenpinscher

Os affenpinschers são cachorros de pequeno porte que representam a menor raça dentro do grupo dos Pinschers. Seu peso varia entre 3 e 6 kg, com as fêmeas sendo um pouco menores do que os machos. A altura na cernelha é de entre 25 e 30 centímetros, por isso é um cachorro de tamanho bastante reduzido.

Quanto às características físicas do cachorro affenpinscher, seu corpo é bastante compacto, com dorso curto e forte, tórax um tanto largo e cauda em forma de foice. Suas pernas são retas, robustas e terminadas em pés redondos e curtos, cujas unhas são igualmente curtas e de cor preta. A cabeça é arredondada, com uma testa proeminente e um focinho curto, reto e com stop. Os affenpinschers têm olhos escuros e arredondados, orelhas em forma de V com inserção alta e caídas para a frente, embora alguns espécimes possam ter orelhas eretas. Nesse caso, seu tamanho é bem menor e elas devem ser verticais.

A pelagem do affenpinscher é composta por pelos duros e de alta densidade, com sobrancelhas muito espessas que circundam os olhos como uma coroa, uma barba marcada, e um topete na cabeça, que deve ser de pelo duro, reto e perpendicular ao nascimento, como se tivesse a forma de um raio. A única cor aceita é o preto puro, inclusive na subcamada lanosa que a raça apresenta.

Personalidade do affenpinscher

São muito atentos e ativos, com uma personalidade forte. Mas não pense nem por um momento que este é um cachorro difícil de cuidar, muito pelo contrário: é uma das raças mais recomendadas para a vida em família, pois são muito carinhosos e adoram passar tempo com seu sua família humana.

Contudo, eles podem ser um pouco travessos, e com isso podem ocasionar alguma destruição na casa. Por isso, será importante permitir que realize atividades físicas diariamente, para que assim fique mais tranquilo, bem como educá-lo para respeitar os móveis e para brincar exclusivamente com os brinquedos que você disponibilizar para ele. Especialmente ao adotar um cachorro da raça Affenpinscher, a educação precoce será a chave para o sucesso.

Estes cachorros não hesitam em se impor quando pensam que alguém está prejudicando quem eles gostam, e serão muito corajosos e ferozes na hora de defender os seus donos de qualquer ameaça, independentemente do seu pequeno tamanho. Isso pode fazer com que os affenpinschers sejam um pouco desconfiados de estranhos, mas eles não costumam ser agressivos se forem educados adequadamente.

Cuidados do affenpinscher

Embora o pelo do affenpinscher possa parecer difícil de cuidar devido à sua espessura, sua dureza e seu comprimento, não é nada difícil manter esta pelagem em boas condições, uma vez que o próprio padrão da raça estabelece que a aparência de um affenpinscher inclui ter pelos um tanto desgrenhados. Por isso, bastará realizar uma escovação semanal para que seu affenpinscher pareça limpo e muito bem cuidado. Além disso, desta forma é possível eliminar o pó e a sujeira que podem ter se acumulado naquela densa pelagem, bem como detectar possíveis parasitas aderidos à ela, como pulgas ou carrapatos.

Devido ao alto nível de energia desta raça, bem como seu pequeno tamanho, recomenda-se buscar uma ração específica para cachorros de pequeno porte. Desta forma, eles terão suas necessidades nutricionais supridas e poderão desfrutar de passeios e atividades, que são muito necessários para permanecerem saudáveis e relaxados, aproveitando cada segundo. E se você preferir optar por uma alimentação caseira, será imprescindível garantir que todas essas necessidades nutricionais sejam supridas, oferecendo proteína animal de qualidade e, em menor medida, frutas e verduras recomendadas para cachorros.

Por outro lado, e justamente por serem muito ativos, realizar atividades físicas é fundamental para que o Affenpinscher filhote ou adulto se mantenha devidamente estimulado e exercitado. Para isso, você pode levar o cachorro ao campo para jogar a bola e pedir para ele buscá-la, levá-lo para um circuito de agility, etc.

Educação do affenpinscher

Quando se trata de adestrar um affenpinscher, um dos maiores desafios que temos de enfrentar é sua natureza nervosa. Para conseguir acalmá-lo e para que não se mostre travesso e destrutivo, é recomendável utilizar técnicas de adestramento que relaxem o seu mascote. Você sabia que os cachorros podem praticar yoga para manter uma personalidade equilibrada?

Para evitar que os affenpinschers sejam agressivos com desconhecidos, é necessário garantir que sua socialização seja ótima e que eles se acostumem a lidar com estranhos desde muito jovens. Do contrário, as coisas podem ser bastante difíceis, sendo às vezes muito difícil conseguir que os exemplares adultos mudem sua maneira de se comportar com pessoas que são desconhecidas para eles. Por isso, se você adotou um Affenpinscher filhote, deve iniciar sua socialização assim que o veterinário permitir. Caso tenha adotado um cachorro adulto, inicie já no primeiro dia, sempre após ter avaliado a personalidade do cão.

Para obter os melhores resultados e estabelecer um forte vínculo afetivo entre o cachorro e o ser humano, é necessário utilizar um adestramento positivo, pois isso não só nos permite educá-lo de forma serena, mas também ajuda a mantê-lo estimulado. As punições não são recomendadas para nenhuma raça de cachorro, no entanto, em cachorros como o affenpinscher, com um temperamento tão acentuado, elas são ainda mais contraproducentes.

Doenças do affenpinscher

Normalmente, um affenpinscher será um cachorro muito saudável e bastante longevo. Se você está se perguntando qual é a expectativa de vida do affenpinscher, saiba que eles costumam viver entre 12 e 15 anos, embora já tenham sido registrados exemplares que ultrapassaram essa idade.

Ainda assim, a raça pode ter algumas condições como a displasia de quadril, cujo diagnóstico deve ser realizado o mais cedo possível, pois quanto mais avançada, mais difícil será aliviá-la. Também pode apresentar problemas patelares, como a luxação da patela, que sai do seu orifício e muitas vezes precisa ser reinserida por um profissional.

Outras das patologias que podem afetar o affenpinscher são as relacionadas à saúde ocular. Às vezes, por ter uma pelagem tão longa na região dos olhos, esse pelo entra em contato com a retina e a danifica, ou acumula sujeira, que deve ser removida com limpadores óticos adequados para uso em cães.

Fotos de Affenpinscher

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Affenpinscher

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Affenpinscher
1 de 4
Affenpinscher

Voltar ao topo da página