Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o tigre

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 5 julho 2022
Curiosidades sobre o tigre

Quer saber quais são as principais curiosidades sobre os tigres? A família Felidae agrupa os diferentes tipos de felídeos do planeta e inclui alguns dos mais distintos predadores terrestres existentes, pois possuem traços peculiares, como agilidade, força e ferocidade, que os colocam no topo das cadeias tróficas dos ecossistemas. Assim, encontramos o tigre (Panthera tigris), um dos felídeos mais imponentes que existem, que se destaca por sua beleza e elegância.

Você também está fascinado por este animal incrível? Se sim, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir curiosidades sobre os tigres que vão te surpreender, não perca!

Também lhe pode interessar: Tipos de tigres

Índice

  1. É um dos maiores felinos do mundo
  2. Pode ter diferentes cores e cada padrão é único
  3. O tigre é um dos animais mais fortes do mundo
  4. Tem os maiores dentes caninos entre os felinos
  5. Tem uma visão muito boa
  6. Já houve alterações em sua taxonomia
  7. Pode comer até 60 presas por ano
  8. Possui diferentes estratégias de caça
  9. É um excelente nadador
  10. Pode fazer saltos de até 10 metros
  11. Se comunica de diferentes formas
  12. Percebe os cheiros de uma maneira particular
  13. Pode viver em diferentes habitats
  14. Vive cerca de 10 anos em estado selvagem
  15. O tigre está ameaçado de extinção

É um dos maiores felinos do mundo

Os tigres estão entre os maiores felinos que existem, sendo na verdade um dos maiores predadores terrestres. Há um acentuado dimorfismo sexual em relação a esta característica, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. Assim, um macho pode ter cerca de 3 metros ou mais de comprimento e pesar cerca de 300 kg, enquanto as fêmeas têm cerca de 2,4 metros de comprimento e pesam cerca de 130 kg ou um pouco mais.

Neste outro artigo falamos em detalhes sobre o tamanho dos tigres: "Quanto pesa um tigre?"

Pode ter diferentes cores e cada padrão é único

A pelagem dos tigres é, sem dúvida, linda, e mostra uma combinação de cores muito marcante. A cor característica é laranja profundo com faixas verticais pretas de espessura variável, e o branco está presente na face e desde o pescoço até a barriga. Entretanto, devido às mutações, existem variações nas cores, de modo que pode haver tigres dourados com listras mais fracas, brancos com listras marrons e completamente brancas. Na natureza, no entanto, elas agora são quase inexistentes.

Por outro lado, entre os fatos curiosos sobre os tigres, descobrimos também que cada indivíduo tem um padrão de listras totalmente único. Além disso, saiba que a pele do tigre também é listrada, ou seja, suas listras não são mostradas apenas na pelagem, mas também em sua pele.

Curiosidades sobre o tigre - Pode ter diferentes cores e cada padrão é único

O tigre é um dos animais mais fortes do mundo

O tigre é um animal extremamente poderoso, não apenas demonstrando sua ferocidade quando caça, guarda seu território ou se defende, mas também é muito forte. Suas enormes patas, garras retráteis e dentes são seus aliados nas façanhas de caça e defesa. Assim, um tigre é capaz de arrastar um animal de duas vezes seu peso, como os bovinos que ele captura. Por isso o tigre está entre os animais mais fortes do planeta.

Tem os maiores dentes caninos entre os felinos

Estes felinos têm dentes grandes e, de fato, o tigre-de-Bengala (Panthera tigris tigris) tem os dentes caninos mais longos de todos os felinos atuais, medindo entre 7,5 e 10 cm de comprimento. Eles também têm uma forte mordida graças à sua disposição óssea e muscular.

Curiosidades sobre o tigre - Tem os maiores dentes caninos entre os felinos

Tem uma visão muito boa

Outra das curiosidades sobre os tigres é sua boa visão, pois isto não é verdade para todos os felinos. Os tigres usam seu senso de vista para se mover e caçar, de preferência no final da tarde e à noite, quando tendem a ser mais ativos.

Curiosamente, estima-se que os tigres dependem mais de sua visão e audição do que de seu olfato para localizar suas presas, ao contrário, por exemplo, dos gatos, cuja visão não é tão boa. Isto também se aplica aos tigres brancos não-albinos. Assim, entre as curiosidades sobre o tigre-branco descobrimos que, apesar de esta cor estar associada a uma visão mais pobre, ela pode ver muito melhor do que outros felinos.

Já houve alterações em sua taxonomia

Há apenas uma espécie de tigre, a Panthera tigris, da qual surgem subespécies diferentes. Esta é uma das espécies que tem recebido mais atenção em relação a suas informações taxonômicas. Neste sentido, ao longo do tempo, houve mudanças no número de subespécies consideradas. Desta forma, chegou-se a diferentes conclusões, nas quais foram propostas duas, três, oito e até nove subespécies de tigres.

Embora com certas posições opostas, em 2017 um grupo de especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) propôs apenas duas subespécies: P. t. t. tigris e P. t. sondaica, nas quais as outras estão incluídas. Neste outro artigo, falamos sobre os tipos de tigres que existem.

Pode comer até 60 presas por ano

Os tigres são carnívoros, preferindo caçar animais vivos, embora em tempos de escassez eles possam comer carniça. Suas principais presas são animais ungulados, mas sua dieta pode ser ampliada de tal forma que eles também se alimentam de peixes, cobras, crocodilos, pássaros e macacos, entre outros. Para se manterem adequadamente, e embora não comam todos os dias, estes felinos precisam consumir entre 50 e 60 animais por ano. Mas esta não é a única dentre as curiosidades sobre os tigres: eles precisam comer presas com peso entre 18 e 40 kg.

