Partilhar

Meu gatinho chora muito - É normal?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 1 março 2017
Meu gatinho chora muito - É normal?

Ver fichas de  Gatos

Adotou um pequeno felino para sua casa? Parabéns por esta decisão, que como certamente saberá envolve uma grande responsabilidade: cobrir todas as necessidades do seu pet para que desfrute de um completo esta de bem-estar físico, psíquico e social.

Se nunca teve um animal de estimação, a presença de um gato filhote desencadeará numerosas situações que nunca tinha vivido, a maioria dela muito positivas mas algumas requerem toda a paciência que tiver. Certamente já se perguntou se é normal o seu gatinho chorar tanto. Neste artigo do PeritoAnimal queremos ajudar e oferecemos-lhes uma resposta em seguida.

Também lhe pode interessar: Meu gato chora quando eu saio. Por quê?

Os motivos pelos quais o gatinho chora

Pode estar tranquilo, na maioria dos casos é normal que um gato filhote chore com frequência. No entanto, se preparou corretamente a chegada do gatinho a casa, esta não deverá ser tão traumática para ele e o estado emocional de tristeza deverá diminuir em pouco tempo.

Mas, como pode ser normal que um gatinho esteja nesse estado? Embora você saiba que lhe vai oferecer todo o carinho, alimento e afeto que precisa, o problema principal é que o seu gato não conhece nenhuma das suas intenções, nem conhece o seu novo entorno nem é capaz de compreender o que está acontecendo.

Se quer entender porque o seu gatinho chora deve estar consciente de que o mesmo foi separado da sua mãe e da sua ninhada e embora se tenha esperado tempo suficiente para que possa receber o leite materno e a educação primária da sua mãe, o seu pet enfrenta o que inicialmente é uma situação completamente estranha.

Ele está passando por uma experiência muito dura, praticamente traumática, que se não for gerida corretamente pode derivar em problemas de comportamento relacionados com o medo.

Meu gatinho chora muito - É normal? - Os motivos pelos quais o gatinho chora

Como aliviar um gatinho que chora muito?

Progressivamente pode fazer entender o seu gato que o seu novo meio envolvente é seguro e se adquirir certos hábitos para aumentar o seu conforto verá que o seu pranto começa a diminuir e que a situação se torna mais aceitável para ambas as partes.

Como conseguir isso? Através da aplicação destes conselhos:

  • Certifique-se de que o seu gato dorme em um lugar quente que simule o contacto com a sua ninhada. O seu leito deve ser formado por material que crie uma sensação acolhedora e recomenda-se que use uma almofada que imite a presença materna assim como um relógio que represente os latidos do coração.
  • A sua cama, também deve ser uma zona segura para ele, por razão é aconselhável que seja tipo um "ninho" ou "toca". Quando se encontrar aí nunca o deve incomodar, acordar ou tentar pegá-lo. Esta deve ser a sua zona de segura.
  • Dedique-lhe todo o tempo possível, mas sem o saturar. O seu gatinhos precisa de brinquedos e estímulos externos, além de uma boa dose de afeto. Não deixe que passe muito tempo sozinho, mas quando quiser descansar não o chateie.
  • Alimente o gatinho sempre que for necessário, uma vez que durante a sua etapa de filhote irá precisar de comer várias vezes por dia. Por mais que uma vez poderá confirmar que ao dar-lhe comida se acalma praticamente de forma instantânea.
  • Ofereça-lhe guloseimas (próprias para gatos) ou dedique-lhe umas palavras amáveis sempre que levar a cabo um comportamento positivo, desta forma irá ganhando confiança com ele e reforçará os comportamentos que são do seu agrado.
  • Evite o castigo, os gritos, as situações de estresse generalizado ou os sons fortes. O seu gato deve viver em um entorno estável e tranquilo para poder desenvolver corretamente e ter também um atitude calma e positiva.
  • Deve ser totalmente previsível, ou seja, nunca faça coisas que assustem o seu gato, caso isso aconteça o gato irá perder a confiança que havia depositado em você.
Meu gatinho chora muito - É normal? - Como aliviar um gatinho que chora muito?

Quando o choro de um gatinho não é normal

Como já foi dito no início, o choro de um gato filhote é normal na maioria dos casos, no entanto, os seguintes sintomas podem indicar que existe algum problema de saúde:

  • Manchas pretas nas orelhas
  • Erupções em volta das orelhas
  • Pelo em mau estado
  • Secreção nasal ou ocular
  • Mobilidade escassa no rabo
  • Diarreia
  • Dor ao ser manipulado

Diante da presença de algum destes sintomas deve recorrer ao veterinário para que o mesmo descarte qualquer patologia subjacente e se certifique que o processo de desenvolvimento do gatinho está ótimo.

Meu gatinho chora muito - É normal? - Quando o choro de um gatinho não é normal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gatinho chora muito - É normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Meu gatinho chora muito - É normal?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sales Monica
E quando o gato já é grande, 8 meses e chora muito, o que posso fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Monica! Você já tentou as dicas do artigo? Se esse comportamento continuar, o mais indicado é buscar um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nancy Gomes petkovic
O gato que meu filho tem é adulto e sempre chora de madrugada.ate dorme na cama dele e as vezes não para de miar forte
Raça regd doll, o Que ele pode fazer

Meu gatinho chora muito - É normal?
1 de 4
Meu gatinho chora muito - É normal?

Voltar ao topo da página