Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?

Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?

A Leucemia felina é uma das doenças víricas mais frequentes e severas que afetam o sistema imunológico principalmente dos gatos mais jovens. Não é transmissível aos seres humanos mas o seu contágio costuma acontecer mais facilmente entre gatos que vivem com outros gatos.

Para desmistificar a leucemia felina e saber como prevenir, reconhecer e proceder frente ao seu diagnósticos, é preciso que você se informe. Por esse motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo sobre quanto tempo vive um gato com leucemia felina.

Tempo que vive um gato com leucemia felina

Estimar quanto tempo vive um gato com leucemia felina é uma questão complexa e difícil de precisar até para os veterinários mais experientes. Podemos afirmar que cerca de 25% dos gatos com leucemia felina morrer até 1 ano depois de serem diagnosticados. Porém, cerca de 75% consegue sobreviver entre 1 e 3 anos com o vírus ativo no organismo deles.

Muitos proprietários ficam desesperados ao pensar que os gatos deles podem ser portadores do vírus da leucemia felina (FeLV ou VLFe), mas esse diagnóstico nem sempre implica uma morte! Aliás, cerca de 30% dos gatos infetados com FeLV são portadores do vírus de uma forma latente e nem sequer chegam a desenvolver a doença.

 

Fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia

No geral, a esperança de vida de um gato doente depende de muitos fatores tanto internos como externos ao organismo dele. Estes são alguns dos fatores que influenciam a esperança de vida de um gato com leucemia felina:

  • Etapa em que se realiza o diagnóstico: embora não seja uma regra, o diagnóstico precoce quase sempre melhora o prognóstico da leucemia felina e aumenta a expectativa de vida do gato portador. Durante as primeiras fases da leucemia felina (principalmente entre as fases I e III), o sistema imunológico tenta "travar" a ação do vírus FeLV. Se começamos a fortalecer o sistema imunológico do gato ainda durante estas etapas (o que requer um diagnóstico precoce), o resultado pode gerar um atraso dos efeitos que o vírus tem na medula óssea, o que aumenta a probabilidade de sobrevivência do animal.
  • Reposta ao tratamento: se temos êxito a fortalecer o sistema imunológico do gato doente e a resposta ao tratamento é positiva, a expectativa de vida será maior. Para isso, costumam ser utilizados certos fármacos, tratamentos holísticos e por exemplo também Aloe vera para gatos com leucemia.
  • Estado de saúde e medicina preventiva: um gato vacinado e com as desparasitações periódicas em dia, que mantém uma alimentação equilibrada, que é física e mentalmente estimulado durante toda a vida dele, é mais provável que tenha um sistema imunológico mais forte e responda melhor ao tratamento da leucemia felina.
  • Nutrição: a alimentação do gato influencia diretamente a qualidade de vida dele, o estado de ânimo e também o sistema imunitário. Os felinos com leucemia requerem uma dieta reforçada em vitaminas, minerais e nutrientes essenciais que podem ser encontrados nas rações de gama premium.
  • Ambiente: os gatos que vivem rotinas sedentárias ou que vivem em ambientes negativos, estressantes ou pouco estimulantes podem sofrer os mesmos efeitos prejudiciais do estresse no sistema imunitário deles, tornando-se mais vulneráveis a diversas patologias.
  • Compromisso do tutor: a saúde e o bem-estar dos nossos pets dependem do nosso compromisso. Isto é determinante quando se trata de um animal doente. Mesmo que um gato seja muito independente durante toda a vida dele, não será capaz de se tratar sozinho, se alimentar adequadamente, fortalecer o sistema imunológico ou proporcionar a ele próprio uma melhor qualidade de vida. Por isso, a dedicação do tutor é indispensável para melhorar a esperança de vida do gato com leucemia.

Mitos e Verdades sobre a leucemia felina

Quanto você sabe sobre a leucemia felina? Ao ser uma doença complexa que, por muito anos, causou muita polêmica e discordância entre veterinários especialistas, é compreensível que existam muitas ideias falsas sobre a leucemia nos gatos. Para que você tenha uma melhor consciência sobre esta patologia, te convidamos a conhecer alguns mitos e verdades.

  • Leucemia felina e câncer no sangue são sinônimos: MITO!

O vírus da Leucemia Felina realmente é um tipo de vírus oncológico que pode gerar tumores, mas nem todos os gatos diagnosticados com leucemia desenvolvem câncer no sangue. É importante deixar claro que a leucemia felina não é um sinônimo de Aids felina, que é originada pelo vírus da imunodeficiência felina (FIV).

  • Os gatos podem contrair leucemia felina facilmente: VERDADE!

Infelizmente, os gatos podem contrair o vírus la Leucemia Felina através do contacto direto com os fluidos corporais de outros gatos infetados. O Felv costuma alojar-se na saliva dos gatos doentes, mas também pode se depositar na urina, sangue, leite e fezes. Por isso, os felinos que vivem em grupo estão mais susceptíveis a esta patologia, já que permanecem em contacto com animais possivelmente doentes.

  • Os humanos podem se contagiar com leucemia felina: MITO!

Como dissemos, a leucemia felina não se transmite aos seres humanos, nem sequer aos cachorros, pássaros, tartarugas e outros pets "não felinos". Esta patologia é específica dos gatos, embora possa ter muitas semelhanças a nível de sintomatologia e prognóstico com a leucemia em cachorros.

  • A leucemia felina não tem cura: VERDADE!

Lamentavelmente, ainda não se conhece a cura para a leucemia felina nem para a Aids felina. Por isso, em ambos os casos, a prevenção é a chave para preservar a saúde e o bem-estar do animal. Atualmente, encontramos uma vacina para a leucemia felina, cuja efetividade ronda os 80% e é uma excelente medida preventiva para os gatos que nunca foram expostos ao FeLV. Também podemos diminuir as provabilidades de contágio ao evitar o contato com animais infetados ou desconhecidos. E se você decidir adotar um novo gatinho para fazer companhia ao seu felino, é indispensável realizar estudos clínicos para diagnosticar possíveis patologias.

  • Um gato diagnosticado com leucemia felina morre rapidamente: MITO!

Como já te explicamos, a expectativa de vida de um animal doente depende de diferentes fatores, como a etapa em que a patologia é diagnosticada, a resposta do animal ao tratamento, etc. Por isso, não necessariamente a resposta à pergunta "quanto tempo vive um gato com leucemia felina?" deve ser negativa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com leucemia felina?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.