Possui diferentes estratégias de caça

Sem dúvida, outra das maiores curiosidades sobre os tigres são as técnicas de caça que eles utilizam, que são peculiares e distintivas da espécie. Normalmente, eles não perseguem suas presas por longas distâncias, pois caçam fazendo emboscadas porque são muito silenciosos, cautelosos, se camuflam muito bem e conseguem ficar muito perto do chão quando necessário. Além disso, como são animais solitários e territoriais, eles não caçam em grupos, mas sozinhos.

Quando a presa é de tamanho menor, eles a derrubam com seu corpo e a mordem imediatamente na parte de trás do pescoço, quebrando a medula espinhal do animal. No caso dos animais maiores, eles optam por morder a garganta para pressionar a traquéia e sufocar o animal, minimizando assim qualquer contra-ataque de sua vítima.

Neste outro artigo falamos sobre as diferenças entre o leão e o tigre.

É um excelente nadador

Tendemos a acreditar que os felinos não gostam da água e a evitam a todo custo, mas não é o caso dos tigres. Portanto, uma das curiosidades sobre os tigres mais interessantes é que eles gostam de água. Um rio, por exemplo, não é um obstáculo se eles quiserem se deslocar para algum lugar em particular. Estes felinos são capazes de mergulhar sem qualquer problema e podem nadar uma distância de até 30 km.

Curiosidades sobre o tigre - É um excelente nadador

Pode fazer saltos de até 10 metros

Um tigre pode fazer saltos de cerca de 4-5 metros de comprimento, porém, embora seja menos comum, ele também pode saltar até cerca de 10 metros. Por outro lado, os tigres não costumam escalar, mas são capazes de fazer isso. Especialmente quando perseguem presas, elas são capazes de escalar uma árvore com grande destreza.

Se comunica de diferentes formas

Os tigres podem se comunicar por três meios: pelo olfato, pela visão por sons. Eles fazem o primeiro produzindo uma substância almiscarada que é combinada com a urina e pulverizada em diferentes áreas de seu território.

A segunda é realizada fazendo marcas nas rochas e nas árvores com suas garras, além dos trilhos que deixam para trás. E a terceira, emitindo sons como rugidos para alertar sobre sua força e tamanho ou gemidos que indicam submissão.

Percebe os cheiros de uma maneira particular

Os tigres, assim como outros animais, como os gatos domésticos, fazem uma expressão com seu rosto conhecida como "flehmen" ou "cara de nojo" associada a quando percebem odores, em que estes felinos enrugam a língua sobre seus incisivos, enrugam o nariz e mostram seus caninos superiores. Tudo indica que esta expressão é feita quando se cheira uma marca de outro tigre, urina, uma fêmea em cio ou uma cria de tigre.

Curiosidades sobre o tigre - Percebe os cheiros de uma maneira particular

Pode viver em diferentes habitats

No passado, os tigres estavam presentes principalmente em áreas com climas secos e frios, mas agora eles são geralmente distribuídos nas florestas. No entanto, eles são capazes de diversificar entre tipos de habitat, variando de quase 4.000 metros de altitude até aqueles com temperaturas tão baixas quanto -40ºC. Os requisitos para que um tigre prospere incluem alguma cobertura vegetal, água e presas suficientes para se alimentar.

Curiosidades sobre o tigre - Pode viver em diferentes habitats

Vive cerca de 10 anos em estado selvagem

Outra das curiosidades sobre os tigres é que, normalmente, um tigre vive na natureza por 8 a 10 anos, enquanto em cativeiro por 16 a 18 anos, embora saibamos que estes números são variáveis. Na natureza, principalmente os tigres jovens são expostos a vários perigos, como o ataque de machos adultos que são capazes até mesmo de devorá-los.

O tigre está ameaçado de extinção

Infelizmente, o tigre é uma das muitas espécies que têm sofrido com a investida dos humanos, a ponto de ser extirpado em muitas de suas áreas de distribuição, sendo, portanto, considerado ameaçado de extinção. A estimativa para 2015 era de apenas cerca de 3.200 tigres no mundo, embora em geral a tendência da população esteja diminuindo, em certas regiões houve relatos de aumento da população. Sem dúvida, estes dados deveriam nos fazer refletir e priorizar planos de conservação para espécies ameaçadas de extinção, como o tigre.

Agora que você já viu algumas das principais curiosidades sobre os tigres, conte para nós: você conhece alguma outra? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Curiosidades sobre o tigre - O tigre está ameaçado de extinção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o tigre, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Dacres, K. 2007. Panthera tigris. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Panthera_tigris/>. Acesso em 1 de julho de 2022.
  • Goodrich, J., Lynam, A., Miquelle, D., Wibisono, H., Kawanishi, K., Pattanavibool, A., Htun, S., Tempa, T., Karki, J., Jhala, Y. y Karanth, U. (2015). Panthera tigris. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-2.RLTS.T15955A50659951.en>. Acesso em 1 de julho de 2022.
  • UICN (2017). A new taxonomy of the Felidae. Disponível em: <https://repository.si.edu/bitstream/handle/10088/32616/A_revised_Felidae_Taxonomy_CatNews.pdf?sequence=1&isAllowed=y#page=33>. Acesso em 1 de julho de 2022.
  • Xu, X.; Dong, G. X.; Schmidt-Küntzel, A.; Zhang, X. L.; Zhuang, Y.; Fang, R.; Sun, X.; Hu, X.S.; Zhang, T. Y.; Yang, H. D.; Zhang, D. L.; Marker, L.; Jiang, Z.-F.; Li, R.; Luo, S.-J. (2017). The genetics of tiger pelage color variations. Disponível em: <https://www.luo-lab.org/publications/Xu17-CellRes-GoldenTiger.pdf>. Acesso em 1 de julho de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Curiosidades sobre o tigre